Samsung leva 4 GB de memória virtual RAM Plus a mais celulares Galaxy

Sempre achei engraçado quando “experto em ti” faziam piada de quem baixava memória RAM virtual no celular, já que sou usuário de Linux há mais de uma década e estou acostumado com a memória SWAP. Agora, até as grandes fabricantes estão usando o método. Agora fazer isso em smartphones de ponta como o Z Fold 3 é forçar a barra, completamente desnecessário.

No meu falecido Dingoo A320, (um emulador chinês que rodava linux), a memória virtual (swap) era obrigatória para emular roms maiores que 32mb, a memória total dele. Com 512mb de swap o jogo abria e rodava muito bem. Como hoje as memórias flash são bem mais rápidas, essas memórias virtuais devem ser bem mais eficientes.

Pode ser um recurso que até faz sentido em aparelhos mais antigos, com 2, 3 ou até 4GB de RAM, agora em um de 12 GB??? Se fosse no meu caso, trataria de desabilitar por padrão por acreditar ver mais utilidade em manter “a reserva virtual” disponível para armazenamento.

2 curtidas

Qual a mensagem que vai ser passada sobre o sistema quando eles habilitam memória virtual num aparelho que tem 8+GB de RAM?

1 curtida

É um pouco diferente dessa nova RAM Plus.

O swap é pra alocar informações que não tem prioridade no momento, nesse caso, a RAM Plus tem prioridade.

Na prática ela é como se você usasse um SSD como memória RAM virtual, o acesso aos dados é mais rápido do que no swap, onde fica meio que em stand-by os dados

Ai q faz menos sentido ainda. Esses aparelhos usam memórias internas muito ruins! Iria fazer o telefone ficar mais lento se duvidar

1 curtida

Tô só aguardando virar igual aquela palhaçada das memórias Optane dos notebooks.

O Android melhorar o gerenciamento de memória que é o que deveria ser feito, nada, nisso ai tem que respeitar , eles conseguem um sistema otimizado, rápido com menos memória, menos processamento, gastando menos energia.

O Mac m1 de 8g de ram humilha meu notebook i7 com 32
o iPhone 11 ainda humilha muito top de linha desse ano

1 curtida

Já prevejo o vendedor empurrando celular mequetrefe com 2GB de RAM como sendo de 8GB se aproveitando da novidade. Lembrando que em celulares de baixo custo, a memória interna é bem ruim, imagina se servir de RAM…

Bom, eu desabilitaria de qualquer forma.

Esse recurso é implementado em sistemas operacionais para desktops tem décadas, me impressiona que isso ainda não seja um recurso nativo do Android.

Exatamente. Memória virtual traz praticamente nenhum benefício em celulares mais básicos, o armazenamento deles ele é lento demais.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.