Que tipo de cogumelos foram usados (no chá) pra terem a ideia de fazer um cyborg metade máquina e metade cogumelo?
Caramba, acabei de comentar agora há pouco noutro tópico sobre biocomputação, e aí atualizo o fórum e me deparo com esse tópico. Fascinante haha
Vou trazer aqui, então, o que comentei lá:
Seria interessante um dia ver a Ciência e Engenharia transformando estruturas já existentes na Natureza (através de engenharia genética e nanoengenharia), como cloroplastos ou células vegetais inteiras, em portas lógicas (XOR, NAND, etc) e estruturas de armazenamento que, combinadas, poderiam formar diferentes partes de um computador totalmente biológico.
A vegetação na superfície da Terra é uma mega-estrutura gigantesca, visível até do espaço (o que dá a coloração esverdeada para os diversos continentes com exceção da Antártida), e se cada organismo vegetal pudesse incorporar funções computacionais sem interromper as demais funções dos vegetais, daríamos capacidades cognitivas aos vegetais enquanto aproveitaríamos sua capacidade natural de energia solar e sua quase infinitude de organismos, sem a necessidade de usar metais de terras raras, por exemplo.
Eu sei, é bem ficção científica isso, mas… não custa imaginar. Esses chips têm uma vida útil e, quando essa vida útil é atingida, é difícil na prática haver reciclagem. Isso significa que muito chip de computador (ou computadores inteiros) vão parar em aterros, poluindo o meio ambiente. Enquanto que, um “computador natural”, feito por bioengenharia, seguiria o curso natural da vida, com os diferentes elementos (nitrogênio, carbono, água, etc) reciclando. Aliás, falando em carbono, seriam computadores que respirariam (ainda mais) o mesmo dióxido de carbono que a humanidade tem lançado na atmosfera, mitigando o efeito estufa.
Se você acha que essa ideia aí dos cientistas é doida, é que você ainda não tinha visto a minha ideia acima. haha
Mas assim, a computação biológica é super interessante pelo fato de não envolver metais pesados, terras raras, plásticos, que têm poluído o meio ambiente (atualmente envolve porque estão fazendo “híbridos” de máquina eletrônica com biocomputador, mas se a Ciência e Engenharia se esforçarem no progresso da nanoengenharia e engenharia genética, não precisaria mais de eletrodos por exemplo). Essa talvez seja a mesma fundamentação por trás dessa ideia dos cientistas criando bio-robôs: aproveitar o ciclo natural de decomposição para criar aparatos computacionais biodegradáveis e biocompatíveis.
Daí haveria, por exemplo, um gramado ou uma árvore que poderia, em sua estrutura biológica interna, agregar funções computacionais, enquanto continuasse funcionando em suas funções naturais de planta, tendo a vantagem não só de não usar metais, mas também de respirar mais o dióxido de carbono da atmosfera e tornar o ar mais puro.
Ótimo: Last of US misturado com a SKY NET.
Cara,
Interessante seu ponto.
Acho que é exatamente isso que acontece em Pandora, certo? (Do filme Avatar)
Pior que desconheço o filme, não cheguei a assistir Avatar.
Foi bem isso que eu pensei. Last Of Us Cibernético kkk
Ha uma serie chamada “Scavangers Reign” no Brasil “Planeta dos Abutres”, que representa melhor essa ideia de biomecânica. Vale a pena assistir!
Sei que foi uma piada (inclusive eu pensei nisso quando vi hahaha), mas até que não é uma ideia tão maluca assim. Já se sabe há anos que o maior ser vivo da terra é um fungo. Não pesquisei quando descobriram sobre esses sinais elétricos dos micélios, mas imagino que para cientistas da área essa ideia foi uma associação fácil de fazer — difícil deve ter sido fazer funcionar hahahaha
Na hora que vi eu lembrei de Scavengers Reign, muito bom