RG único: Goiás deve ser 1º estado com nova carteira de identidade

1 curtida

Eu estava precisando mesmo de refazer meu RG por estar amassado (E faltar meu registro do CREA), agora vou esperar então

1 curtida

Esse novo não terá identidade profissional, só CPF.

1 curtida

É o começo do fim bizarro dos documentos duplicados no Brasil. :pray:

5 curtidas

Já tem a CNH, CPF (como você disse) e carteira de reservista.

Acho que devem incluir identidade profissional futuramente.

Estou feliz, a anos falo isso, porque não criam um documento único com número do CPF que sirva pra tudo:

É médico? Número do CRM e habilitação para exercer medicina
É Advogado? Número da OAB e habilitação para exercer advocaia nesse documento.

Na verdade poderia até abolir os número de OAB, CREA, CRM, etc. CPF. Número único.

É educador físico? Habilitado no seu CPF. É engenheiro? Informação de habilitado no seu CPF.

Dirige? habilitação para dirigir tal veículo no seu CPF.

Pronto.

2 curtidas

O documento que eu acho mais “legal”, mais “cara de Brasil”, é o Título Eleitoral:
Pra votar, o cidadão tem que ter o tal do Título Eleitoral. Mas, se no dia da votação, o cidadão levar só o Título Eleitoral, ele é proibido de votar. Tudo porque, para poder votar, o cidadão tem levar QUALQUER documento com foto.
Incrivelmente, o Título Eleitoral, que registra a existência do eleitor, não garante o exercício do seu direito como eleitor. Tudo porque essa merda não tem uma porra de uma foto 3x4!

6 curtidas

Detalhe: Para fazer o título, eles tiram uma foto sua. :joy:

8 curtidas

No final das contas fizeram o mais obvio, em vez de criar um novo documento, simplificaram o RG, atrelaram ao CPF que já existe e unificaram a base de dados, dava pra terem feito isso a 10 anos atrás se não fosse a mania dos políticos complicarem tudo.

Se no futuro decidirem fazer um cartão de plástico com certificado digital já ta unificada a base de dados do RG.

3 curtidas

Só espero que esse novo RG caiba na carteira como CNH.

3 curtidas

Só começaram a tirar foto agora, com o cadastramento da biometria.

Até então, não registravam nada.

4 curtidas

Já trabalhei algumas vezes como mesário e realmente é um saco. A biometria ajudou, mas ainda é falha, se tiver muita luz o leitor não funciona direito. Eu imagino que o ideal seria um cartão com foto e chip, o eleitor insere ele e então libera pra votar.

3 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.