Seguro Auto com novas regras, faz de de conta

O começo de setembro, foi liberado pela SUSEP novas regras para contratação de seguro AUTO para atender um público maior garantindo aumento para o setor e beneficio para a população geral, conforme abaixo:

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/08/4943492-susep-publica-regras-para-diversificar-oferta-de-seguros-de-automoveis.html

Isso facilitaria muito a adesão de seguro para quem quer uma cobertura específica como é o meu caso, que apenas gostaria do seguro para colisões, isso parece excelente e deveria conseguir fazer um seguro mais flexível a partir de 1/09 certo?

Pelo visto não, pois realizei varias cotações e nenhuma seguradora ainda esta oferecendo tal flexibilização que deveria ser obrigatórias a partir de 01/09, ao contrário tentaram me convencer que ter um seguro mais completo com coisas que não fazem sentido pra mim é melhor (Melhor pra eles claro).

Alguém mais estava esperando tais normas entrarem em vigor para buscar um seguro mais específico? acham que tais medidas vão ser atendidas? O que acham sobre o assunto?

1 curtida

Já existe seguro pay per use (só me lembro agora da thinkseg).
Mas acho q a grande maioria ainda não oferece esse tipo de produto.

Para o meu perfil, pelo menos, o cálculo de risco não altera muito o valor do seguro, seja ele completo, seja ele apenas para algumas coberturas. Tem q ver se para o seu caso seria diferente.

2 curtidas

Seguro pay-per-use não me parece um modelo de negócios rentável… Explica mais?

Achei ótima essa ideia da venda de coberturas específicas, porém isso precisa ser bem claro ao consumidor. Certamente, empresas ofertarão seguro mais barato sem explicar que somente cobre alguns itens (como colisão, mas não furto) e o consumidor irá contratar sem ler, gerando problemas futuros

2 curtidas

Tb não sei se é viável, porque o pouco q conheço de mapeamento de riscos, os seguros atuais já são bem calculados quanto ao seu perfil de motorista, tipo de veículo, cidade, bairro, etc.
A ideia do pay per use é pagar somente pelo q vc usa.
Se vc quer um seguro q só cubra danos a terceiros, ok! Se quiser um q cubra apenas roubo, ok tb. A ideia é q isso diminua um pouco os preços, mas sinceramente, acho q é uma economia porca pois, como disse, os seguros já têm um cálculo de risco bem estruturado.
As propagandas falam em redução de 50% dos custos, mas sinceramente, na vez q simulei, a diferença foi muito pequena.

2 curtidas

Como todo o respeito, o contrato tá lá, se a pessoa não leu a culpa é de quem?

2 curtidas

Nem todos leem, claro, possuem culpa. Muitos leem e não entendem. Já viu os contratos como são? Páginas e mais páginas com letras miúdas e termos desconhecidos pela maioria da população.
Por exemplo, já vi contrato cobrir roubo, mas não furto. São situações diferentes, mas para a maioria da população, tudo é roubo, nem sabem o que é furto.
Penso que deveria, no mínimo, ter uma tabela na primeira página com as principais características do contrato, para facilitar a leitura, como é atualmente obrigatório nos contratos de compra e venda de imóveis.

2 curtidas

Poderiam inclusive normatizar essa tabela para todas as seguradoras com os itens básicos e ali elas tem de marcar sim ou não para eles.

2 curtidas

Antes eu me importava com seguro de celular, depois q realmente li o contrato e as citações sobre roubo e furto eu desencanei. É inútil.
Para carros não sei como aplicam, mas com ctz são extremamente específicos com a situação coberta, e aí o coitado do seu tião com seu pálio financiado que foi convencido pelo corretor de seguros não tem ideia do pq não consegue receber.

2 curtidas

Eu via até antes dessa norma da susep opções assim. Mas não costuma compensar, eles já colocam o preço próximo para a pessoa optar pelo completo.

Tipo na época de internet + fixo em que contratar o combo era mais barato. Décadas depois que as empresas agora estão ofertando somente a banda larga com preço realmente bom devido ao crescimento dos provedores locais com essa oferta.

Mas para seguro já é mais complicado disso acontecer. Eu não arriscaria um seguro de carro, mesmo que mais econômico, para uma empresa muito local.

2 curtidas

Exatamente isso que acho que vai ocorrer amigo, é tudo um faz de conta, como mencionei no titulo… :disappointed_relieved:

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.