Samsung Exynos terá chip com gráficos da AMD e ray tracing

1 curtida

É torcer que venha com um desempenho (em todos quesitos) surpreendente perante a Qualcomm, que já não vem mais empolgando muito o setor, dificultando drivers no pós venda, além dos preços em franca escalada.

1 curtida

Do jeito que a coisa anda e depois da acelerada que a Apple deu com seu chip M1, eu acho que daqui uns 3 anos ou menos alguns celulares top de linha vão ter mais poder de fogo que um PS5 e Xbox Series X.

Bom pra Nintendo que se resolver criar um Switch 2 daqui a um tempo, ele não vai ficar tão longe graficamente dos consoles novos… Isso é né, se a Nintendo quiser colocar um chip de ponta desses.

1 curtida

Lembrando que a NVidia comprou a ARM e o switch usa um tegra se não me engano, quem sabe não vemos um tegra com muito wey protein daqui a uns 3~4 anos

A NVIDIA já lançou outros Tegras mais poderosos, mas você só encontra eles nas SBCs Jetson e na central multimídia de alguns veículos. Inclusive o Tegra X1 do Switch não era o modelo mais recente quando a Nintendo lançou o console…

E já tem rumores de que a NVidia vai encerrar a produção do Tegra X1, o que forçaria a Nintendo a fazer um upgrade no Switch, o que talvezseja um dos motivos do lançamento da versão Pro.

Não mesmo.
Como vão resolver a questão da largura de banda?
Tem APU AMD com performance teórica de PS4 a 3 anos, mas não tem a largura de banda necessária para performar como tal.
Para você ter noção o DDR5 tem 100Gbs por canal, um PS5 tem quase 5 vezes isso.

Cara a AMD que está fazendo essa parceria com a Samsung para utilizar a arquitetura RDNA 2 em chips ARM mobile, é a mesma que produz os chips para o PS5 e o Xbox series X com pasme, a mesma arquitetura, e acredite os chips para esses 2 consoles não foram feitos do dia pra noite, no mínimo eles foram projetados a uns bons 5 anos atrás, se não mais…

A questão é, como tudo na área de tecnologia envolve miniaturização a própria AMD já deve ter está resolvendo essas questões da largura de banda e varias outras, e olhando para o passado, nem dá para dizer que isso é impossível.

No mais, talvez a maior dificuldade de se resolver ai na questão da performance chip parecido com um console de nova geração seja o consumo de energia e a dissipação de calor num dispositivo mobile. Mesmo sendo uma arquitetura ARM se comparado com um x86 dos consoles, ainda assim um monstrinho, invariavelmente desse deve ser bem esquentadinho.

PS: Assim como na geração passada do PS4 e Xbox One, o Hardware do PS5 e Serie X vão ficar rapidamente defasados (isso se já não o estiver), e muito provável que eles já estejam lançando uma versão de meio de geração Pro igual na geração passada.

1 curtida

A tecnologia evolui, o processo de fabricação melhora, hoje é uma GPU RDNA 2 com muito menos núcleos consegue performar mais que um PS4 pro, tudo isso consumindo muito menos energia, entretanto não existe mágica, existem limites físicos e térmicos incontroláveis pertinentes a tecnologia de fundição.

Não tem como colocar a performance de PS4 dentro de um smartphone que não passa de 5w de consumo, quem dirá PS5 e Xbox SX.
Tu vai ver algo parecido aqui uns 10 anos para mais.
PS5 e Xbox puxam mais de 200w da tomada, nunca houve um salto absurdo como está esperando.

Sobre a largura de banda das memórias, quem define isso é um consórcio, AMD não tem como fazer suas memórias ou desenvolver algo sozinha, até porque não existe tecnologia de baixo consumo barata para tal.

Me desculpe dizer isso, mas tua espectativas é fantasiosa, seria ótimo se rolasse isso.
Mas é impossível com a tecnologia atual.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.