Adianta nada a Samsung aumentar os mega pixels se não usa modo raw verdadeiro nas fotos e ainda tem pós processamento em raw.
Vou questionar, mas não espero que as marcas mudem essa lógica. Mas câmeras de 12 megapixels são o suficiente em um sensor de 1,4 polegadas, com zoom intercambiável aos moldes dos Xperia. Uma única câmera traseira já é o suficiente, quer fazer foto adoidado, de todo tipo… compra uma câmera profissional. Gamers tem video games, porque se imagina que todo mundo tem que produzir conteúdo?
Gravação em 8k é completamente sem noção, porque o olho humano não distingue essa resolução para o 4k, é pura e simples hype.
Tem coisa mais útil que foi embora, tipo o rádio… há mais ninguém usar… temos a Internet. Deixa começar a rolar as super tempestades solares, que a internet vai para o lixo, não funciona. E o rádio analógico vai ser a única solução nesse tipo de circunstância.
Eu ainda uso muito rádio fm e sempre dou uma olhada nos modelos que aibda trazem para quando precisar comprar outro aparelho. Isso me limita a modelos básicos, mas realmente não abro mão.
@Mateus_Santos1 Entendo seu ponto sobre as câmeras de 12 MP serem suficientes hoje em dia. Mas é importante lembrar que esse é um mercado competitivo e as empresas sempre buscarão inovações, principalmente nas especificações (já que esteticamente está ficando cada vez mais difícil). Eu acredito que uma possível nova lente de 50 MP não se trate apenas de números grandes, mas também sobre preparar esses dispositivos para o futuro e, com isso, manter uma base de clientes satisfeitos.
Além disso, com os avanços em IA, realidade aumentada e outros aplicativos que exigem mais poder de processamento, esses lentes e sensores mais potentes serão muito úteis não somente agora, mas também no futuro, especialmente se considerarmos que quem compra um smartphone com especificações mais robustas hoje pode acabar usando esse aparelho por alguns anos antes de sentir a necessidade de trocar.
Quanto à gravação em 8K, pode não fazer muita diferença agora para a maioria das pessoas, mas é o mesmo lance que eu comentei: estar preparado para o futuro.
No fim, essa busca por melhorar as especificações nem sempre é só “hype”. Acredito que as fabricantes estão se preparando para o que vem pela frente, e quem acompanha essas inovações acaba tendo um celular que “resiste” tecnologicamente por mais anos antes de ser trocado.
Se não encher de câmeras com dezenas de MP, como vai justificar a diferença de preço do intermediário para o top?
Permita-me discordar. Existem diversos tipos de perfis no quesito fotografia mobile. Existem aqueles que apenas usam filtros no Insta, outros que usam de forma profissional, em conjunto com uma câmera. Há também aqueles que trabalham com impressão de imagens, além de publicação digital. Outros que trabalham com fotos mobile, mas não possuem uma câmera, pq o celular já é suficiente para o seu ramo, e ainda há outros entusiastas, que gostam de brincar com fotografia mobile. Meu caso é os dois últimos.
Existem mais, mas me quis me ater aos principais.
Como uma câmera única de 12MP preencheria as lacunas dos vários perfis citados? Não dá.
Sim, o leque de recursos, além da qualidade, para todos esses fins, de uma câmera profissional é bem maior. Mas quem em sã consciência vai ficar carregando uma DSLR por aí, até quando for na padaria? Sem contar o fato de que uma câmera é um dispositivo de nicho. Ninguém vai querer pagar 5-10k numa câmera, quando o celular hoje já dá conta para os devidos fins…
E ainda mais: te garanto que o número de pessoas que se aproveitam das várias câmeras e muitos pixels é bem maior do que os que ainda usam rádio e/ou sentem falta deste.
E no quesito gravação em 8K concordo ctg. É puro marketing. Foi igual na época que lançaram celulares com tela 4K, tentando justificar que era pra usar com realidade virtual.
Concordo com tudo. Basta lembrar do primeiro aparelho da Samsung com super zoom, o S20. Ninguém deu bola. “ahh mas quem vai ficar dando zoom direto”? " o zoom não tem qualidade". Eram alguns argumentos na época pra invalidar a novidade. O recurso não só evoluiu em qualidade como tbm já foi incorporado por todas as fabricantes. Hoje é fator que decide compra para um número grande de consumidores.
A solução para esse problema das câmeras é simples: smartphones com câmeras modulares onde o cliente decide a quantidado e o tipo de câmeras que vão acompanhar o aparelho. Uma de 5 mp para eu fazer reconhecimento facial tá bom demais, diminuam os preços dos aparelhos que compro! HMD e Moto Z, conto com vocês!!!
(é brincadeira, gente. Melhor avisar não porque as pessoas interpretam errado, mas porque às vezes não dá pra pescar piadoca na internet)
Você vai ter que tirar a teleobjetiva de 3x por cima do meu cadáver
A nova lente, segundo o leaker, terá pixels de 0,7 mícrons — é 1,4 mícrons no modelo atual. A Samsung deve compensar essa diminuição com a sua tecnologia de pixel-binning. O leaker aponta ainda que este sensor possui abertura de f/1.9.
@felipefreitas Tá rolando muita confusão nesse parágrafo hein?
Lente: Conjunto de vidros utilizados pra focar a luz.
Sensor: Conjunto de fotodiodos que captam a luz.
Câmera: Conjunto desses 2 itens acima.
Logo, quem tem pixels de 0,7 mícrons é o sensor e não a lente.
E quem possui abertura é a lente, não o sensor.
Zoom intercambiável não é simples de fazer e peças móveis tendem a dar mais problema com o tempo, além de ocupar muito espaço no aparelho.
A Asus tentou fazer um celular com zoom intercambiável e apenas uma lente com o Zenfone Zoom, mas o resultado foi que a câmera era ruim no modo normal e no modo zoom, pois pra tentar fazer as duas coisas bem feitas ela acabou não focando em nenhuma. No Zenfone Zoom 2 lançaram um celular com 2 câmeras.
A Sony usa o zoom apenas na lente de zoom, mas é um zoom pequeno, no Xperia 1 VI vai de 3.5x a 7x.
Esse argumento é ridículo, se fossemos pensar assim nunca teríamos smartphone.
Quem trabalha com vídeo muitas vezes grava em 8k para que na edição eles possam dar zoom sem perder qualidade.
Outra vantagem é poder gravar com o campo mais aberto em 8k e na hora da edição poder enquadrar o vídeo com uma versão na horizontal e outra na vertical, pra isso também gravam em 8k e na edição renderizam em uma resolução menor.
Se um dia uma tempestade solar desse nível acontecer, nem energia elétrica nós teremos. E mesmo que os celulares tivessem rádio, provavelmente também não iria funcionar.
Isso com câmeras dedicadas, porque a gravação em 8k atualmente presente nos smartphones é bem ruim, só pra encher linguiça na ficha técnica.
No meu S23 mesmo, é notória a perda de definição e qualidade na imagem ao pular do 4k60 para o 8k30, só gera arquivos maiores e superaquece o aparelho com mais facilidade…