Sem acesso serviços Microsoft no Android

Saudações

Está acontecendo um problema muito estranho: eu tenho um smartphone um tanto antigo (Moto Z Play, comprado em 2017) e, de um mês pra cá, os serviços da Microsoft pararam de funcionar nele. Tipo, o app do OneDrive não funciona; o Authenticator não funciona; se eu entrar no site da Microsoft pelo navegador e tentar fazer login, aparece a tela de site não encontrado…ou seja, é como se o portal da Microsoft não existisse, o aparelho se comporta como se estivesse offline se eu tentar usar qualquer recurso deles.

O mais curioso é que isso só acontece no Wi-Fi e no smartphone. Se eu for para a rede móvel, tudo funciona normal. Se eu usar outro dispositivo, como o meu notebook ou o meu iPad, tudo funciona normal, mesmo pelo Wi-Fi.

O que pode ser isso? Eu já dei uma olhada nas configurações do meu roteador e não achei nenhuma restrição. Será que alguma restrição da Microsoft com um Android antigo? Meu aparelho tem o Android 8.0 Oreo.

Os serviços da Microsoft funcionam no PC ou em outro Celular enquanto no WiFi? Tenta mudar o DNS do Z Play.

Sim, funcionam no meu notebook e até com o meu iPad no Wi-Fi. Já o celular, não, a não ser que eu use os dados móveis.

Estou assumindo que seja problema de conexão, então tenta trocar o DNS do Z Play. 8.8.8.8 é o Google DNS.

Alias, não sei se tu desabiita os updates automáticos como eu faço, mas olha no Play Store se não tem update pra esses apps.

Como é que troca o DNS do Android mesmo? Não consigo achar a configuração.

Sim, eu sempre mantenho os apps atualizados.

Até mandei um e-mail para a Microsoft para ver o que eles acham.

Configurações => Conexões => clique na sua conexão Wi-Fi
Mostrar opções avançadas => Definições IP => DHCP => Estático
Ai o DNS tá lá no final.

Ps.: tem um tutorial sobre isso num site que o Tecnoblog por algum motivo censurou o nome.

1 curtida

Estava com o mesmo problema e já estava muito puto hahahaha Obrigado pela dica, funfou e deu bom.

Estranho…não acho uma opção de mudar o DNS. Será que no Android Oreo não tem isso?

O recurso está presente em todas as versões do Android, no entanto, nas versões mais recentes você só consegue trocar o DNS do Wi-Fi…

Bom, meu celular é o Moto Z Play de 1ª geração, da Motorola. O amigo Keaton apresentou esse caminho: Configurações => Conexões => clique na sua conexão Wi-Fi
Mostrar opções avançadas => Definições IP => DHCP => Estático

Só que, no meu, ao abrir as configurações, não tem a opção “conexões” e sim “rede e internet”. E lá dentro, abrindo os detalhes da minha conexão Wi-Fi, não acho opção “definições IP”, nem “DHCP” nem nada…

Sempre foi só do WI-FI, não? Claro, com Root dá pra trocar de diversas formas, mas não em Android normal.

Não precisa de root pra trocar dns

Tente segurar a rede Wi-Fi que você está conectado e selecione modificar.

Nas primeiras versões (Android 1.x e 2.x – beeeeeeem velhas) dava pra trocar o DNS tanto do Wi-Fi, quanto dos dados móveis, sem root. Nas versões atuais só dá pra modificar o DNS do Wi-Fi sem root…

1 curtida

Ué, não falei que precisa. Eu disse que existem outras formas de trocar com root, além da troca normal (e sem root) pelo menu do WI-FI (também dá pra trocar usando a função de VPN do Android, mas isso pode comprometer a segurança através da utilização de apps duvidosos).

Pessoal, só para dar um feedback: esse problema me fez antecipar a troca do celular. O problema continuou no aparelho novo, mas eu consegui fazer a configuração sugerida aqui e deu certo. Era problema de DNS do celular em relação à conexão de Internet daqui de casa. Eu não tava conseguindo configurar no celular antigo.

Agradeço quem se dispôs a ajudar. :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.