Reviews às vezes negligenciam resistência?

Boa noite gente, tudo bem?

Estive me perguntando ultimamente: é correto dizer que muita gente que faz review e analisa produtos não levam em consideração a qualidade do material/resistência do produto?

Tudo bem que meu uso pode ser um pouco ogro, mas já tive produtos que eram melhores no função designada, mas não resistiram como desejado ao tempo… ao passo que produtos como menos foco em “desempenho” ou na “função” na prática duraram muito mais.

Isso irrita, porque você percebe que no fringir dos ovos, pesquisou mas não obteve necessariamente um custo benefício. Ter um produto resistente e durável evita dor de cabeça.

O que vocês acham? Estou viajando ou na experiência de vocês isso rola?

Abs.

3 curtidas

Diria que vai muito da expectativa que a pessoa tem. Eu não espero que o review aborde durabilidade, até porque, certas peculiaridades do aparelho só são perceptíveis com o tempo, e reviews costumam ter tempo limitado de teste. Fora que testes e vida real, são fenômenos bem diferentes.

Beleza e qualidade de construção não necessariamente indicam qualidade de componentes internos, esses que irão garantir a boa vida útil do produto. Esteticamente o smartphone pode ser bonito e bem acabado, mas internamente usar componentes classe B/C ou até mesmo inferior, bem como controle de qualidade mais flexível ….

Conteúdo de drop test por exemplo, é puro entretenimento, porque em nada se traduz em real durabilidade. Uma coisa é jogar no chão o aparelho e ver até onde aguenta, outra é acidentalmente deixar cair e ao longo de meses essas quedas cumulativas forem degradando a estrutura do aparelho, e perceber o quão bem ele se saiu ou não, comparado a um aparelho anterior.

4 curtidas

Durabilidade é um troço que é complicado testar (fora o óbvio, materiais com aparência e acabamento obviamente ruins, peças frouxas e etc), por que, idealmente, você tem que testar por longo tempo OU ter um laboratório e metodologia pra isso, o que não é fácil nem barato.

3 curtidas

A menos que o produto em si tenha foco em resistência, não vejo muito problema esse ponto não ser abordado com frequência em reviews. Afinal, depois de uma queda ou qualquer outro problema do tipo, essa unidade em específico já vai destoar das demais em média.

1 curtida

A maioria dos reviews de bens de consumo são feitos em poucos dias de uso, até porque são centenas ou milhares deles feitos todos os anos. Então só conseguem, no máximo, presumir a durabilidade dos produtos de acordo com os materiais usados. E isso só vai piorar com o tempo, pois cada vez mais coisas são fabricadas, com mais peças vindas de diferentes fornecedores, e mais reviews feitos.

E é exatamente por isso que a maioria das pessoas “compram” a marca, ao invés do produto.

Grande parte do sucesso de várias empresas — Apple, Samsung, Toyota, Sony, Sennheiser, Tramontina, Brastemp, Levis e muitas outras — é justamente a confiança que os consumidores têm que os produtos são bem feitos e não estragarão tão facilmente.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.