SD Card desconectado do smartphone enquanto usa memória unificada

Alguém poderia me ajudar por favor, caso haja solução. Meu smartphone desconectou do nada meu cartão de memória SD do smartphone android, e eu estava usando a função de memória integrada, quando você unifica ás duas memórias em uma só. Bem, o celular só precisou ser formatado, mas infelizmente o cartão ficou bugado. Quando o conecto no computador para tentar arrumar o erro, ele informa que há duas partições de armazenamento (uma de 16GB que corresponderia a memória do meu dispositivo e outra de 32GB que corresponderia a memória do meu SD card). Já tentei formatar em vários formatos usando as configurações do Windows 10, também tentei um código pelo prompt de comando “chkdsk E: /f /r (também tentei com /X /F)”, mas não adiantou e a resposta do prompt, foi informando que o chkdsk.exe não trabalha com memória RAW. Fui atrás para entender melhor do que se tratava, mas não obtive resultados que solucionassem meu problema (não me preocupo em perder o que há dentro do cartão, só quero poder torná-lo utilizável novamente. Desde já, agradeço!

1 curtida

Usar o armazenamento adaptável no Android faz com que o cartão seja criptografado para aquele aparelho, como você teve que formatar o smartphone, as chaves de criptografia foram perdidas e o conteúdo não será mais acessível.

Normalmente, o próprio aparelho permite formatar o cartão e utilizá-lo novamente, caso não esteja conseguindo, é possível formatar e redefinir pelo Windows, no entanto o cartão precisará ser conectado diretamente ao computador (com um leitor de cartões ou um adaptador USB, por exemplo). Conheço duas maneiras de fazer isso:

  1. Usando o DiskPart: abra um Prompt de Comando com permissões de administrador e execute o comando diskpart.exe. Após o carregamento do programa, o prompt mudará para DISKPART>, digite list disk, identifique o número do disco que corresponda ao seu cartão na lista, em seguida digite sel disk <número do disco>, então execute o comando clean, que vai apagar todas as partições e também remover a criptografia.

    Feito isso, saia do Prompt de Comando e tente acessar o cartão de memória pelo Explorador de Arquivos, o Windows reclamará que o cartão precisa ser formatado, diga que sim e o cartão está pronto para ser utilizado novamente.

  2. Usando o SD Formatter: o SD Formatter é uma ferramenta oficial da SD Association, disponível para Windows e macOS. Na teoria, após instalar a ferramenta, basta executá-la, selecionar a letra de unidade que corresponda ao cartão de memória e executar a formatação. Digo na teoria porque nunca testei remover a criptografia do armazenamento adaptável do Android utilizando o SD Formatter, mas por ser uma ferramenta oficial, deve funcionar como o esperado.

Com o cartão redefinido, você não deve ter mais problemas para utilizá-lo novamente ou para configurar o armazenamento adaptável outra vez pelo smartphone…

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.