Segurança é elemento central do Pix, diz Banco Central

Originally published at: Segurança é elemento central do Pix, diz Banco Central – Finanças – Tecnoblog

Preocupação com segurança cerca Pix, mas Banco Central e instituições reforçam que sistema terá mecanismos de proteção

Desde quando um sistema em que uma autoridade central monitora e coleta dados de todas as transações é seguro?
Que piada de mal gosto.

mas qual a diferença do sistema atual de compensação de doc, ted e cheques?

5 curtidas

Que é igual o que acontece hoje com outras formas de movimentação financeira.

3 curtidas

Pessoal não pensa 1s antes de abrir a boca. :man_facepalming:

1 curtida

Se tem uma coisa que o Brasil manda bem é o sistema bancário, é referência no mundo.

1 curtida

As transações em si são seguras e é muito mais fácil detectar fraudes quando há uma central de monitoramento.

O que não é seguro nesse cenário é a privacidade dos dados, já que existe uma central onde todos dados de transação são guardados.

Mas são dois tipos de segurança diferentes.

Sim, tipo a segurança do TJ, em que pelo fato de haver uma autoridade central, um hacker criptografa tudo e todos os dados são perdidos.

Qual a diferença nisso do PIX para o sistema de DOC e TED?

BC está sujeito a sigilo bancário. Eles não podem compartilhar os dados nem mesmo com a Receita Federal sem autorização judicial pra tal.

Sigilo bancário não protege contra vazamento ilegal de dados.

A questão de ter uma central com todos os dados é exatamente essa. Pode ter a lei que for, o risco está no fato de estar centralizado.

mas os dados hoje de transferência bancarias já estão todos concentrado no Banco Central, não mudou nada.

1 curtida

Sim, e eu não falei nada sobre o Pix trazer alguma mudança nesse sentido.

O FelipeCG que afirmou, de maneira sarcástica, que um sistema com uma autoridade central monitorando e coletando dados não é seguro.

Minha resposta pra isso foi que o sistema (centralizado) é seguro para as transações (eu consigo mandar dinheiro pra quem eu quiser com segurança e certeza de que o dinheiro vai chegar), assim como é mais fácil detectar fraudes. Mas que um sistema centralizado como esse tem o risco de privacidade de dados.

Ou seja, estou apenas apontando que são dois tipos diferentes de segurança.

1 curtida

BC tem todos os dados bancários de qualquer pessoa. Quando é que teve um vazamento disso mesmo??

Tão falando do PIX como se o BC nunca soubesse o que se passa nos bancos brasileiros.

Agora ele só vai gerenciar as transferências, mas sempre teve acesso a tudo.

Nunca ter acontecido não quer dizer que não existe o risco de acontecer.
Eu nunca sofri um acidente de carro.
Quer dizer que eu não corro o risco de sofrer um acidente de carro no futuro?

Então, mas qual a preocupação especifica com o PIX? O BC SEMPRE teve todos os dados bancários de todo mundo. Agora ele apenas vai operacionalizar as transferências, mas os dados sempre estiveram lá.

Eu expliquei a situação nesse comentário aqui:

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.