O que as pessoas não sabem! GPS é super preciso! Mas essa precisão só o exercito dos EUA tem permissão de ter!
BeiDou deve ter mais precisão que o GPS mas só o exercito chines pode usar tbm!
Igual o GLONASS da Russia
Desculpa o cinismo embutido, mas fiquei realmente com vontade de dizer “E como isso afeta o Grêmio? (nesse caso, a toda gloriosa Banânia)”
Porque nesse caso, a gente é de uma nação que não é lá muito pró-eficiente em tecnologia, então a gente não tem nosso próprio GPS para chamar de seu, aí a questão fica no vácuo. Isso tem seu ponto notório quando a ouve de muita gente evitar produtos chineses devido à sua falta de compromisso com a liberdade e democracia… Sendo que a alternativa ultimamente não tá ficando atrás, só tá disfarçando a coceirinha de querer ter mão de ferro por trás de umas bravatas e a boa e velha propaganda sobre liberdade com águias gritando.
Então né, para mim tal questão é como trocar seis por meia dúzia.
Na verdade isso não acontece desde a década de 90, hoje não existe degradação do sinal, com a banda L1 consegue precisão centimétrica com um pouco de tempo, mas só em céu aberto, com a banda L1 e L2 consegue de forma imediata até embaixo de copa de área e com banda L3 consegue nível milimétrico, claro que um celular simples só tem acesso a banda L1 e o mesmo não faz processamento para correção.
Os smartphones usam GPS, Glonass e outros sistemas ao mesmo tempo, isso permite mais precisão, mas as antenas dos smartphones são pequenas e por isso podem não ser tão precisas como a de tratores que são capazes de plantar todo ano com uma precisão de menos de 1 centímetro em relação ao ano anterior.
Celulares como o S25 Ultra tem GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo/QZSS. O QZSS é japonês e só cobre uma região da Ásia e Oceania, o BeiDou tem cobertura global, mas tem maior precisão na região da China, mesma coisa com o Galileo que também tem cobertura global mas tem cobertura maior na Europa, portanto oferece maior precisão na Europa.
Quando seu celular usa os dados de vários sistemas de posicionamento global combinados ele consegue ter uma altíssima precisão.
Aqui na firma já faz uns anos que usamos uma antena compatível tanto com GPS como BDS, nosso equipamento de plantio necessita apenas aferir a velocidade do trator.
Não necessariamente.
Disponibilidade seletiva, que restringia a precisão a uns ~10 metros foi desativada ainda no governo Clinton.
Além disso, qualquer celular hoje em dia é capaz de receber sinais de mais de uma constelação GNSS (Glonass qualquer batata dos últimos 14 anos pega, Beidou acho que a maioria dos celulares já tem, e Galileo também nos últimos sei lá, 8 anos), que ajuda na precisão.
Além disso, hoje existe um segundo sinal civil (L5), que ajuda na precisão em aparelhos capazes (a maioria dos high-end dos últimos 4 anos tem, alguns até há mais tempo).
E pra aplicações que precisão na casa dos centímetros é necessária, existem técnicas de correção como WAAS, EGNOS e outros sistemas de aumento/correção por satélite (supostamente o ICAO ia criar o SACCSA pra América do Sul) e também existe coisas tipo RTK (Real-Time Kinematics) para correções locais, baseadas num receptor fixo.
Sinais militares ainda existem, obviamente, mas com pelo menos 4 constelações ativas fica mais difícil negar cobertura de algum tipo em caso de alguma hostilidade.
Como não ajuda? Se dá muito ruim, felizmente pouco provável que dê, atualmente estamos mais inclinados a tomar lado da China do que dos EUA, não somos mais tão conhecidos pela nossa neutralidade histórica (ou pelo menos nao conseguimos disfarçar tão bem como antes)
Mas o trator tem o que chamam de sinal pago?
O sinal pago é uma antena que conecta via satélite e recebe atualizações para ajustar a precisão.
Os satélites passam por alterações de órbitas e a superfície da terra está se movendo constantemente, embora se mova muito devagar, mas para algo que precisa de altíssima precisão é necessário que existam essas correções.
Por isso sistemas de GPS para trator com o chamado sinal pago precisam pagar uma mensalidade ou anuidade.
Para quem não quer pagar, é possível ajustar as coordenadas pelo sistema do trator.
Em teoria dá pra fazer algo mais local, mas suspeito que os fabricantes de trator não querem vender isso
sinal gratuito, comum. o sistema de semeadura é muito simples e eficiente mesmo sem uma medição de velocidade absurdamente precisa.
hoje entreguei mais 6 aparelhos e deixei outros 7 em etapa final. estamos chegando na marca de quase 1000 unidades entregues em ± 2 anos. agora está numa temporada baixa, mas entre novembro e março foi uma loucura, coisa de 25 por semana.
há uma boa demanda para agricultura de ´não tanta precisão´.
Bacana, meu pai é agricultor, ele tem um uniport com piloto automático, mas não tem esse sinal pago. Ele ajusta a posição da localização manualmente, corrigindo esse distanciamento que o GPS vai tendo por falta de atualização.
Antes de ter uniport ele usava um trator com pulverizador que também tinha GPS, mas esse não tinha piloto automático.
Pra plantar ele ainda usa uma plantadeira velha com riscador, mas se tudo der certo ele vai comprar uma nova em breve e colocar GPS no Case.