Samsung Galaxy S10 Lite: quase topo de linha

Originally published at: https://tecnoblog.net/358115/samsung-galaxy-s10-lite-review/

Com tela de 6,7 polegadas e chip Snapdragon 855, Samsung Galaxy S10 Lite tenta combinar hardware potente com custo-benefício

1 Curtida

Não me importa a traseira de plástico (na verdade, é uma coisa a menos para se preocupar), nem a ausência do carregamento sem fio, nem a ausência de proteção contra água e poeira. Mas incomoda a ausência do conector de fone de ouvido e acho esse dominó bem feio. Mas, no geral, temos um excelente intermediário aqui, bem melhor que os tops de alguns anos atrás.

3 Curtidas

Apesar do SoC um pouco mais fraco, o Galaxy A71 me parece um pacote mais completo que o S10 Lite: câmeras levemente melhores, tem conector P2 e o slot microSD não é híbrido…

Por 2500 na atualidade é um bom smartphone mais por três a concorrência é pesada contra as chinesas que tão chegando forte no mercado 'realme`vai dar trabalho.

Só para constar, o aparelho é tudo o que a resenha diz (tenho um faz uns dois meses) e o recomendo, mas o leitor de impressões mais falha do que funciona…
Tá, ok, é exagero, mas não é raro eu ter que recorrer ao PIN.

Ta aí a solução pra galera que não queria o S10e por causa do Exynos e da tela reduzida. Como bem disse o Emerson, na casa de R$2.500,00 ou menos (hoje vi por R$2.430,00 na Americanas com 3% de cashback) é uma opção bem interessante pra um aparelho que deve entregar performance consistente por cerca de 2-3 anos.

[Edit] Em tempo: ótimo review, @Alecrim!

A Samsung sendo Samsung. Vendendo modelo péssimo da linha A, que são aparelhos caros e horríveis, com o nome de S10 lite. Se ainda tivesse uma tela com a mesma resolução, daria para engolir. O Galaxy S8 é infinitas vezes melhor que esse aparelho e melhor que qualquer A 71 81 91 101… que seja.

Então tá comparando um smartphone de 2017 com modelos lançados em 2020? Sério? Única “vantagem” do Galaxy S8 é a tela com resolução maior, em todo resto ele perde até mesmo para o Galaxy A71, comparar com o S10 Lite só vai aumentar ainda mais a discrepância…

Parabéns por ter notado a discrepância.

Se um aparelho de 2017 tem uma tela melhor, cerca de 538 ppi vs 393 ppi, 36% a mais, não faz diferença? Que tal usb-c 3.0 otg? Gorilla Glass 5? DLNA? Para mim faz muita diferença.

Posso sem medo colocar a surra do S8 padrão em cerca de 15 a 13 no S10 lite.

Um celular de 2017 sendo comparado ao lançamento, é afrontoso. E se falarmos do S9? 2018? Surra maior né? Samsung sendo Samsung, tentando vender lixo com nome de Top de linha, para manter preços abusivos.

Android 10, câmera e processador podem ser melhores, mas não mudam minha opinião. Hoje em dia, o que mais importa são: uma tela de alta resolução e densidade de pixels, interatividade, sensores (frequência cardíaca), entrada p2, câmera frontal filmando 2k… Itens que esse lixo de R$ 2.500,00 passou longe.

Um processador 23% mais forte e mais memória não mudam o fato de ter que olhar para uma tela feia.

Minha crítica é mais pelo nome mesmo, esse poderia muito bem se chamar linha P1 ou P10, melhor que A e 3 letras atrás do S, sendo generoso.

Abraço

É fácil pegar características isoladas e declarar como “melhor”, mas avalie todos os aspectos e, no geral, o Galaxy S8 perde.

Sobre a tela, o Galaxy S8 tem uma densidade de pixels maior, OK, mas não tem certificação HDR10+ e o brilho máximo e a calibragem do painel não chegam nem perto dos valores alcançados pela tela utilizada no S10 Lite.

No geral, o que você acha que vai ser mais perceptível, a densidade de pixels, que já é ridiculamente alta em ambos e que você só vai conseguir notar alguma diferença com o aparelho praticamente grudado na sua cara, ou o nível de brilho e reprodução de cores melhor?

Sobre a durabilidade da tela, imagine ambos sofrendo quedas eventuais no dia-a-dia, quem vai ter mais chances de sobreviver por mais tempo? A tela curva do Galaxy S8 (que a própria Samsung abandonou nos aparelhos mais recentes) ou a tela plana do Galaxy S10 Lite? Gorilla Glass nenhum vai fazer milagre nessa situação.

Agora os pontos controversos, você realmente trocaria o conjunto de câmeras melhores e mais versáteis do S10 Lite pelo conjunto inferior do Galaxy S8 somente porque a câmera frontal não filma em 1440p? Prefere o Galaxy S8 por conta do DLNA, um recurso puramente de software e que pode ser substituído por diversos apps na Play Store que oferecem a mesma funcionalidade? Não faz sentido algum.

No fim das contas, em uma análise minuciosa as únicas vantagens reais do Galaxy S8 são o sensor de batimentos cardíacos, o conector P2, a certificação IP68, e se quiser forçar um pouco a barra, o leitor de íris e a tela, no entanto eu definitivamente não abriria mão de processador, sistema, armazenamento, bateria e câmeras melhores apenas por isso.

Meu ponto é que independente do nome adotado, o S10 Lite (e até mesmo o Galaxy A71) são aparelhos, no geral, melhores que o Galaxy S8.

3 Curtidas

Pra mim o S8 só é melhor porque eu já tenho ele e não preciso desembolsar outros R$2500. :man_shrugging:

também concordo com você, embora a galera não tenha entendido. TENHO o S8+ há três anos e SIM, ele é melhor que esse S10 LITE porque EU TENHO ele, não que ele seja “melhor especificamente”. Mesmo com o display bichado, ele no meu bolso ainda é melhor do que qualquer celular numa prateleira de loja.
ALÉM DISSO, ele tem o peso de ser o top de linha do ano dele, ou seja, tudo foi feito com muito esmero, diferente do S10 LITE, onde são retiradas funções de um top de linha para baratear.
A função do DEX, por exemplo, tenho usado diariamente nos últimos 3 meses, já tinha o dex mas usado pouco. Tive um problema com o display e o DEX é que está literalmente salvando a vida até poder pegar um NOTE 10 ou S20.
Nesse ponto, fica a dica, por mais tentador que seja analisar números frios, um TOP de linha sempre será o TOP de linha. Melhor buscar um top de linha de alguma marca em algum ano do que versões médias ou baixas, a menos que procure algum recurso exclusivo que um médio tenha, como superzoom, macro, selfie de 100mpx, etc…

1 Curtida

S10 Lite era pra ser S10 Neo, assim como o S8 Lite também deveria ter sido o S8 Neo.