Sem busão: as entrevistas de emprego online na pandemia

Originally published at: Sem busão: as entrevistas de emprego online na pandemia – Comportamento – Tecnoblog

Com a pandemia, empresas que continuaram contratando tiveram que se adaptar para processos seletivos e entrevistas 100% online

1 curtida

Mas olhar pra câmera não é basicamente olhar nos olhos do ponto de vista da pessoa do outro lado?
Se você olha pra tela, a sua câmera (supondo que ela não seja a câmera de nariz) vai pegar a sua linha de visão indo um pouco mais pra baixo e pra pessoa assistindo vai parecer que você está olhando pro nariz ou pra boca dela.

Ja fiz uma entrevista online em 2018 para uma multinacional de tecnologia com sede na zona norte de SP, aquele tipo de empresa de TI “moderna”, com escorregador, video game e todas as frescuras possíveis.
A entrevista foi terrível, se tratava de um app no celular ou no navegador cujo somente ia aparecendo as perguntas em texto onde se tinha alguns segundos para ler e entender, depois do tempo já começava a gravar o vídeo para resposta, em nenhum momento se via o entrevistador era totalmente texto, achei o processo muito desumano. Fora que o aplicativo em si era um lixo completo, nota 1.8 na PlayStore.
Prefiro fazer entrevistas pessoalmente, conhecer a região onde iria trabalhar e o ambiente da empresa.

Não ter passado neste processo foi um alivio para mim, ainda mais depois de saber uns relatos sobre como é na dita empresa.

Espero que quase todas as empresas façam esta modalidade! O mundo deve ser voltado às inovações tecnológicas! Acerca de videoconferência, tem outras opções: JioMeet, Stream Yard, Microsoft Teams e Telegram — atualizado recentemente para suporte a videochamada no IOS e Android!

Eu não me lembro a última vez q fiz entrevista pessoalmente.
As últimas sempre foram online e somente qd a vaga já estava quase fechada, havia uma reunião pra definir salário e outros detalhes, nesse caso, pessoalmente.

Hoje participei de um processo seletivo online. A 1a etapa foi provas de português e informática. Passei! Agora estou esperando a entrevista, que também será online. Serão duas! A primeira com o RH. A 2a com o gestor. Estou tremendo na base.

1 curtida

Vai na sorte meu caro! Sobre a entrevista(claro que não sou especialista, somente darei o básico): seja você mesmo, ou seja, nada de mentir ao entrevistador e fale exclusivamente o indispensável! Espero pelo êxito!

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.