Santander fora do ar: app sofre instabilidade e Pix não funciona

https://tecnoblog.net/noticias/2022/03/04/santander-fora-do-ar-app-sofre-instabilidade-e-pix-nao-funciona/

culpa dos raqui da ruçia

3 curtidas

Aqui, funcionou normal o dia inteiro

Ahh não. Agora o problema são os boletos, os depósitos e o Pix? Todo mês assim, mas depois de ontem a coisa degringolou.

Essa palhaçada deixou de ser coincidência pois não é mais pontual. Isso está me cheirando ataque de negação de serviço…

2 curtidas

Oi??? Estou com ele aberto aqui agora fazendo pagamentos e algumas transferências.
Nenhum problema por enquanto.

É, na hora que a @anamarques escreveu o post, voltou pra mim.
E a minha cara de fui tapeado?

Dito isso, tive que pagar um sorvete no cheque especial de outro banco por causa disso haha

Nem no crédito passou?

A “tia” não aceita cartão.

O problema da digitalização financeira e desuso do dinheiro de papel é isso.

tem um restaurante na liberdade que só aceita dinheiro ou débito, e olha que eu fiquei sabendo que o débito foi quase forçado a colocar

Eu ja acho que a solução pra isso e pegar uma maquininha com antecipação automática e meter 10% a mais na conta de quem quer paga no credito.

Relacionado ao tweet que eu postei num outro comentário:

Mas a tendência é tudo se digitalizar, é o caminho natural. Ter que andar com um pedaço de papel tingido dizendo que vale X é coisa do passado. Eu pago tudo por aproximação, e quando o lugar não aceita, não compro. Hoje esse já é um cenário bem mais raro .

A tecnologia veio pra simplificar as coisas, mas trazem com elas problemas novos, sim, verdade. Porém conforme fomos atingindo certa maturidade o sistema bancário também tende a evoluir, geralmente evoluem lentamente por ser uma área tão crítica, mas evoluem.

Essa questão da Rússia é diferente, Apple Pay e Google Pay são apenas a interface pra um serviço amparado por acordos comerciais de grandes instituições, que obedecem a acordos muito maiores, como o SWIFT. Se a pessoa pegar neurose dessas coisas, vai acabar vivendo de escambo, carregando uma cabra pra cima e pra baixo em troca de coisas :joy:. Não sei vocês, mas eu prefiro meu pagamento por aproximação .

A questão é achar que TEM que ser um ou outro.

O pagamento digital trouxe suas vantagens e desvantagens, mas a sua adoção não precisa significar a morte total do papel moeda.

eu penso isso mesmo, mas ai vem outro super problema: a reclamação, a chiação das pessoas porque está cobrando 10% no crédito, vai ser um mimi dos infernos, porque as pessoas pensa que ela tem liberdade de comprar do jeito que ela quer, se não aceitar cartão nem compra, mas esquece que o vendedor também tem a liberdade de vender do jeito que ele quer.

@centauro penso igual tweet, não acho uma boa ideia ir tudo para o mundo digital, hoje não tem como, mas em futuro que for tudo digitalizado tenho certeza que vai dar merda em alguma momento e vai mandar o país a no mínimo 100 anos atrás. O filme Duro de Matar 4.0 mostra a situação de como fica o Estado quando o sistema da pau, e ali penso que está bem superficial, mas vai ser um problema gigantesco, ainda mais para as gerações mais novas.

Exemplo da Rússia mesmo, as pessoas estão sacando em dólar para sair da crise, os bancos estão comprando ouro para evitar a crise, os ricos estão comprando relógio ou outros artigos de luxo, porque no meio digital eles somente se afundam ainda mais, então é o meio físico que as salvam neste momento.

Como você falou a morte do dinheiro não é um boa ideia, eu já penso penso que vai ser um tiro no pé, e não vai ter como voltar.

@Douglas_Knevitz você esta olhando para a vida cotidiana, mas nem tudo resume a isso. Em situações de emergências, o mundo digital não faz a vida cotidiana andar novamente.

Em uma emergência, nada resolve algum problema como dinheiro.

1 curtida

Eu só reclamo quando não são claros sobre os valores, quando te passam um valor do produto e não avisam que no crédito tem diferença e tu só descobre na hora que passa no caixa.

Conforme a coisa se afundar na Rússia nem o dólar vai resolver, só o escambo mesmo, dinheiro de papel também tem um limite de até onde ele mantem o seu valor.

Do crédito ser mais caro do que o débito, pensei que quando fosse aplicado seria em massa, até agora não vi isso, só na internet que sempre teve isso, os estabelecimentos ainda são bem poucos e os que eu vi mais aplicar são os comerciantes bem pequenos em que deve fazer uma diferença importante no orçamento deles

O papel moeda é a mesma coisa do saldo no app do seu banco.
É um valor aceito como real naquele momento.

Mas isso muda.

Eu tive uma tia que se mudou para os EUA nos anos 80 e um dia ela veio visitar o Brasil e os cruzeiros que ela tinha guardado simplesmente não valiam mais nada, por causa da hiperinflação. Se ela estivesse guardando esse dinheiro pra alguma coisa, teria se dado muito mal.

Idem pra pessoa que guarda dinheiro na poupança (ou no colchão) e não percebe que aquele dinheiro está perdendo seu valor ao longo do tempo.

A economia é apenas um acordo de cavalheiros para que a gente não precise andar com uma cabra pra trocar por alguma coisa.

2 curtidas

na verdade, boa parte do dinheiro do mundo é inventado, sem lastro algum, então nem há cabras suficientes pra podermos fazer trocas. Antes o bolo era dividido, hoje é inflado sem parar, tanto que às vezes estoura e vêm as crises.

1 curtida

Bom, nem o dinheiro de papel. Em uma situação de crise como você diz, quem garante que 100 reais vão ter o mesmo peso de 100 reais, aliás hoje mesmo 100 reais já não significa grande coisa.

Situações de crise modificam a realidade, então nem o digital e nem o papel moeda solucionam esse problema, voltamos para o escambo. Porém não dá para travar o progresso pensando que um dia o digital não será mais garantido, porque nem o papel é.

1 curtida

A diferença é que o papel moeda é um item físico e visível que fisicalisa esse acordo enquanto o papel moeda é um conjunto de 0 e 1 que ninguém vê.

Eu sei que no nível mais fundamental ambas representam a mesma coisa (uma instituição imposta e aceita pela sociedade para a sociedade com a confiança como a única âncora que atrela o papel ou informação ao valor de troca), mas uma coisa é você chegar numa loja com uma nota física de R$50 e outra coisa é você chegar na loja com R$50 na conta do banco com o sistema fora do ar.