Roteador para comprar

Boa tarde. Eu estou em busca de um novo roteador, porém sou leigo no assunto, quem puder ajudar, agradeço!

O meu provedor é da claro, de 250 megas (pelo menos é o que falam rs), mas o meu roteador atual é bem antigo, e sinto que é necessário trocá-lo.

Eu andei pesquisando e achei o Roteador Archer C6, é bem recomendado, mas não sei se ainda vale a pena investir nela ou ir atrás de outro roteador (mais novo/potente). O que vcs acham? Vlw!

Existe o Archer ax10, ele é um pouco mais caro, esta por 427 na amazon, mas já suporta o WiFi 6(ax).

1 curtida

Já parta para um Wi-fi 6:

  • Maior conectividade múltipla;

  • Maior velocidade;

Padrões anteriores irão funcionar, mas é melhor ficar atualizado.

Mas cada um sabe do seu bolso.

Fica a sugestão.

1 curtida

Tem de ver pq tá trocando de roteador, qual o modelo do atual, ele cobre toda a tua casa/apartamento.

Agora se for trocar só por trocar, então não adianta pegar um já defasado, tem de pegar um com wifi 6 mesmo.

1 curtida

Eu investiria num roteador com Wifi 6.
Uso o Huawei AX3 Pro em casa e é muito bom. Caso opte por esse modelo, é possível encontrar por R$450 no Aliexpress

Eu peguei o Archer C6 V3 e pra mim tá me atendendo bem (cobertura, funcionalidades, interface de configuração, quantidade de dispositivos), até porque não tenho devices com Wi-Fi 6 atualmente e gastei menos de 200 pratas nele. Mas se vc tem ou pretende ter (alguns) dispositivos com Wi-Fi 6 no curto prazo, investe em um com essa tecnologia. Para o meu perfil não faz sentido ainda.

Tem meu voto no AX3 Pro, muito bem recomendado. Eu tenho aqui no apartamento um Redmi AX3000, o alcance é muito grande. Fico no segundo andar, e além de todo o apartamento ter cobertura do 5GHz, consigo pegar no pátio do prédio também, chegando até o portão na rua, que deve tá há uns 30m do roteador. Aqui são 100Mb e chega toda velocidade no portão.

Zero reclamações do desempenho e funções, único porém é as configurações serem todas em chines, google tradutor ajuda e depois de saber onde tá cada coisa é muscular navegar. Acho o de menos isso, considerando que achar algo do mesmo nível no mercado nacional é muito mais caro.

1 curtida

Atualmente na minha casa, não tenho nenhum dispositivo que utiliza WiFi 6 e precisava de maior cobertura, então, fui pra solução Mesh e tenho utilizado um Twibi Giga que tem me atendido além das expectativas. Ponto negativo pra mim é não ter interface web(Acredito que o Giga+ tenha). Quanto a cobertura, está muito boa. Literalmente tenho sinal forte e qualquer canto da casa. E com velocidade máxima que no meu caso é 150Mbps. Configuração também é muito simples. Até minhas Wled(ESP32) se conectaram sem nenhum problema(Há relatos de problemas pra conexão de outros dispositivos inteligentes).

No caso do Huawei AX3 Pro, basta pegar a versão global, que tem o idioma inglês. No próprio Aliexpress é vendido como “Brazil version”.

O problema da versão brasileira é que ela tem amplificadores de menor potencia, então vai sentir diferença nas velocidades alcançadas, como mostra no vídeo.

A versão global não possui amplificadores, então se pegar ela deve ter resultados abaixo da versão brasileira.

Tanto na versão global quanto na versão chinesa possuem os mesmos 4 amplificadores. Pelo menos aqui (numa casa de 200 m2) me atende bem a versão global de um lado da casa, do outro o próprio modem da operadora cobre…com relação a velocidade, bate o contratado (e até passa um pouco).

Se a casa for grande o ideal é comprar 2 e ligar eles em mesh.
Se a casa for pequena um só dá e sobra.

Alguns amigos que moram em apartamento (até 80 m2) e usam o mesmo modelo do meu dizem que 1 só dá conta do recado e cobre todo apê.

A versão global só tem 2 dos 4 amplificadores, e os que restam são limitados por questões de regulamentação. Erro meu não especificar melhor, só coloquei “não possui amplificadores”.

Resumo

Pode observar que na esquerda da segunda imagem (versão global) falta dois chips (85333-11) que são o circuito de amplificação do sinal 2.4GHz.


ACWIFI.net


Fórum HardwareZone (não tenho certeza se é a fonte original)

A versão brasileira possui os 4 amps, mas limitados de potência assim como na versão global. Ainda assim é bem mais roteador do que outros encontrados por aqui, mas se vai importar eu recomendo sempre ir nas versões chinesas.

Também tenho 250 megas da Claro e aqui uso um Archer C6 v2 em conjunto com um repetidor RE305, ambos da TP-Link, e tem me servido bem, cobrindo toda a casa com um sinal quase sempre estável e uma boa velocidade, mas hoje eu já não recomendaria essa combinação.

Se fosse procurar um roteador hoje, seguiria os conselhos dos amigos e partiria para um bom aparelho com Wi-Fi 6 para já ficar preparado para a popularização do padrão, que acho que não vai demorar muito, e para evitar um gasto extra no futuro.

Sobre fabricantes, usei aparelhos da TP-Link nos últimos 10 anos e não tenho nada a reclamar da marca. São fáceis de configurar, possuem uma boa interface e me passam confiança. Antes disso, passei muita dor de cabeça com um D-Link. Não sei se ela melhorou hoje em dia, mas fiquei com aquela impressão negativa sobre os produtos dela. Marcas chinesas eu me abstenho de comentar por não ter conhecimento sobre.

Olha, tenho um TP-Link archer C60 e achei uma bomba. Dava erro toda hora, dispositivos desconectavam do nada (do lado do roteador) e me deu uma dor de cabeça danada. Sabe qual foi a solução? Tirar os serviços de DHCP e DNS dele e jogá-los pro meu linux. Só assim eu tive paz!

Não sei se eu fui “premiado”, mas fica aqui meus dois centavos: NÃO COMPRE o Archer C60.

Eu fiz um review dele na amazon br.

Tô de olho em um roteador novo da Asus

DNS da pra manda resolver direto num externo, não tem pq fica se incomodando com isso localmente, o ganho de resposta em uma internet com fibra é muito pequeno.

1 curtida

Vlw pessoal! Vou seguir as recomendações, e investir em um roteador com a tecnologia Wi-Fi 6. O meu atual já é bem antigo, se for para trocar é bom que seja um mais potente.

Sim, concordo, mas quando colocava o DNS pra resolver no proprio roteador (que é o padrão dele distribuir DNS server pras estações como o IP dele mesmo), depois de um tempo, eu tinha erros aleatórios de “site não encontrado” na rede toda.

Aí como eu uso DNS interno pra resolver minhas VMs (trabalho em casa), acabei adotando o DNS do linux como padrão da minha rede. Aí parou. E depois foi o dhcp também. Coloquei no mesmo linux. Só aí que parei de ter problemas “aleatórios” de rede em casa depois de mover ambos os serviços do roteador para o servidor.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.