Roubo de cabos de telecom cresce em 2022 e 7 milhões de clientes foram prejudicados

1 curtida

Quando eu fazia estágio na TIM o maior problema que tínhamos era com furto de equipamentos.
O bandido causava um prejuízo de mais de 40k pra vender os equipamentos no ferro velho e ganhar 300 reais, isso sem contar o prejuízo de ficar sem funcionar durante o período de manutenção que poderia levar vários dias dependendo do estrago.
Alguns equipamentos eram vendidos no Mercado Livre, sem nota fiscal e por um preço muito abaixo de um novo.
Em alguns sites os equipamentos eram soldados no local pra dificultar o roubo, mas mesmo assim vandalizavam e roubavam, chegamos até a colocar segurança 24 horas em alguns sites, pois isso era mais barato que ficar constantemente arrumando e colocando mais equipamento.
Foi tentado também colocar rastreador, mas mesmo pegando o bandido em flagrante, ele logo foi solto.

1 curtida

Se for os cabos de cobre da Oi devem estar até felizes que alguém tá tirando dos postes por eles HAHA

serviço grátis, ecologicamente correto e de caráter social kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O 5G deveria ser capaz de acabar com grande parte dessas conexões via cabos

@evefavretto no no no HAHAHA kkkkk

@Mozart_Melo Inevitavelmente quem tentar furtar cabos vai acabar prejudicando a rede como um todo, o 5G depende de fibra pra fazer conexões rápidas.

Se isso causa tanto prejuízo porque as operadoras ainda não fizeram um lobby pra adoção de fiação subterrânea? Sei que deve ser algo complexo, mas seria ótimo pra deixar as cidades mais bonitas hehe

1 curtida

essa é uma das falas mais hipócrita e preconceituosa que ouço no meu ramo de trabalho, a pergunta que faço se isso aplica aos crimes de colarinho banco, já que esses roubam quantidade bem maior que os que praticam roubos do que está descrito na matéria

custo bem maior, muito maior e mais lento

em um dia, se tiver uma equipe boa, dar para passar a fiação em meio bairro por poste, se for subterrando, já vira semana

Lembro antigamente quando eu ia dormir com a internet funcionando e acordava sem internet kkkk
O problema parou quando chegou a internet dos pequenos provedores, que nem fibra era mas sim Cat5e, então nem preciso dizer porque os furtos pararam kkj

2 curtidas

Sim… mas uma coisa é a operadora de dar conta de 6830261694045505 pontos em cada cliente, outra é dar conta das poucas antenas 5G

No ano de 2018, sempre às 19h, minha internet parava de funcionar. Quando eu ia trabalhar eu via os fios estavam todos cortados no poste. A Oi levava 48 horas para realizar a manutenção e, quando concluída sempre por volta das 16h, a conexão voltava a falhar às 19h, mantendo-se nessa situação até que os moradores do bairro optaram por cancelar o fixo da Oi e da Velox, aderindo a uma empresa de internet por fibra óptica que havia acabado de chegar à cidade.

Teoricamente, pois cada empresa trata seus clientes de uma forma diferente. E nem é tão interessante pensar em aderir a uma tecnologia apenas, fala-se muito que o 5G vai substituir a internet fixa mas essa “teoria” foi refutada por especialistas da área.

Se a gente pensar nos benefícios das conexões sem fio, podemos citar a praticidade de se locomover sem perder a conexão e os valores mais baixos dos planos. Entretanto, esses mesmos benefícios tem seus limites: zonas de sombra que derrubam a conexão pra uma tecnologia anterior, oscilações de velocidade, roaming, franquia de dados…

O 5G vai depender de rotas exclusivas de fibra e uma quantidade de estações de rádio maior que o 4G pra manter um nível de serviço aceitável, não faria sentido uma empresa depender de apenas um cabo pra manter milhares de clientes em determinada região.

1 curtida

É que são locais onde são colocados as antenas de internet móvel, não estou falando de internet fixa.
E pra distribuir a internet para as antenas, tem toda uma estrutura com vários equipamentos.
Nos centros geralmente são colocados sobre prédios, mas em regiões sem prédios é necessário ter torre e os equipamentos que costumam ser roubados ficam no solo, pois são pesados e precisam estar acessíveis para manutenção.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.