Robô autônomo prepara e serve seu hambúrguer em apenas seis minutos

quero um drive thru de comida feita por robô.

3 curtidas

Inviável pro capitalismo, uma pessoa custa menos pra fazer o mesmo

1 curtida

Seria viável? Um técnico pra manutenção não deve ser mais barato que um auxiliar de restaurante.

num lugar 24/7 estamos falando de 4 funcionários pra cobrir todos os turnos.

Eu chuto que você não precisa de um técnico de manutenção pra cada restaurante, mas precisa de pelo menos um auxiliar de restaurante por restaurante.
Dependendo é possível ter apenas um ou dois técnicos pra fazer a manutenção de todos os restaurantes da rede, o que pode sair mais barato.

Eu sei que é técnica e perfeitamente possível mas o naipe das imagens e do vídeo tem um bom cheiro de 1º de Abril…

2 curtidas

O texto ta bom mas o video é muito primeiro de abril XD

1 curtida

Certamente é o futuro, mas assim como o @Matheus_Motta1 comentou, eu ainda acho que o trabalho humano pode sair mais barato e eficiente na maioria dos casos.

Considerando que essa maquina não deva ser muito acessível, e provavelmente não faça mais de um pedido por vez (apesar que eu vi 2 baias de retirada), 1 funcionário com uma grelha média gera mais resultados do que esse robô num mesmo período.

Certamente é o futuro, mas assim como o @Matheus_Motta1 comentou, eu ainda acho que o trabalho humano pode sair mais barato e eficiente na maioria dos casos.

Considerando que essa maquina não deva ser muito acessível, e provavelmente não faça mais de um pedido por vez (apesar que eu vi 2 baias de retirada), 1 funcionário com uma grelha média gera mais resultados do que esse robô num mesmo período.

The Roburguer não é robô autônomo. Informação errada. Basta ver a matéria mencionada e o próprio site da empresa, que se denomina vending machine. Não há robotização nesta máquina. Ela apenas é automatizada, o que é bem diferente! Precisa de mais atenção e apuração na produção das matérias!

O Roburguer é um robô que trabalha sozinho. Eu acho que isso é uma boa descrição de robô autônomo.
E do comunicado à imprensa:

Ou seja, eles mesmo dizem que é um chef robótico autônomo.

Eu dei uma procurada na diferença entre robotização e automação e não encontrei uma fonte autoritária, mas uma diferença que encontrei foi essa:

Que veio desse artigo/vídeo:

Claro que essa é uma visão voltada para o mercado audiovisual.
Tem um outro vídeo que fala sobre a diferença no mercado de contabilidade.
No caso da contabilidade, a diferença é que a automação é a realização de tarefas automaticamente dentro de um workflow. Um exemplo seria um processo de automação que envia emails para clientes assim que o pedido do cliente é constado como concluído. Já a robotização é um robô que foi programado para executar uma ou mais tarefas mas que requer que o usuário dê um comando pra máquina realizar a tarefa.

Dito isso, de novo, de acordo com o comunicado à imprensa:

Agora aqui eu acho que vai entrar mais num debate semântico.

O que eu entendo é que o robô está realizando todas as etapas, mas ainda precisa do comando do usuário para que ele inicie o processo. Então a gente tem aqui um robô que realiza um processo. Dá pra dizer que o processo também é automatizado? Eu acho que sim.
Dá pra dizer que o processo não é robotizado? Eu acho que não.

Gostaria de ver o robô trabalhando nesta máquina. Não vi! No site da empresa eles se dizem como vending machine: " The best part? RoboBurger is small, taking a vending machine".

Inteligência artificial? Desculpe, mas há um equívoco gigantesco sobre este termo. Quando falamos sobre Inteligência Artificial me robótica é máquinas operarem e resolverem problemas, caso eles ocorram. Infelizmente a cultura de inteligência artificial no Brasil é errada.

Eu atuo com empresas multinacionais de robótica e automação industrial há anos e conheço bem esta diferença na prática.

isso daqui não é marketing

Não, no site eles dizem que a máquina é do tamanho de uma vending machine.

Como falei, eu não sei exatamente qual a diferença técnica entre robotização e automação. Eu tenho uma ideia mas não é baseada numa definição técnica. No caso, robotização é a utilização de robôs pra realizar a tarefa e a automação é a realização de tarefas de maneira automática (se é possível fazer isso sem o uso de um robô eu não sei, mas dai a gente entra na diferença entre robô e máquina que é outro debate também que eu não tenho conhecimento algum).
Eu imagino que ambos andem de mãos dadas em muitos casos, como por exemplo em linhas de produção onde você tem robôs realizando diversas etapas automaticamente.

E pela descrição do Roburguer, parece que ele é basicamente isso, a linha de produção do hamburger que é realizado de maneira autônoma pelo robô/máquina. Por isso que eu não vejo problemas em chamar ele de robô autônomo.

Agora depende da sua definição de robotização e automatização (que é a mesma coisa que automação?) e talvez a diferença definicional entre robô e máquina.