Samsung Galaxy S22 FE pode ser cancelado, e linha corre risco de chegar ao fim

2 curtidas

Esse é o preço da arrogância. Todos alertaram e a Samsung ignorou. Ninguém quer esse processador Exynos, mesmo muitos falando que o processador é de boas e que nunca tiveram problemas, não é nem de longe um bom processador e o mesmo já se provou bem a baixo de muitos em teste. A Samsung tinha tudo na mão com o Snapdragon… eu curto muito os celulares da Samsung, mas esse processador Exynos não dá. O S20 FE com Snapdragon vendeu feito agua, mas nem isso foi o suficiente para a Samsung e a empresa continuou insistindo no Exynos.

7 curtidas

Tava com a faca e o queijo na mão, não soube aproveitar.

Como lembra o texto, lançar o S21 FE mais caro que o S21 normal e mais, tendo problemas de otimização de software (muitas reclamações dos donos falando em travamento, lags etc) foi o que matou a fama de queridinho que o S20 FE deu pra marca.

Não vejo uma pessoa recomendando o S21 FE, sempre recomendam pegar o S20 FE com Snapdragon ou partir logo pro S21 base. É o que dá não saber seguir a receita do sucesso.

3 curtidas

Eu tenho um S20+ desde Novembro de 2020, demorou mais de um ano pra Samsung conseguir deixar o processador descente. Hoje não tenho mais problemas com aquecimento, mas já sofri bastante.

No S21 o Exynos é bom, não dá problema como no S20.

Ele raramente tem promoções e o preço é muito próximo do S21 normal, então eu recomendaria o S21 normal mesmo.
E o S21 FE mudou muito pouco do S20 FE, então quem tem medo de Exynos acaba indo direto nele.

Eu não odeio o Exynos pois tive um Galaxy S7 Edge com Exynos e era excelente, bem melhor que o Snapdragon 820 que era o concorrente na época. Antes do S7 Edge eu tive um HTC 10 com o Snap 820 e foi o pior celular que já tive (não só por conta do processador), fiquei com ele por 4 meses.

1 curtida

Pra vir com chip MediaTek é melhor cancelar mesmo.

6 curtidas

Incrível como Samsung se perdeu nas próprias linhas.
A antiga linha Alpha era pra ser um intermediário premium.
Depois a linha A virou um intermediário
e hoje é um básico, intermediário e substituto da Fan Edition

Que bagunça.

1 curtida

Você leu a matéria? O cancelamento da FE não tem nada a ver com o Exynos, mas sim para priorizar a linha A que é focada em intermediários premium e estava concorrendo diretamente com a FE.

O Exynos teve UM único lançamento complicado, mas os haters usarão isso para o resto da vida. Tive o Note 10 Plus, estou com o S21 Ultra e não tenho nada a reclamar do Exynos.

E o número de vendas da Samsung diz exatamente o contrário do que você e os haters de exynos apontam. Portanto, óbvio que ela vai continuar investindo em seu próprio processador e ainda bem, ninguém quer ver monopólio da Qualcomm, vai ser pior para você mesmo, te garanto.

5 curtidas

Sim, infelizmente ela sempre acaba se perdendo.

J era para ser básico, A intermediário e S premium.

Mas ela sempre acaba criando um intermediário dentro da linha S, um básico dentro da linha intermediária e vai fazendo salada de frutas.

Acho que na linha S tradicional ela vem mandando bem, com bons aparelhos e longo tempo de suporte, mas no restante ela sempre acaba se perdendo e fazendo mais do mesmo.

3 curtidas

Sinto muito, mas os benchmarks discordam.

Os chips mais recentes da Qualcomm (até mesmo os “esquentadinhos”, como o Snapdragon 888 e o Snapdragon 8 Gen 1) vem consistentemente entregando desempenho superior aos seus concorrentes Exynos diretos, esquentando menos e consequentemente gastando menos bateria. Nem mesmo a parceria com a AMD no Exynos 2200 conseguiu reverter esse quadro, apenas fechou um pouco mais o gap entre as duas fabricantes…

1 curtida

Ahhh

Você é dos que vivem de números de benchmark, saquei.

Eu sou dos usuários que o que importa é o que o aparelho está entregando, pois não adianta ter benchmark por mais e mais pontos, sendo que na experiência final do usuário, não faz diferença :wink:

Estou bem contente com meu Iphone 12 (Corporativo) e S21 Ultra (Pessoal), ambos entregam uma excelente experiência e desempenho que nunca me deixaram na mão, mesmo sendo um usuário mais hard. E a bateria tem duração muito boa, obrigado pela preocupação.

Mas como disse, felizmente, a Samsung ignorou os haters e não permitiu o monopólio da Qualcomm (Pq se dependesse de vcs, nem Mediatek existia, acham que se tiver só Qualcomm no mercado, vai ser tudo maravilhoso - Vimos o que aconteceu quando a Intel dominou o mercado…)

4 curtidas

Não faz diferença na experiência final? Tem certeza? Não preciso rodar benchmark pra perceber a duração menor da bateria e o aquecimento maior do aparelho durante o uso na variante com Exynos. Os testes sintéticos servem apenas para confirmar o que pode ser notado na prática.

Estamos falando de uma das linhas mais cara da Samsung, se pra você não tem problema desembolsar uma quantia considerável de dinheiro pra levar a variante inferior, paciência, não é o meu caso, nem de muita gente. Se quer alguns exemplos práticos, basta comparar a popularidade do Galaxy S20 FE com Snapdragon em relação ao mesmo modelo mas com Exynos, ou então a quantidade de reações positivas quando foi confirmado que toda a linha S22 viria para o Brasil com Snapdragon ao invés de Exynos, já no lançamento.

Sobre a Mediatek, a situação é a mesma, quem tem conhecimento e já utilizou não quer porque sabe que não presta, a fama não surgiu do nada. Somente agora com a linha Dimensity a Mediatek conseguiu emplacar SoCs decentes e que conseguem competir (em alguns casos até superar) os modelos equivalentes da Qualcomm, por que as linhas anteriores (Helio G, Helio P, Helio X) foram umas bombas…

2 curtidas

Esse é o seu problema e dos haters do Exynos, como o próprio CT destaca. Se você pagasse um S21 Ultra na mão, se realmente o usasse, saberia que não tem esse aquecimento que aponta (Foi na versão anterior) e que sua bateria dura em uma rotina de um usuário, por volta de 8/9 horas. Sinceramente, não, não é um desempenho ruim e que justifique o haterismo.

Os haters realmente não compram, mas os clientes que conhecem o produto e sabem que segue com boa qualidade, compram:

quem tem conhecimento e já utilizou não quer porque sabe que não presta

Quem tem conhecimento, acompanha a evolução da concorrência e compra outro modelo, sem ficar dando uma de hater e pedindo para a concorrência deixar de existir. Hater só entende de ser hater e sai por ai cuspindo uma experiência que desconhece, já que nem usar o produto, usa. Dá uma olhada no vídeo do CT, até por lá já estão cansados dos haters de Exynos.

1 curtida

Baseado em puro achismo e vozes da minha cabeça, já q não sou da área de marketing, eu acho uma bela burrada da samsung matar a linha FE, ainda que a justificativa seja a canibalização mútua dela com a linha A.

Pergunta pra qualquer leigo se ela prefere um Galaxy A73 (ou o q quer q seja o topo da linha A, já to perdido) ou um S22 FE e eu tenho quase certeza que se ela não souber as specs e conhecer porcamente o line-up da samsung, ela vai preferir o S22 FE, visto que a linha S é o carro chefe da samsung.

Pode ser tbm q a samsung entenda que quem compra um FE estaria deixando de gastar mais pra comprar um S padrão, mas acho q a pessoa q compra o FE já quer economizar, então ela economizaria ainda mais e pegaria um A logo de uma vez.

Calma lá, ter resultado pior em benchmark é uma coisa. (no caso mto pior, pq a samsung ainda é incompetente em SoC)
Dar PROBLEMA, q nem em 2020, é outra totalmente diferente.

1 curtida

Tudo isso pra esquentar, gastar bateria e não chegar perto de um Apple Bionic ou Apple M series. :eyes:

1 curtida

Já tive o S20, S20 FE (versão Snapdragon), S21 Ultra, Z Fold 2 e atualmente estou com um S21 e em relação ao uso do dia a dia não percebo diferença alguma, tanto em desempenho, quanto em aquecimento (pra falar a real o único que teve um problema no início de ficar um pouco mais quente que o normal foi o S20). Desempenho de bateria obviamente que apresentava diferença porque cada aparelho tem um tamanho de bateria diferente…

Se basear em testes de benchmark ou nesses testes super extremos do youtube, que tu nunca vai fazer o mesmo na tua vida, não tem sentido algum, o que vale é o celular funcionar bem no dia a dia e atender tuas necessidades

4 curtidas

Concordo totalmente contigo.

Concordo que a Samsung ainda não é exemplar em SoC, mas diferente do que aconteceu em 2020, o SoC dela já consegue atender a grande massa e precisamos que continue a evolução para termos concorrentes no mercado. Lembrando que no começo, a Samsung também não era um primor com software e hoje a sua UI é uma das melhores interfaces, inclusive em funcionalidades.

E sobre o FE, vejo que o único temor da Samsung é realmente a canibalização da linha A, pq quem compra o FE já não compraria a linha S tradicional, já que busca aparelhos mais baratos. E quem compra a linha S tradicional, não abre mão de certos recursos que existem por lá.

Mas é como foi dito lá em cima, a Samsung sempre se perde nos segmentos. Cada linha deveria ser um segmento (S = Premium, A = Intermediário, J = Básico, Fold e Flip = Dobráveis), mas ai ela inventa de criar um básico na linha intermediária, um intermediário na linha Premium, um dobrável na linha intermediária e vira uma zona.

Mas acho que é um mal das fabricantes querendo abraçar o mundo, até a Apple que sempre foi certinha nas linhas, anda dando umas escorregadas.

2 curtidas

Meu ponto é que o gap entre as variantes continua existindo. O aquecimento na variante Exynos do S21 Ultra pode ser mínimo, ainda assim é mais quente que o S21 Ultra com Snapdragon. A bateria pode ter uma duração excelente no S21 Ultra com Exynos, mas é ainda maior na variante com Snapdragon. Esse gap existe faz anos e não há indícios de que vai ser fechado tão cedo.

Sugiro reler o comentário anterior, pois eu não disse que as variantes com Exynos não vendem, ou que não prestam, o que eu venho afirmando desde o início é que a experiência entregue pelo Exynos, por melhor que seja, ainda é inferior ao que seria entregue pela variante com Snapdragon do mesmo aparelho.

Nos casos em que ambas estão disponíveis (caso do S20 FE, que eu já havia citado), a situação se confirma: a variante com Snapdragon vende muito mais do que a variante com Exynos. Linha S21 só veio pra cá com Exynos, então não tem como fazer essa comparação, mas se ambas as variantes estivessem disponíveis aqui, eu duvido muito que o resultado seria diferente do que foi visto com o S20 FE.

E quando foi que eu pedi pra concorrência deixar de existir? Os smartphones estão aí e compram quem quer. Minha preferência atual são modelos com SoC Qualcomm porque no momento é quem entrega o melhor desempenho no mundo Android, se eventualmente a Samsung, Mediatek, ou qualquer outra fabricante lançar um SoC melhor (caso dos Exynos lançados em 2015 e 2016, que foram superiores aos modelos Snapdragon equivalentes), mudo sem pensar duas vezes.

3 curtidas

Então pq rebateu meu comentário? Pq meu comentário era direcionado para o rapaz no inicio da discussão que diz que Exynos não dá, que Samsung devia focar no Snapdragon, etc, etc. Aliás, deixei desde o inicio bem claro que me referia aos haters de Exynos e você que se doeu. Diante disso, não fui eu que lhe acusei de nada, tu que vestiu uma carapuça.

Novamente vestindo a carapuça. Voltei e leia todo o thread, pq acho que você se perdeu. Veja o que eu comentei e para quem e você caiu de paraquedas, tentando se contrapor.

Série M, até concordo. Agora quanto ao Bionic, não tenha nada que não faça no meu Iphone que também não consiga fazer no S21 Ultra, aliás, pelo contrário, faço mais coisas no Samsung. Então mais uma vez a briga por números que não trazem qualquer ganho ao usuário final, servem apenas para ilustrar um cartaz promocional, no final, faz exatamente o mesmo e sem qualquer diferença que o outro mais barato.

2 curtidas

Eu tive um S21 por 1 mês (até trocar pelo S22) e a diferença no uso é nítida. S21 (o base pelo menos) esquenta por qualquer coisa, até uso básico que não exige muito processamento. É um baita celular e hoje em dia é o melhor CxB entre os flagships do ano passado por tudo que entrega. Mas o Exynos tá atrás dos Snapdragons sim, é só usar e ver.

Como estamos falando da linha FE, se a Samsung mantivesse o S20 FE com Exynos eu tenho certeza que ela teria matado a linha FE na primeira geração. O celular tem problemas sérios de uso, esquenta bastante, bateria dura pouco, celular dá umas travadas que não fazem sentido. Faltou uma otimização melhor entre hardware e software, não sei. Mas a versão com Snapdragon veio justamente pra consertar esse problemas.

Eu compro o que tiver, a Samsung faz um trabalho excelente aqui no Brasil em relação a preços e importar um Galaxy só pq tem Snapdragon não vale a pena. Vai pagar mais caro e se tiver tudo bem otimizadinho (como o S21) é besteira todo o esforço pra ir na variação com Snapdragon.

3 curtidas