Roteador dual band e gigabit: qual é o melhor custo benefício?

Pessoal, bom dia!

Estou precisando comprar um roteador e, basicamente, o que eu preciso é que seja dual band e que as portas sejam gigabit. A princípio pensei em comprar o TP-Link Archer C6, que é bem recomendado. Encontrei por R$ 300, um pouco acima do que gostaria de pagar, porém pagável se não encontrar uma opção mais econômica decente.

Mas pesquisando mais encontrei o Mercusys AC12G por R$ 210 e o Intelbras GF 1200 por R$ 215, preços mais adequados ao que eu gostaria de pagar. Ambos tem boas avaliações de compradores no Mercado Livre, mas…

Gostaria da opinião de vocês sobre esses dois roteadores/marcas (Mercusys e Intelbras) ou até mesmo outras recomendações de roteadores gigabit dual band nessa faixa de preço (R$ 200), se tiverem.

Obrigado!

Edit: acabei de verificar que as portas LAN do Intelbras são FAST, nesse caso, não me atendem. Mas no caso do Mercusys, as portas LAN também são gigabit. Essa marca é confiável?

Confesso que nunca tinha visto essa marca Mercusys até poucos meses atrás e não consegui achar muitos detalhes sobre o hardware deles pela internet, então não consigo opinar sobre. Sobre a Intelbras, não sei dizer também como são os equipamentos deles.

Esse modelo que você citou da TP-Link tem um hardware modesto e provavelmente vai atender sua necessidade.
https://openwrt.org/toh/tp-link/tp-link_archer_c6_v2

Porém, acredito que o router pode “engasgar” um pouco se a sua necessidade de tráfego gigabit entre os devices for constante.

Comprei recentemente o Archer C7, me pareceu ser uma boa opção. Está um pouco acima do seu orçamento. Mas fiz o favor de travar antes mesmo de colocar pra usar de verdade enquanto “brincava” de trocar o firmware pra OpenWrt e DD-Wrt, vou ter que apelar pro acesso via porta serial pra tentar recuperar, se não der certo virou peso de papel :frowning:

Diego, obrigado pela ajuda!

O Archer C6 certamente atenderia minhas necessidades, o uso aqui não é muito pesado, é um uso doméstico, de duas pessoas, e o que consome mais banda são as TVs (uma com Chromecast full HD e a outra 4K smart, mas que normalmente nem são usadas simultaneamente).

Exatamente pelo uso não ser muito pesado é que estou considerando economizar e pegar um desses na faixa de R$ 200, porque o principal problema que estou precisando resolver na verdade é de alcance (o HUMAX da NET mal entrega em 2,4 ghz no quarto, apesar do apartamento ser pequeno, e gostaria de pegar 5 ghz no quarto). Mas como também não vejo muitas opiniões sobre esses roteadores por aí, fico com o pé atrás.

Na verdade minha internet atualmente é de 35 mb na NET, nem precisaria de um roteador gigabit, mas como estou pensando em migrar para Oi Fibra com 200 mb no próximo ano, já quero comprar um roteador que suporte.

Acho que vai ter um ganho legal no wifi. Fico na dúvida com relação ao 5ghz, que não atravessa muitas paredes como o 2.4ghz. Qualquer coisa diferente desses routers das operadoras é melhor :joy:

Conte pra nós sua experiência caso opte pelo TP-link :+1:

Vai de TP-Link Archer C6 mesmo. Não é minha marca favorita, mas ao menos não é genérica.

Ps.: to começando à pegar raiva do meu Intelbras.

@kadu Antes de migrar para uma rede mesh eu usava os roteadores da D-Link, que entregam uma boa performance mas costumam ter um preço bem caro.

Felizmente, se você quiser seguir minha dica, o DIR-842 tem todas as portas com Gigabit e está em promoção na Kabum por R$269,90 à vista:

Também achei ele com frete grátis e por R$257 no Mercado Livre, mas o anúncio em questão está com foto de outro modelo, apesar da descrição confirmar o certo. (Vale checar com o vendedor antes de comprar):

Pessoal, muito obrigado pelas dicas, estão me ajudando bastante.

Vou seguir a dica de vocês e pegar um dessas marcas mais consolidadas.

Entre o TP-Link Archer C6 e D-Link DIR-842, vocês tem alguma preferência? Ou qualquer um dos dois vai me entregar um resultado semelhante nessa faixa de preço?

(@GustavoGuerra já sei que prefere o D-Link heheh gostaria da opinião dos demais).

1 curtida

Os dois são bons, na falta de um Cisco/Linksys eu ficaria com esses. Foge de Intelbras. O meu Action 1200RG funcionou direito no começo mas engasga muito.)

Peguei o TP-Link. Obrigado pessoal!

3 curtidas

Iria de Archer C6 sem pensar duas vezes, que foi a mesma escolha que eu fiz. Suporte a ipv6, portas gigabit e boas taxas de transferência. Além disso tem firmware atualizado no fim de 2019, e ainda tem suporte para rede mash se preciso. Melhor custo benefício.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.