RG único: nova carteira de identidade usa número do CPF para reconhecimento

1 curtida

po, faz só 3 anos que atualizou o RG (Novo RG traz QR Code e dados de até 12 documentos – Brasil – Tecnoblog) e já mudaram de novo?

dúvida: tem muitos lugares/sites que pedem CPF e RG, como vai ficar nessa situação em que não existe mais o número do RG?

7 curtidas

Bem estranho mesmo, além dessa nova regredir e não ter todas as informações que tinha nessa lançada anteriormente.

4 curtidas

Pelo que dá a entender, o RG não vai deixar de existir. O que vai acontecer é que o RG passará a ser único no país todo. Atualmeente o número do RG é atrelado à unidade federativa, por isso que você pode ter 27 RGs diferentes com 27 números diferentes e todos serem válidos.

O que falta nessa nova em relação à anterior?

5 curtidas

então, o “novo número” do RG será o CPF, então o RG não terá mais seu próprio número.

vc pode inserir até 12 outras numerações de documentos (título, pis, carteira profissional, CNH), enquanto na nova só tem o CPF

3 curtidas

Continua documento de papel, poderia ser um cartão como acontece no exterior, facilitaria reduzir tamanho da carteira, espero que pelo menos o documento de papel seja no tamanho da CNH ao invés do gigante RG transicional.

Mas ainda preferia que fosse um cartão, talvez com NFC pra leitura/validação dos dados.

12 curtidas

Entendi.
Bom, os sistemas terão pelo menos 10 anos para se atualizarem.
Por hora, isso provavelmente vai afetar só os recém-nascidos e quem tirar a segunda via do documento nesse novo formato e não lembrar o número do RG.

Essa é nova pra mim.

1 curtida

Já vi esta cena antes, os estados vão pedir mais prazo e mais prazo até algum parlamentar pedir que o projeto seja cancelado porque alguns estados não terão condições de se adaptarem em virtude dos custos. Sabe onde ocorreu exatamente assim? No Detran. A CNH de plástico foi criada, definiram um prazo final, que foi adiado e adiado e adiado, até que adiaram por tempo indeterminado.

Recentemente o RG sofreu um redesign, nada muito ousado, continuaria sendo emitido em papel e ainda assim algumas secretarias ainda emitem o documento no formato antigo.

5 curtidas

Como o numero do RG é uma bagunca, acho que não tem validação nenhuma do campo (diferente do cpf que os 2 últimos números sao validadores), se tu simplesmente repetir o numero de cpf no campo do RG deve passar batido o cadastro.

2 curtidas

Tomara que seja cartão, não sei porque os governos insistem em lançar coisa de papel, qualquer pingo de chuva mancha tudo

5 curtidas

pensei nisso tb, espero que funcione.

tb gostaria, pois ficaria tudo padronizado com os cartões que já usamos, mas ele vai ser em papel, espero que ao menos o tamanho seja de cartão

3 curtidas

Acho que nunca molhei os meus documentos, mas jurava que era que nem papel de dinheiro que pode lavar na maquina que não mancha nem desbota, só fica amassado.

Minha CNH eu coloquei num daqueles plásticos rígidos que tem pra vender por ai, fica bem protegida de amassar, fora que na ultima fiscalização que fui parado eu mostrei a CNH no celular e o documento do carro eles verificaram pela placa.

1 curtida

Correto! É isso mesmo. Por esse motivo o ministro da Justiça diz que haverá menos fraudes e golpes. O RG será único para todos, e o CPF será exigido para identificação. É um projeto digital do governo que vem caminhando há meses.

4 curtidas

A atual carteira de identidade continuará sendo aceita como documento oficial por mais 10 anos para quem está abaixo dos 60 anos.

Cara. Eu to a dois anos e meio tentando atualizar o meu RG, mas tá impossível porque o sistema de segunda via de RG fácil aqui do Paraná é deprimente… não consigo nem fazer conta no banco porque essa catastrofe nunca tem vaga… e quando aparece, tem algum bot que completa em 3 segundos e tu perde a chance… Engraçado que tem empresas e empresas vendendo agendamento e ninguém faz pn…

Dúvido que tenha vaga até lá…

2 curtidas

De tempos em tempos uma nomenclatura/projeto diferentes. Esse novo padrão de identificação não está nos moldes do CU-cadastro único,que foi pauta certo tempo atrás…
Agora pelo menos temos uma possível vantagem no aspecto da segurança. Bora ver no que dar. A certeza é que vai demorar a se expandir .Muita gente com documentos que por lei já servem como identificação, como CNH e carteiras de ordem de profissionais liberais,mais o fato de que teremos um custo e perderemos muito tempo para agendar uma emissão,são apenas alguns dos elementos que farão esse novo modelo demorar a ter o alcance que o governo deseja.

Acho que gera mais custos, tanto que o CPF e SUS tbm deixou de ser produzido em cartão

Mas talvez tenha essa versão em alguns estados, vi que o modelo anterior pode ser emitido em cartão no MT e RS

1 curtida

Será gratuito para quem quiser apenas atualizar o modelo?
Se não, vou ficar com o meu velho por bom tempo, pois não estou a fim de pagar 170 reais em outra via kk

1 curtida

Tu tem de trocar o RG a cada 10 anos (ou as vezes até menos) de qualquer jeito, então é só colocar na lista de tarefas dos próximos anos caso não tenha feito uma segunda via so teu RG recentemente.

@Maxon duvido que façam de graça exceto nas situações que já fazem de graça hoje em dia, mas como os documentos tem validade de 10 anos, tu vai ter se desembolsar esse valor um dia desses de qualquer jeito.

2 curtidas

Poderiam, já que vai ter o QRCode, disponibilizar a versão digital, igual da CNH (ao menos isso não ficou claro, fala só dá validação, e não da substituição de um pelo outro).

1 curtida

E nem é de plástico, como cartão de crédito!

1 curtida