RIP provedores regionais no Ceará

Já não bastava pagar taxa de lixo na capital em 2022, vem mais essa bomba para o sofrido consumidor/contribuinte cearense:

Tudo o que as grandes provedoras queriam, acabar com a concorrência das pequenas. A tendência é as demais concessionárias de energia do país cobrarem também, como o próprio Tecnoblog já noticiou. Acho que vamos regredir ao início da era da banda larga, lamentável.

1 curtida

Privatizaram todas as concessionarias de energia elétrica, agora elas querem lucrar, e como empresas privadas eu acho que é o direito delas cobrarem o que está no contrato, esses contratos tinham de ter sido discutidos antes ou as empresas de internet providenciado os próprios postes.

2 curtidas

Ilusão acreditar que se fosse estatal não cobrariam também, o problema é mais o monopólio. E a Enel é uma empresa incompetente e desonesta, privada mas pior que muita estatal.

Realmente já estava no contrato a cobrança, mas cobrar a essa altura do campeonato é triste. Já estava pensando em mudar de estado devido à violência e ao custo de vida, essa notícia só vai acelerar minha decisão.

2 curtidas

Pelo menos aqui na minha região quando era estatal controlavam os reajustes, mudou pra privada subiram 20% em um ano a energia, além de começarem a trocar os medidores antigos analógicos pelos digitais que são mais precisos e isso quase certo gerar aumento na conta.

Não existe almoço grátis, se estavam cobrando abaixo do valor de mercado, de algum outro lugar estavam tirando, dos impostos. E se queixar de trocarem medido analógico por digital por ser mais preciso, olha é complicado hein, o que não pode aceitar é o medidor ser fraudulento.

De qualquer forma, o Estado não ajuda, pois vai continuar parasitando o consumidor, ao cobrar absurdos 30% de ICMS e não sei quantos % de PIS e Cofins e outros impostos indiretos.

2 curtidas

O que eu quero demonstrar é que muitas vezes as estatais estão no negativo pq não cobram o que as privadas cobram quando assumem. Então não seria de estranhar uma estatal não cobrar o que está em contrato pelo uso dos postes e uma privada vim e cobrar aquilo pra fechar as suas contas.
O estado poderia se dar ao luxo de obrigar a estatal a subsidiar o uso dos postes em prol do progresso que a internet barata gera, uma privada não vai fazer o mesmo.

3 curtidas

Como já comentei antes, quando a prefeitura de guarulhos foi passar um anel de fibra ligando várias escolas, postos de saúde e secretarias, a empresa de energia queria cobrar pelo uso de CADA poste, a prefeitura então disse que então eles teriam de pagar IPTU por cada poste, seria cobrado 1m² por poste, rapidinho a empresa de energia desistiu de cobrar.

6 curtidas

Queria poder discordar de você.

Imagina eles fazerem isso no Brasil todo… tipo Copel e etc…

Bem que o Lucas Braga poderia fazer uma matéria sobre o assunto.

Em BH os postes passaram para a responsabilidade da prefeitura (BH Iluminação Pública - uma PPP, na verdade) e não da concessionária local (CEMIG) há alguns anos.
Mas BH é relativamente uma cidade com estrutura, como é também Fortaleza.
Mas para as cidades menores isso fica bem mais difícil.

Se fossem responsabilidade da prefeitura acho que iriam cobrar do mesmo jeito. E pior que só sabem brigar e empurrar o problema um para o outro, não sei qual o mais omisso e incompetente.

Uma vez um caminhão derrubou um poste em uma esquina em frente à minha casa, a Enel trocou o poste mas não repôs o equipamento que mede a iluminação pública. Resultado dessa brincadeira é que a avenida onde moro ficou 38 dias com todos os postes apagados, todos de luminária dupla, escuridão total.

Foi aí que comecei a nutrir ódio mortal pela Enel, que só aumentou depois que tentaram fraudar a minha conta de luz.

Mesmo cobrando a administração pública não tem como objetivo gerar lucros, o valor cobririam apenas os custos, ao contrário de uma empresa privada. No mais, as pessoas j́á pagam na tarifa pela manutenção/iluminação pública e como em última instancia quem paga é o consumidor, pagaremos duas vezes (agora também pelo direito de passagem dos provedores).

1 curtida

Aqui em SP, era a AES que cuidava da iluminação pública e particular, mas a AES não quis renovar o contrato e essa Enel entrou no lugar.

A qualidade do serviço só piorou desde então.

1 curtida

Aqui antes era a Coelce, administrada pela Endesa, era muito melhor que a Enel, menos incompetente e desonesta.

3 curtidas

Enel aqui em São Paulo é um lixo.
Não querem investir e meu bairro, que tem crescido bastante nos últimos anos, começa a sentir as deficiências da infra deles.
Normal ter queda de energia ou picos quase toda semana.

2 curtidas

enel somente se preocupa em se você está pagando a conta ou não, com um mês e meio de atraso já vem cortar, para religar, ai eles enrola.

Aqui é um lixo também, dezembro pra cá já teve umas 5 ou 6 quedas de energia, e toda vez que tem queda, queimam várias lâmpadas nos postes, que a prefeitura leva semanas para trocar.

E tem hora que oscila bastante a tensão, percebo pelo ventilador que fica variando a rotação. Computadores e eletrônicos aqui só arrisco ligar com fonte PFC ativo e protetor de surtos de qualidade, não confio muito na energia fornecida pela Enel.

1 curtida

E se você reduzir muito o consumo de um mês para o outro, mesmo que de maneira legal, ela envia uma carta para o cliente acusando de estar fazendo ligação clandestina. Um vizinho recebeu e logo depois vieram funcionários da empresa aqui para contar quantas lâmpadas tinha no apartamento dele, é sério. Nem lembro se ele deixou entrar, se fosse comigo eu faria era processar a empresa por calúnia.

1 curtida

Sim!

Uma pena a AES ter desistido de atender SP.