Renner sofre ataque hacker e site fica fora do ar nesta quinta-feira (19)

1 curtida

Virou ‚Äúmoda‚ÄĚ isso agora‚Ķ

1 curtida

rapaz, se tem uma coisa que eu tenho medo é ransomware

3 curtidas

Segundo o comunicado da empresa, a Renner ‚Äúsofreu um ataque cibern√©tico criminoso‚ÄĚ, mas a maior parte de suas opera√ß√Ķes j√° foram restabelecidas‚Ķ

E quase 24h depois: o site ainda se encontra fora do ar. Está tudo sob controle ( contém ironia). Tenso. Creio que ainda estamos só no começo de ataques do tipo, infelizmente…

1 curtida

Com o e-commerce crescendo mais do que bolo com fermento em excesso, é de se esperar que empresas que tenham um pé nesse segmento passem a ser alvo desejado mesmo.

O problema é que não tem muito o que nós como clientes podemos fazer para nos proteger, porque a empresa guarda um monte de dados (e o histórico deles) e nós não temos controle.

O m√°ximo que d√° pra fazer √© n√£o salvar n√ļmero do cart√£o de cr√©dito e s√≥. Mais seguro que isso seria pagar s√≥ via boleto e mandar entregar numa caixa postal (pra ter certeza de que a empresa n√£o tem guardado nenhum n√ļmero de cart√£o de cr√©dito que voc√™ usou e nenhum endere√ßo seu que voc√™ usou para receber os pedidos), mas praticamente ningu√©m vai fazer isso.

3 curtidas

Exato! Resumiu bem a situa√ß√£o. N√£o sei se ser√° t√£o efetivo,mas pelo menos √© uma barreira de seguran√ßa a mais: quem possui o cart√£o latam pass,do Ita√ļ, s√≥ consegue fazer compras online mediante a cria√ß√£o de um cart√£o fict√≠cio gerado pelo pr√≥prio aplicativo do Ita√ļ, mediante valida√ß√£o por itoken. Achei interessante. Pode n√£o ser a solu√ß√£o definitiva ( isso √© imposs√≠vel) mas tudo que aumenta a seguran√ßa,√© v√°lido.

Devem estar reestabelecendo as lojas presenciais primeiro, pois é onde o povão mais compra e onde ficaria mais visível uma parada das atividades e depois focando onde o BO é maior, que é nos sistemas online…

Pelo menos eu chuto isso daí! Agora é ver se eles tem backup ou não dos dados e sistemas de contingência… Esperar também que avisem quanto dos dados foi perdido ou se algum foi!

1 curtida

Você quis dizer cartão virtual? Já existe há algum tempo em vários bancos.

Cart√Ķes digitais de compra √ļnica s√£o excelentes mesmo! O problema deles √© a falta de praticidade! Imagine a cada compra ter que digitar todos os dados novamente‚Ķ Se compra uma vez ou outra, ok, se compra constantemente √© bem complexo!

Só sei de uma coisa, hoje em dia uso só o cartão virtual para compras online, em caso de alguma compra indevida feito nele, cancelo na hora e gero outro, só tenho o trabalho de recadastrar ele na Netflix, HBO Max, Amazon, etc, porém melhor que se fosse o físico e tivesse que requisitar um novo!

2 curtidas

S√£o cart√Ķes digitais com n√ļmeros fict√≠cios,onde pra cada compra,o aplicativo gera um cart√£o digital com n√ļmero diferente. Realmente alguns bancos j√° tem esse servi√ßo. Mas ser√° que todos os bancos est√£o exigindo que compras onlines seja apenas por meio de cart√Ķes digitais?Creio que n√£o‚Ķ H√° um lado bom e ruim, nisso‚Ķ

1 curtida

No meu caso,ainda nao está me incomodando…Mas faz sentido sua observação para casos em que a pessoa faz muitas compras online.

Boleto é coisa do passado, agora a moda é pagar via Pix.

1 curtida

Boleto é mais por questão de privacidade mesmo.
Eu não sei quão privado é o Pix. Não sei quanto de informação sua a loja (consegue) guarda quando você paga via Pix e não sei quão problemático seria se essa informação for vazada.

1 curtida

Pra mim √© a √ļnica coisa q eu mesmo dificulto pra mim, em nome da seguran√ßa - nunca salvo dados de cart√Ķes em lojas, at√© mesmo porque tenho v√°rios cart√Ķes e uso conforme necessidade, fechamento de fatura, etc.
Acho o cart√£o virtual de uso √ļnico uma grande sacada. Pena q nem todos os bancos t√™m isso. O Nubank, por exemplo, tem o virtual, mas √© o mesmo n√ļmero sempre.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.