Rótulos do Twitter em publicações políticas: censura ou combate às fake news?

Originally published at: Rótulos do Twitter em publicações políticas: censura ou combate às fake news? – Internet – Tecnoblog

O Twitter passou a rotular tweets duvidosos de Donald Trump e a medida desencadeou um debate sobre censura nas redes sociais; especialistas comentam

Eu prefiro que o tweet tenha uma faixa vermelha em cima do post alertando sobre o fake news. Queima mais o filme do infeliz que fica postando essas pragas que simplesmente censurar/apagar.

Não é um debate simples, preto no branco, como muita gente deve de fato acreditar que é.

Tem tanta coisa envolvida que é até complicado organizar todas as ideias e, na real, tem conteúdo o suficiente pra escrever alguns livros a respeito.

Mas acho que uma das principais questões é quem decide o conteúdo que será rotulado e baseado em qual parâmetro. E, claro, quem decide esse parâmetro.
É meio que perguntar “who watches the watcher?”

2 curtidas

Me refiro à coisas absurdas como hidroclorianidskndmfsf contra covid, mesmo 5G e covid, vacina causa autismo, alt news e essas bobagens ridiculamente

Sim, mas invariavelmente as pessoas vão levar pro lado da política também, onde a coisa fica bem mais nebulosa.

Discurso de ódio não é liberdade de expressão, não importa se é o presidente dos eua o Dalai-lama ou o Zé da padaria

É como falei em um Tecnocast antigo: redes sociais não são mais simplesmente empresas de tecnologia. Elas se tornaram tão grandes que agora lidam com questões políticas e sociais. Debatem dilemas do mundo real e criam as suas próprias leis, no formato de “termos de uso”.

São como grandes países virtuais, cujas leis extrapolam todas as fronteiras físicas. Valem para o mundo todo.

Não é nada fácil ser dono de uma rede social em 2020 :stuck_out_tongue:

3 curtidas

Sim, e, legamente falando, se os termos de uso não entrarem em conflito com as leis do país, não há problemas.
Já do ponto de vista moral, daí o debate vai longe.

Bom, boa sorte com a Comunidade do TB! :smile:

1 curtida

Exatamente hahaha… É um tema complexo, que divide opiniões até dos especialistas. Quero muito ver os desdobramentos. E vale lembrar que o Facebook (que é mais neutro) está sofrendo pressão…

Pra mim é uma questão bem simples.

Qualquer agente público tem o compromisso com a verdade, até mesmo porque é um funcionário que presta serviço ao povo.

A partir do momento que age como um mentiroso da quinta série ao invés de uma pessoa sensata e responsável, que diga-se de passagem é o mínimo que se espera, é totalmente aceitável que postagens mentirosas sejam removidas ou marcadas na redes sociais.

Quem quiser mentir que vá pescar e depois volte contando um monte de lorotas.

O único problema que vejo nisso é que, nas redes sociais, pau que bate em Chico não bate em Francisco.

Pessoal do “ódio do bem” segue tranquilamente com seu ódio…

1 curtida

Chegou primeiro. Nas redes em geral está havendo muito “dois pesos e duas medidas”. Exemplo claro:

Conta ativa, tudo na maior normalidade.

Agora vai atrás de algum post de algum perfil que é favorável ao presidente e que critica as ideias da esquerda. O mínimo que acontece é o post ser excluído. Isso quando a conta não é suspensa.

E, recentemente, o Reddit apagou mais de 2.000 subs e baniu outro tanto de usuários apenas por darem upvote em posts considerados “hate speech” (segundo o filtro deles). O site abaixo enumera algumas arbitrariedades que estão acontecendo contra pessoas e grupos que claramente apoiam a liberdade de expressão.

1 curtida

Quem vai julgar o que é FAKE e o que NÃO é FAKE? Na vida real, quem diz uma mentira e caso alguma pessoa se sinta prejudicada com aquela “fala mentirosa” recorre-se a justiça. Como as pessoas não vão mais as praças conversarem entre si, estão reunidas nas redes sociais, a justiça cede lugar a empresas provedoras de serviços, que fornecem esses serviços ao mundo todo, concentra-se a “justiça” (quando decidem colocar alguma informação sobre uma possível FAKE na postagem ou quando decidem remover) e o poder de policia (quando de fato removem a postagem) somente em uma empresa, que afeta o mundo todo, passando por cima da autonomia e soberania de países, principalmente quando envolve autoridades, que são pessoas eleitas por representatividade direta.

Existem mentiras? SIM! Existem empresas recebendo para propagar mentiras? SIM! Existem agentes políticos que se beneficiam de mentiras propagadas por redes sociais? SIM!

A pergunta que não quer calar: Será que já não existe meios tradicionais, outorgados, ‘confiáveis’, para barrar ou esclarecer a população de seus respectivos países possíveis mentiras propagadas em redes sociais? Qual país está autorizando a criação de uma justiça paralela tecnológica para dizer o que é verdade e o que é mentira? Qual órgão que vai servir como corregedoria de quem vai realizar esse julgamento?

Não é mais simples a LIBERDADE? LIBERDADE de acreditar e não acreditar? LIBERDADE de se expressar ou ficar calado?

“O preço da liberdade é a eterna vigilância!”

Complicada tal situação! Fiquei triste com estes posts desejando morte de alguém opositor político! Todas as pessoas que realizam tais barbáries(seja esquerda ou direita) nas redes sociais devem ser punidas nos termos de uso previstos!

Bom, está mais pra utopia do que pra realidade. Infelizmente o “pau que dá em Chico não dá em Francisco” e o baile segue.

Nem vi e agora percebi no seu anterior comentário: o Reddit entrou também no ‘politicamente correto’?

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.