Review Galaxy S23 Ultra: é mais do mesmo, mas chip exclusivo traz salto de desempenho

1 curtida

Um sonho de consumo!!! Esse final de semana esteve numa promoção imperdível de R$ 6,1k via telemarketing da Samsung, a mão coçou…

4 curtidas

O smartphone utiliza a técnica de binning, combinando 16 pixels em um — tecnologia batizada pela Samsung de “Super Quad Pixel”. Desse modo, as fotos ficam altamente detalhadas, mostrando bem até o que fica na sombra. Essa técnica também melhora a eliminação de ruídos na imagem, removendo o efeito de “lavagem” que costuma ocorrer no pós-processamento.

Eita, um parágrafo só com erros:

  1. Super Quad Pixel não é pra deixar fotos altamente detalhadas e sim pra se ter um único pixel formado por 16 pixels menores. Reduz a quantidade de pixels para aumentar a captação de luz.
  2. Mostrar bem as sombras tem a ver com o alcance dinâmico e não com pixel binning.
  3. Não melhora a ELIMINAÇÃO de ruído, pelo motivo apontado no item 1, as imagens são captadas com mais luz, o que por si só já gera menos ruído de ampliação do sinal digitalmente.
  4. Efeito “lavado” é causado por baixo contraste na imagem e não por processamento digital de redução de ruídos, muito menos por fazer (ou não) pixel binning.
11 curtidas

fui no shopping esse final de semana, tinha ele amostra na loja da Samsung e vou ser sincero, é o mesmo do S22 Ultra.

Parece que Samsung e Apple conseguiram acompanhar a Sony na época do Z2, Z3, Z4… onde lançava e não mudava nada

4 curtidas

Quem tem dinheiro sobrando é outra história…

5 curtidas

Mas se você parar pra pensar, vai ver que não tem muito mais o que mexer.

De certa forma é até bom que não mudem o design, acredito que se as gigantes se comprometessem a lançar um modelo X e no ano seguinte um Xs, isso ajudasse o planeta. Porque poderíamos reutilizar os acessórios (capa, carregadores, películas e etc - na medida do possível).

Acredito que tanto Apple quanto a Samsung investem muito em usabilidade, razão pela qual devem modificar pouco os aparelhos de uma geração para outra. Embora creio que a Samsung seja mais radical que a Apple, visto que os telefones modificaram bastante desde o S6 em diante.

5 curtidas

isso já está um tempo, S21 e iphone X, isso sem usar capinha, se usar, é tudo igual, já está saturado

ai melhora um pouco aqui, outro ali, e por ai vai.

o que vai ser evidente foi isso que vc falou, a usabilidade, hoje vai ser aumentar a experiencia e criar um sistema com os eletrônicos vestíveis que vão ser lançados.

Só que quando eu olhei S23 Ultra, na hora pensei, é igual o S22 Ultra, ta muito evidente

2 curtidas

Detalhes é diferente de nitidez.
Detalhes, invariavelmente tem a ver com resolução e a imagem criada com 200MP tem mais detalhes que a de 12 MP em pixel binning.
Já a imagem fica mais nítida por uma série de fatores, mas principalmente por eliminar a difração causada por ter pixels tão pequenos (em conjunto com uma lente igualmente pequena) que acabam recebendo luz dos pixels adjacentes.

No geral a imagem parece mais detalhada porque está mais nítida, pois cada pixel recebeu a luz de uma forma mais “pura” (e ela se parece mais detalhada também pelo fato do pós-processamento agressivo da Samsung em aplicar filtros de nitidez).

Mas é claro que o arquivo com 12 MP terá um peso menor que um de 200 MP, já que o primeiro é em torno de 4.000x3.000 pixels enquanto o 2º tem 16.000x12.000 pixels.
Sobre a “melhor qualidade”, acho que depende e isso pode ser visto abaixo.

Desculpa, mas não. Isso é completamente equivocado. O pixel binning não tem capacidade de aumentar a latitude de um sensor, pois isso é definido pelo fotodiodo e o binning é um ajuste enquanto software. Só seria possível se a Samsung implementasse uma segunda varredura do sensor modificando a relação sinal/ruído e combinando as 2 imagens (algo como o famoso efeito HDR, mas aplicado a nível de hardware).
Pra corroborar essa informação, o artigo do GSM Arena fez a mesma imagem com 12, 50 e 200 MP.
Ao baixar todas imagens (pois eles disponibilizam o arquivo original), abrir a menor (12 MP) e por cima dela colocar as outras (ou seja, fazendo um downsampling de 200 e 50 para 12 MP), nota-se que os arquivos maiores acabam tendo mais informações de cores, pois o processo de demosaicing ocorre em um nível muito menor em 200 MP do que em 12 MP (para entender particularmente isso, é preciso saber sobre o processo de quantização e como ele afeta a qualidade de um JPG. Pra quem quiser se aprofundar).

Ao olhar rapidamente, a primeira parece mais nítida, porém isso é causado pelo efeito de filtros em pós-processamento. No mundo real, o chão não é tão áspero, os tijolos não tem tal textura e esse papel/tecido dourado não é tão rugoso.
Ao aplicar um clareamento por curvas, nota-se a informação equivocada:


Enquanto do lado esquerdo (12 MP) as sombras se transformaram numa coisa só, o lado direito (200 MP) ainda preserva informações.

Sim, mas ainda assim o termo usado está errado. Uma “imagem lavada” é uma imagem sem contraste e o pós-processamento não faz isso. Talvez o que estejam querendo falar é sobre a imagem parecer uma aquarela em pixel pip, onde os pixels próximos não apresentam contraste suficiente e então acabam se transformando em uma coisa só (popularmente chamado de aquarela, pois simboliza a passagem de um pincel).

6 curtidas

Olha, eu discordo de você em alguns pontos, mas não vou estender a discussão porque não é o objetivo aqui. Mas agradeço pelo alto nível das suas explicações.

6 curtidas

Não tem nada de esperar abaixar o preço. Já surgiram inúmeras promoções do aparelho por 6,5K ou menos e com os bônus de levar armazenamento “em dobro” + o Buds2 Pro. Pelo histórico do S22U, o preço deve ser esse em promoções futuras e sem nenhum “brinde”.

3 curtidas

14, 13, 12 e 11 Pro Max?

Isso é o que eu chamo de desperdício de matéria prima! Se tivessem mantido o mesmo padrão de design, já que o que fizeram não engana ninguém, muitos acessórios do 11 ainda seriam compatíveis com o 14.

4 curtidas

Na boa, porque alguém iria comprar um S23 se você pode pegar um S22, que é praticamente o mesmo aparelho, por quase metade do preço??

2 curtidas

Eu escrevi esse review do S23 Ultra e, complementando o que o Alecrim falou, os dois títulos passam a mesma ideia: é muito parecido com o antecessor, mas muda pouca coisa.

3 curtidas

Não só externamente mas internamente, não vi nada de uau.

O choro do povão por causa de um título hahahaha sendo que a nota do S22 Ultra 2023 Edition nem ficou baixa.

1 curtida

E eu pensava que era o unico maluco a estudar o algoritmo de compressão JPEG! Como é bom ver pessoas que sabem do que estão falando. hahahaha

5 curtidas