Repositório no UBUNTU fora do AR

Hoje quando fui ver atualização do UBUNTU 20.04.1 LTS o repositório .BR do UBUNTU saiu do ar. E como que eu faço para alterar o server se não consigo ter acesso as propriedades do Atualizador de Programas? Consequentemente tive que formatar o PC de novo!!! Pois eu alterei o arquivo do repositório e começou a da erros. Quando tento abrir as propriedades do Atualizador de Programas no Ubuntu ele não abre. E Quando eu tinha acabado de formatar e instalar o Ubuntu de novo ele abria. agora não abre mais. Tanto que o meu Synaptic ta corrompido (nao consigo baixar pacotes no gerenciador)

Dica de sanidade: saia do Ubuntu. Não vai ser a primeira vez e nem a última que você vai se aborrecer com a distro. Dica de Linux: antes de sair formatando tudo, primeiro entenda como as coisas funcionam. E saia do conforto da interface gráfica.

A solução pro seu problema é relativamente simples se você sair da interface gráfica.

https://wiki.ubuntu.com/DevelopmentCodeNames

4 curtidas

pra usar linux de verdade tem de desapegar da interface gráfica, em algum momento algo vai quebrar e tu vai ter de ir pro terminal, se não consegue ler a documentação do linux e usar o terminal então é melhor fica no windows ou chamar um técnico de informática.

2 curtidas

Você vai encontrar a lista de repositórios nesses arquivos:
/etc/apt/sources.list
/etc/apt/sources.list.d/

Apesar de ter o repositório principal, no Brasil as maiores distros sempre tem espelhos em universidades como a Unicamp e a UFPR, que você pode deixar como opções secundárias. Mas a dica do @trovalds sobre um espelho próximo é mais interessante.

Também sugiro procurar uma distro pra substituir o Ubuntu. Se quiser alguma que seja mais “pronta” e fácil de configurar, Manjaro e Mint são opções bem interessantes. Se quiser se aprofundar mais no Linux o Arch é bem interessante

1 curtida

Complicado dizer isso. Primeiro que existem foruns das distros exatamente pra ajudar o público em geral. Segundo que os erros do Windows tendem a ser bem mais obscuros e chatos de resolver.

Concordo sobre os erros do windows, mas pessoal sempre fala mal do linux sem ler nenhuma linha da documentação ou de fóruns de ajuda, isso só prejudica a imagem do linux, pq saem falando por ai que ele não presta sem tentar entender como o sistema funciona.

2 curtidas

Vamos lá, a quem me disse que eu tenho que largar o LINUX!!!

@trovalds
Vou me aborrecer sim com o Ubuntu. E vou formatar o tanto que for preciso. Estou satisfeito com o Ubuntu. Não volto para aquele sistemazinho que me obriga a formatar a cada 6 meses por conta de atualizaçao. E tambem me exige que eu tenha ANTIVIRUS!! Adotei o Ubuntu como meu sistema principal. E sempre usarei. A nao ser que um DIA eu canse do Ubuntu e volte para o RWindows.
@Felipe_Silva
Eu aprendi muito a mecher com o Linux fora da interface grafica. mas para o meu uso eu prefiro a interface grafica. E não sou de chamar tecnico de informatica, porque eu fiz anos de curso superior (Tecnologo em Redes) e um Tecnico (Redes) no SENAC para fazer sem precisar chamar ninguem.
@jokalokao
Eu ate conheco o DEBIAN, e outras distribuiçoes como o CENTOS (Usei muito nas praticas do curso de Tecnico no SENAC)

Um monte de comentário merd* e nenhum respondendo a pergunta

É só abrir o terminal, digitar software-properties-gtk e mudar o servidor.

Tive o mesmo problema de manhã.

2 curtidas

o problema é o usuário se negando a usar o terminal, como ele deixou claro na mensagem acima.

Esse comando abre uma GUI para gerenciar repositórios.

Vamos com calma, ok? Não tem necessidade de responder dessa forma.

4 curtidas

Não, ele não deixou, afinal oque ele disse é que para o uso dele, ele PREFERE usar o modo gráfico. Fora que não existe isso de usar linux de verdade, já que cada distro tem uma visão de como as coisas devem ser feitas e um publico alvo diferente. Até porque linux nem é um sistema.

4 curtidas

nenhuma distro tu vai conseguir dar 100% de manutenção nela sem passar pelo terminal ocasionalmente.
E a maioria dos tutoriais indicam o terminal pois vivem mudando as interfaces gráficas e rapidamente o terminal fica obsoleto.

Nisso o windows sempre levou enorme vantagem, antes do windows 10 tu tinha uma interface gráfica por versão do sistema que não mudava com as atualizações, fora o longo ciclo de vide de cada windows, de 5 a 10 anos.

Sim, algumas vezes vc vai ter que recorrer ao terminal, mas vc não precisa conhecer comando algum, pois nos forums e sites especializados vc vai encontrar guias que já te darão todos os comandos prontos, vc só precisará colar no terminal e dar enter. O mesmo acontece com o windows onde algumas vezes vc terá de recorrer ao CMD, nem que seja para dar um CHKDSK ou um gpupdate /force da vida.

2 curtidas

Então, para finalizar a minha duvida e meu problema.

@Felipe_Silva
Nenhuma Distro é perfeita. sempre vai ter uma coisinha ou outra. Ate pensei em copiar para o pendrive o arquivo em questão saudável do meu notebook para o Desktop. mas vou deixar disso. Depois eu dou um jeito aqui. Formatar de novo? nem pensar. Só quando tiver outra versão ou necessitar mesmo. porque só esse mês eu formatei diversas vezes por problemas com o Ubuntu. Da trabalho configurar tudo do jeito que eu quero e gosto.

@LekyChan
Não me importo de ter que abrir um terminal para fazer as coisas. Eu sei que em sites sobre LINUX/Open-Source tem material vasto. EU mesmo tenho 2 LIVROS GIGANTES sobre LINUX!!!

O repositório de uma distribuição praticamente recém lançada pode apresentar problemas ou ficar fora do ar, não é o normal, sim exceção. Podem ter trocado algum endereço, nome de pacotes, se não é urgente atualizar o sistema minha sugestão é que quando ocorrer, aguarde um pouco ou recorra a uma comunidade.

Quanto a facilidade de usar o Linux, minha mãe há alguns anos atrás aceitou aprender usar um PC e com isso montei um note com Elementary OS (na época na versão 12.04 do Ubuntu). Ela aprendeu a usar as aplicações comuns, navegador, editor, loja de apps, até instalou um ou outro da loja. E o dia que colocou a mão em uma máquina Windows, parecia perdida, achou estranho e não quis mais usar.

Claro que ela não utilizou linha de comando, nada além do que a UI oferecia e atendia, funcionava para necessidade dela.

Assim como algumas pessoas se deparam com problemas no Windows e chamam um técnico para ajudar, as vezes o Linux apresentava problemas que ela não conseguia resolver e me chamava.

Tudo está no modo em que você enxerga as coisas. Se você quer defender sistema X ou Y vai lá, mas não se esqueçam que existem outras perspectivas. E sim, há bugs em todo software popular, só será mais difícil encontrar erro em aplicações de risco (sistemas de aviação, medicina, bancos, real-time OS), cujo custo de desenvolvimento é altíssimo.

2 curtidas

@leonardoroese
E meu caro, eu sempre usei Windows (desde o 95 ate o ultimo) desde quando aprendi a mecher com um PC. apesar de ter usado o Linux Kurumin por um tempo. Eu tinha meio que aversão a Linux. Agora deslanchei de uma vez. Migrei meu PC e meu notebook. Estou satisfeito com a migração. Eu tinha uma certa aversão do Linux, por causa do pessoal daqui de casa. mas como é só eu que uso o PC o tempo todo, ficou mais facil. E consegui fazer a minha impressora HP AIO funcionar no Ubuntu. Agora não tenho que gastar dinheiro com Antivirus e nem nada. Nem mesmo formatar meu PC a cada 6 meses por conta de atualizaçao de sistema. Já que o Windows virou um serviço. Ou seja ao inves de lancarem SPs em 1 ano eles lancam pequenas correçoes grandes a cada 6 meses. E nem mesmo vou estar sujeito a lentidao (meu PC é bom)

Nop, o Linux é um S.O. sim. O pinguim só não é um S.O com o userspace preenchido de libs, pacotes GNU e outros programinhas. Já dizia tio Linus em 91/92:

Também fiz isso, mas com minha irmã. Ensinei ela a instalar .deb e a configurar o teclado BUGADO do ElementaryOS 5, os dois pelo terminal. Ela conseguiu baixar e instalar o Zoom, WPS e Discord, acho que isso é um bom começo :v

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.