RG pelo celular: Detran lança app Identidade Digital RJ para iPhone e Android

1 curtida

Acho essas soluções digitais muito boas, mas continuam tendo o mesmo problema dos documentos físicos: são coisas demais. Enquanto não tiver um aplicativo unificado pros documentos, vai ser uma bagunça. Fora que alguns documentos podiam ser extintos, como o título de eleitor.

5 curtidas

existe o app do governo federal

1 curtida

Só de ter a versão digital já ajuda, mas por que não unir todos os documentos em um super app?

Tenho o app instalado e não lembrava de ter isso, fui conferir e só tem o CPF.

Agora não precisamos mais carregar uma carteira enorme, basta um celular com 2 TB de armazenamento para caber todos os apps de documentos. :clown_face:

7 curtidas

Se é pra solucionar o problema, que criem um documento único e de preferência com um novo serial (dado todos os problemas de vazamentos) usando uma abordagem mais moderna para proteger esses dado de fraudes.

Não tem mais porque ter vários documentos, basta um único identificador, dentro de um sistema que possa agregar todo o histórico desse cidadão (passagem por hospital, polícia, crédito, e tudo mais). Hoje é uma bagunça, só estão portado essa bagunça pro digital, sem de fato torná-lo digital.

1 curtida

Como eu odeio esse fato de todo estado fazer seu próprio app. Põe o governo federal pra fazer um único app que inclui todos os doc porra

1 curtida

Tem dois pontos nisso, e nenhum deles são benéficos. Esses estados usam disso como diferencial pra dizer que estão fazendo algo e certamente tem dinheiro envolvido na manutenção disso, e onde tem dinheiro, tem político interessado nesse dinheiro.

Era para ter um único documento que valesse no país todo e que agregasse todo tipo de dados que o cidadão precisasse. Era impossível fazer isso antes da digitalização, mas hoje é inadmissível que ainda tenhamos que carregar um pedaço de papel ou múltiplos papéis. E o que faz menos sentido ainda é ter múltiplos apps para cada um desses papéis, ou seja não melhoraram em nada, só aumentaram a complexidade.

1 curtida

Por mim só existiria o CPF concentrando todos os dados do cidadão. Acho meio complicado fazer um “novo documento” com uma numeração nova por conta de tantas coisas já vinculadas ao CPF, por exemplo. No fim das contas, o número novo ainda seria vinculado a algum número antigo pra sempre terem como referência.

E digo mais. Na minha cabeça futurista, o cidadão teria não somente um único número, mas também um cartão que serviria pra TUDO. Desde pagamentos a acesso à portarias e assim por diante.

O sonho de qualquer agente obcecado por ter o máximo de controle e vigilância sobre todos.

Já não estamos distantes disso hoje em dia.

Mas dentro desse app vc coloca o que quer compartilhar com qual pesssoa/sistema.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.