Samsung: carregador esterilizador é homologado pela Anatel

Originally published at: Samsung: carregador esterilizador é homologado pela Anatel – Gadgets – Tecnoblog

O carregador sem fios com luz ultravioleta da Samsung promete matar 99% dos germes e bactérias, mas não o coronavíruís que causa a COVID-19

Creio que isso tenha sido bem estuda pela Samsung, mas será se existe algum risco de danificar algum componente de um gadget colocado no aparelho?

EM teoria a luz ultravioleta mata praticamente qualquer coisa viva entre bactérias, vírus e fungos. O único cascudo pra matar (literalmente) são os bacilos.

O que me preocupa é que a luz UV causa desbotamento em peças plásticas, tanto que é usada pra clareamento de plástico amarelado. Apesar de que pra haver o clareamento tem que haver exposição bastante prolongada à luz.

De mais a mais, dependendo do preço desse carregador, é mais fácil fazer algo “caseiro” comprando a lâmpada UV apropriada e fazendo um recipiente pra colocar o smartphone dentro (e outras coisas que possam precisar de desinfecção).

Outra solução de sanitização seria o ozônio. O problema é que uma máquina geradora custa caro.

Que tipo de gadget? Um celular, de alumínio, vidro e plástico resistente não, um objeto com plástico dopado ou biodegradável, talvez. Borracha, possivelmente. Sua mão? Certeza.

Aí que tá. Vírus não é vida, não morre. Desativa… Quanto ao plástico, tem que ser um plástico sensível a UV para ser degrado tão facilmente e com tão pouca exposição. E não é o UV que promove o clareamento, é a reação 2O3 → 3O2, por isso colocam água oxigenada para clarear, o UV é só para ativar a reação.

Vírus é RNA. RNA é orgânico.

Quanto ao UV: o processo de clareamento por imersão em H2O2 ocorre de forma mais rápida, apenas isso. Você pode fazer o processo por exposição direta também, só que ele é mais demorado.

1 curtida

Como disse no artigo: “luz ultravioleta” só diz que a onda é menor que a luz visível. Depende de onde neste “após luz visível” está a onda. UV pode dar câncer de pele em você que toma sol, mas se for uma frequência específica. A Samsung não diz qual nível utiliza. Entende?

Com o peróxido de hidrogênio, o processo demora de 12 a 24 horas de acordo com o guia do Odd Experiments.
Tem que ver quanto tempo gastaria sem o peróxido.
Cada limpeza gasta 10 minutos, o que daria 72 limpezas pra Supondo que gaste 24 horas pra completar a limpeza e 12 horas pra comeaçar a descolorir, você teria que limpar 72 vezes (já que cada limpeza dura 10 minutos) com o aparelho imerso em peróxido de hidrogênio.
Se gastar 24 horas pra começar a desbotar sem o peróxido, então daria pra realizar 144 limpezas.

Essa parte eu entendi, sim. Como eu disse: EM TEORIA. Aliás já tem discussão a respeito da eficácia da luz UV pra matar o coronavirus.

E, ao invés de se pagar pelo carregador (se é que vai achar ele fácil ou mesmo barato pra vender) pode-se apelar pra uma solução “caseira” baseada em lâmpadas UV como as Osram: PURITEC HNS UV-C | OSRAM PIA

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.