Samsung inicia produção de chips de três nanômetros antes da TSMC

2 curtidas

Vai ser bem interessante se nessa litografia os projetos ficarem tão ou mais eficiêntes que os da TSMC.

1 curtida

Nossa 3? Acho que esse é o limite, nossa é minúsculo demais… Imagina quanto de economia de energia um notebook faria com um i5 da vida com 3nn

Se depender da Intel de chegar no 3 nanômetros, a TSMC já deve ter ultrapassado da barreira do 1 nanômetro a um bom tempo

O problema que a Samsung produz chips de menor qualidade, não sei somente com o 1 nanômetro menor vai ser suficiente para atrair clientes, a Apple mesmo já preferiu manter por ver que a tecnologia da TSMC não é está pronta para a produção

Acho que você tem que começar imaginando o que um chip na arquitetura ARM faria, porque se depender de x86 e Intel, vai demorar (como o @123 disse) e pode ainda te decepcionar nessa eficiência energética.

1 curtida

Em realidade nem são 3nm de verdade, é mais uma nomenclatura comercial, a forma como produzem com a impressão dos chips usando a luz ultravioleta é extremamente complexa, mas não é linear assim, os transitores lembram mais uma rodovia repleta de estradas, traspassando umas as outras em camadas, isso é o que simula os nanômetros cada vez menores.

Mas cada mudança de litografia muda-se totalmente o maquinários e os métodos específicos de se trabalhar na nova litografia. A de 4mn saiu pior que a da TSMC, o que não significa que a de 3mn vai manter essa distância. Inclusive espero que não, é péssimo ao mercado depender de somente uma fábrica localizada em Taiwan.

2 curtidas

também penso que é problema depender de uma única marca, a TSMC teve problema com água e já afetou o mercado.

só que a TSMC tem muita credibilidade de fazer o melhor produzir o melhor chip, e vai ter empresas que vão esperar para ter o melhor ou que não tenha problema relacionada a fabricação

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.