RTX 3060 - 84 graus é uma temperatura normal?

Pessoal, recentemente adquiri um PC gamer e faz bastante tempo que não tenho contato e não sei as medias que as placas trabalham.

Essa temperatura é algo normal?

MInha RTX 3060 é da Gainward Pegasus

Esqueci de dizer que isso é ela trabalhando ao extremo 100% de uso.

Já vi um outro modelo da 3060 que ficava na casa dos 75C a 100% de uso. 84C pode ser normal dependendo da temperatura ambiente também, mas não me parece nada absurdo.

Aqui está exatamente a 33C ambiente. e não tenho ar condicionado.

Fiz esse teste com o FurMark

Tu sabe que o FurMark matou muita placa de vídeo, né? hahaha
Mas depende não só da temp ambiente e tbm depende muito do case. se for um case ruim, mal refrigerado, tudo esquenta mesmo.
Mas 84 nem é tão alto.

Sabia não hahaha.

Mas é que nao sei até qual temperatura é aceitavel, tive uma GTX750 TI mas não me recordo. E por ser placas novas e mais potente. Não sei a media.

Como tá a circulação de ar interna do case?


Fui olhar por curiosidade qual era a placa… se for essa, vai ficar na faixa dos 80-90 mesmo.

1 curtida

Exatamente essa, eu questiono por que sei que ela não é igual as outras com 2 ou 3 fans.

A refrigeracao está boa.

E hoje esta uma temperatura de 33 graus ambiente. (um pouco quente)

Com a temperatura ambiente a 33C, a placa ficar a 84C em 100% não é um absurdo não. Ficando abaixo dos 100C está bom.

Talvez dê pra diminuir melhorando o fluxo de ar dentro do gabinete, mas acho que não vai mudar muito.
Trocar a pasta térmica pode ajudar também, mas não sei se o custo de uma pasta boa mais o trabalho de trocar a pasta compensa a queda de alguns graus.
Outra coisa é ver quanto você requer da placa também. Ela fica muito tempo próximo dos 100%?
Se não fica, tanto faz, já que não chega nem nos 100C.

Acredito que a Gainward não é uma Gigabyte da vida e saiba o que faz com suas placas de vídeos. Por ter um único fan, deve operar dentro das especificações apesar de mais quente.

Curiosidade… por que fans superiores estão sendo usados como intake fans? Isso pode estar causando o aumento de temperatura interna. Tenta usar eles como exaustão. Se o watercooler (montado frontalmente) estiver funcionando como exaustão, tenta mover ele pro topo e os fans pra frente ou só inverter os fans. Já deve dar uma melhorada no airflow. (A tendencia do ar quente é subir, se tu sopra ar externo de cima pra baixo, tu aprisona esse ar. Um só fan na exaustão acho que não vai resolver isso) [Além do RGB ficar mais bonito, apesar de eu detestar RGB]

Eu tenho uma 1060 6GB single fan assim, sempre ficou acima dos 80c também

A 1060 tem um tdp de 120W, a 3060 de 170W. Tu teria de ver se teu case está com uma circulação de ar boa.

1 curtida

O Keaton já apontou sobre a questão dos fans, mas também é bom informar qual o modelo do gabinete só para ter ideia de como é a facilidade em circular o ar. Mas considerando o modelo da placa com um fan e que está rodando teste sintético que normalmente não vai ocorrer na realidade eu acho ok as temperaturas, não é bom e nem é horrível só tá dentro do possível.

Nao tinha notado isso. Na verdade comprei o PC pronto hahaa…

Mas realmente parece estar pegando o ar de fora (cima e jogando pra dentro)

———
Fiz a inversão

Ah… tu inverteu os fans do water? Se não é capaz de tu ter só tirando ar do case)

Quantos fans tem esse case? Veja se a temperatura melhora antes de mexer no water.

Do water eu nao mexi ainda. Estou rodando uns games aqui pra ver.

2 encima
1 atras

2 do water


Teve uma melhora de 4 graus +/-.

Agora a duvida é. O water eu acho que está como exaustao.

O seria melhor fazer ele jogar o ar pra dentro?

Não queria movimentar o water no topo. Acho que vai dar um trabalho hahaha

Acho que seria uma boa. Outra coisa, se esse case tiver espaço na frente, enfia mais uns fans soprando ar pra dentro.

Show. eu fiz a mudança do fluxo do water.

GtA 5 ele chegava a 75 graus facil. Agora está travado em 66/67c

Vou tentar comprar mais uns coolers e jogar na frente tbm

1 curtida

Tipo, quando tu for comprar fan pra por na frente, lembra de olhar se ele tem 4 pinos no conector, ou tu vai ficar com um sem controle de velocidade.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.