Robô controlado por cogumelo é novo passo na criação de bio-robôs

1 Like

Que tipo de cogumelos foram usados (no chá) pra terem a ideia de fazer um cyborg metade máquina e metade cogumelo? :rofl:

3 Likes

Caramba, acabei de comentar agora há pouco noutro tópico sobre biocomputação, e aí atualizo o fórum e me deparo com esse tópico. Fascinante haha

Vou trazer aqui, então, o que comentei lá:

Seria interessante um dia ver a Ciência e Engenharia transformando estruturas já existentes na Natureza (através de engenharia genética e nanoengenharia), como cloroplastos ou células vegetais inteiras, em portas lógicas (XOR, NAND, etc) e estruturas de armazenamento que, combinadas, poderiam formar diferentes partes de um computador totalmente biológico.

A vegetação na superfície da Terra é uma mega-estrutura gigantesca, visível até do espaço (o que dá a coloração esverdeada para os diversos continentes com exceção da Antártida), e se cada organismo vegetal pudesse incorporar funções computacionais sem interromper as demais funções dos vegetais, daríamos capacidades cognitivas aos vegetais enquanto aproveitaríamos sua capacidade natural de energia solar e sua quase infinitude de organismos, sem a necessidade de usar metais de terras raras, por exemplo.

Eu sei, é bem ficção científica isso, mas… não custa imaginar. Esses chips têm uma vida útil e, quando essa vida útil é atingida, é difícil na prática haver reciclagem. Isso significa que muito chip de computador (ou computadores inteiros) vão parar em aterros, poluindo o meio ambiente. Enquanto que, um “computador natural”, feito por bioengenharia, seguiria o curso natural da vida, com os diferentes elementos (nitrogênio, carbono, água, etc) reciclando. Aliás, falando em carbono, seriam computadores que respirariam (ainda mais) o mesmo dióxido de carbono que a humanidade tem lançado na atmosfera, mitigando o efeito estufa.

Se você acha que essa ideia aí dos cientistas é doida, é que você ainda não tinha visto a minha ideia acima. haha
Mas assim, a computação biológica é super interessante pelo fato de não envolver metais pesados, terras raras, plásticos, que têm poluído o meio ambiente (atualmente envolve porque estão fazendo “híbridos” de máquina eletrônica com biocomputador, mas se a Ciência e Engenharia se esforçarem no progresso da nanoengenharia e engenharia genética, não precisaria mais de eletrodos por exemplo). Essa talvez seja a mesma fundamentação por trás dessa ideia dos cientistas criando bio-robôs: aproveitar o ciclo natural de decomposição para criar aparatos computacionais biodegradáveis e biocompatíveis.

Daí haveria, por exemplo, um gramado ou uma árvore que poderia, em sua estrutura biológica interna, agregar funções computacionais, enquanto continuasse funcionando em suas funções naturais de planta, tendo a vantagem não só de não usar metais, mas também de respirar mais o dióxido de carbono da atmosfera e tornar o ar mais puro.

1 Like

Ótimo: Last of US misturado com a SKY NET.

2 Likes

Cara,
Interessante seu ponto.
Acho que é exatamente isso que acontece em Pandora, certo? (Do filme Avatar)

Pior que desconheço o filme, não cheguei a assistir Avatar.

Foi bem isso que eu pensei. Last Of Us Cibernético kkk

1 Like

Ha uma serie chamada “Scavangers Reign” no Brasil “Planeta dos Abutres”, que representa melhor essa ideia de biomecânica. Vale a pena assistir!

3 Likes

Sei que foi uma piada (inclusive eu pensei nisso quando vi hahaha), mas até que não é uma ideia tão maluca assim. Já se sabe há anos que o maior ser vivo da terra é um fungo. Não pesquisei quando descobriram sobre esses sinais elétricos dos micélios, mas imagino que para cientistas da área essa ideia foi uma associação fácil de fazer — difícil deve ter sido fazer funcionar hahahaha

Conheça o maior ser vivo do planeta - BBC News Brasil

1 Like

Na hora que vi eu lembrei de Scavengers Reign, muito bom

1 Like