Samsung convoca operadoras e promove celular 5G a preço realmente acessível

O motivo a matéria já apontou: o 5G não muda em nada a experiência atual do usuário com multimídia. Spotify toca. Youtube carrega. A fake do Instagram chega fácil. Somado a tudo isso, tem o fato de que as pessoas que migram para o 5G desocupam o 4G, fazendo com que a experiência da 4ª geração fique melhor.
Acontece com frequência eu estar em casa usando dados móveis no 4G achando que estou no wifi.

13 Likes

A ideia do 5G é pra shows, jogos, concentração de gente mesmo, mas venderam como se fosse mudar a vida das pessoas em outras coisas.

Como a matéria conta, qualquer uso de streaming hoje vc faz tranquilamente no 4G. A tal mm wave nunca existiu na prática e o wifi serve muito bem pra qualquer uso de iot em casa, como lâmpadas e similares.

9 Likes

O 5G só teria efeito se as franquias de dados fossem maiores. Não compensa usar dados móveis com franquias de dados pequenas, de menos de 30 GB/ mês na maioria dos planos!!!

2 Likes

E o 5G foi bastante pensado em IOT.
Lembro de ver um uso muito interessante que o 5G teria quando foi anunciado, que era a oportunidade de criar linhas para serem utilizadas apenas uma vez. No exemplo foi utilizado um alarme de incêndio, esse alarme iria funcionar uma vez para mandar um alerta de fogo.

Outro exemplo era de criar linhas que funcionavam apenas uma vez por mês, então as casas poderiam ter leitores de energia e água conectados ao 5G, mas só enviariam essas informações uma vez ao mês. O 5G traria essa opção, pois no 4G a única opção seria contratar um número da operadora e contratar um plano pra isso, mas isso se torna inviável.

E como você citou, o 5G é muito bom para eventos, pois o 4G fica sobrecarregado com muitas pessoas.

1 Like

Não conhecia esses usos únicos…outro uso interessante…não sabia q havia essa restrição se fosse usar no 4G.

1 Like

O 6G vai ser melhor…

7 Likes

E mesmo assim a maioria dessas coisas só estão indo agora pra 4G.

M2M/IoT está sendo uma pedra no sapato das operadoras que querem desligar o GSM e 3G.

1 Like

Lógico que muda. O uso de multimídia pelo usuário é reduzido pela metade, porque o 5G é um devorador de bateria.

8 Likes

5G NSA ainda precisa de 4G, então :person_shrugging:

A verdade é que NR não é fundamentalmente diferente do LTE na interface aérea. A vantagem é poder usar até 100 MHz de espectro e alguns outros ganhos de eficiência espectral pequenos, além das possibilidades que adoram fazer auê (slicing, menor latência, etc) com o novo core.

Eu acho que você tá falando de NB-IoT.

Fora que muitas dessas coisas pra IoT foram jogadas no guarda-chuva de “5G”, mas são tecnologias com foco diferente (mais alcance, menos consumo de energia, em troca de banda beeeeeeem menor) e que já podem (e já estão) sendo usadas até em equipamentos atuais com 4G. Tipo NB-IoT, LTE-M e tal.

Tem muita coisa de IoT/M2M fora do ecossistema de telefonia móvel, tipo Sigfox e LoRaWAN

Sensor de incêndio serão muito melhor servidos com Zigbee/Thread do que 5G. Por N razoes.

Aqui em SC a Celesc está usando os leitores “inteligentes”, mas eles usam ondas de rádio até onde sei. Até pela questão de monitoramento em tempo real. Me pergunto se o 5G é tão benéfico pra isso também.

O único beneficio é de fato eventos, mas ai é falta de infra, qualquer que seja o G, 3g 4g ou 5g. Estive num evento nos EUA antes do 5G, e o 4G funcionou bem, mas tinha várias antenas móveis ao redor do evento. Então sei lá.

Mas esse termo não quer dizer muita coisa além de que a comunicação não é por cabo haha

Mas é, Zigbee e tal faz mais sentido pra coisas mais locais (e pra não ter que pagar por mês pra uma operadora).

1 Like

E enquanto isso, em cidades pequenas, mal se tem o 4G, com imensas áreas de sombra, ficando a maior parte do tempo em apenas 2G.

Agora que parei pra pensar que 5G também é onde de rádio kkkk

1 Like

5G e 4G e 3G e 2G e 1G e 0G, e seu roteador, seu forno de microondas, seu rádio, sua TV…

3 Likes

Fiquei curioso e fui pesquisar sobre o modelo do medidor.

Descobri que o da WEG utiliza a mesma rede do Zigbee/Thread… (IEEE 802.15)
Ou
através da própria rede elétrica (IEEE 1901.2)

https://static.weg.net/medias/downloadcenter/hfc/hdb/WEG-smw-ci03sndp-10004385681-guia-de-instalacao-pt.pdf

2 Likes

E mesmo assim não funciona kkkk sempre que estou em shows ou eventos com muita gente o 5G tanto da Vivo quanto da Tim morrem, ou seja, a vantagem é praticamente nula mesmo.

3 Likes

Também estive em um jogo de futebol que o 5g não funcionou

O povo vai pra shows, jogos e fica no celular parem o mundo que eu quero descer, ta parecendo as festas de buffet ninguem conversa só tira selfie e quer curtidas. Kkk

2 Likes