Renner sofre ataque hacker e site fica fora do ar nesta quinta-feira (19)

1 curtida

Virou “moda” isso agora…

1 curtida

rapaz, se tem uma coisa que eu tenho medo é ransomware

3 curtidas

Segundo o comunicado da empresa, a Renner “sofreu um ataque cibernético criminoso”, mas a maior parte de suas operações já foram restabelecidas…

E quase 24h depois: o site ainda se encontra fora do ar. Está tudo sob controle ( contém ironia). Tenso. Creio que ainda estamos só no começo de ataques do tipo, infelizmente…

1 curtida

Com o e-commerce crescendo mais do que bolo com fermento em excesso, é de se esperar que empresas que tenham um pé nesse segmento passem a ser alvo desejado mesmo.

O problema é que não tem muito o que nós como clientes podemos fazer para nos proteger, porque a empresa guarda um monte de dados (e o histórico deles) e nós não temos controle.

O máximo que dá pra fazer é não salvar número do cartão de crédito e só. Mais seguro que isso seria pagar só via boleto e mandar entregar numa caixa postal (pra ter certeza de que a empresa não tem guardado nenhum número de cartão de crédito que você usou e nenhum endereço seu que você usou para receber os pedidos), mas praticamente ninguém vai fazer isso.

3 curtidas

Exato! Resumiu bem a situação. Não sei se será tão efetivo,mas pelo menos é uma barreira de segurança a mais: quem possui o cartão latam pass,do Itaú, só consegue fazer compras online mediante a criação de um cartão fictício gerado pelo próprio aplicativo do Itaú, mediante validação por itoken. Achei interessante. Pode não ser a solução definitiva ( isso é impossível) mas tudo que aumenta a segurança,é válido.

Devem estar reestabelecendo as lojas presenciais primeiro, pois é onde o povão mais compra e onde ficaria mais visível uma parada das atividades e depois focando onde o BO é maior, que é nos sistemas online…

Pelo menos eu chuto isso daí! Agora é ver se eles tem backup ou não dos dados e sistemas de contingência… Esperar também que avisem quanto dos dados foi perdido ou se algum foi!

1 curtida

Você quis dizer cartão virtual? Já existe há algum tempo em vários bancos.

Cartões digitais de compra única são excelentes mesmo! O problema deles é a falta de praticidade! Imagine a cada compra ter que digitar todos os dados novamente… Se compra uma vez ou outra, ok, se compra constantemente é bem complexo!

Só sei de uma coisa, hoje em dia uso só o cartão virtual para compras online, em caso de alguma compra indevida feito nele, cancelo na hora e gero outro, só tenho o trabalho de recadastrar ele na Netflix, HBO Max, Amazon, etc, porém melhor que se fosse o físico e tivesse que requisitar um novo!

2 curtidas

São cartões digitais com números fictícios,onde pra cada compra,o aplicativo gera um cartão digital com número diferente. Realmente alguns bancos já tem esse serviço. Mas será que todos os bancos estão exigindo que compras onlines seja apenas por meio de cartões digitais?Creio que não… Há um lado bom e ruim, nisso…

1 curtida

No meu caso,ainda nao está me incomodando…Mas faz sentido sua observação para casos em que a pessoa faz muitas compras online.

Boleto é coisa do passado, agora a moda é pagar via Pix.

1 curtida

Boleto é mais por questão de privacidade mesmo.
Eu não sei quão privado é o Pix. Não sei quanto de informação sua a loja (consegue) guarda quando você paga via Pix e não sei quão problemático seria se essa informação for vazada.

1 curtida

Pra mim é a única coisa q eu mesmo dificulto pra mim, em nome da segurança - nunca salvo dados de cartões em lojas, até mesmo porque tenho vários cartões e uso conforme necessidade, fechamento de fatura, etc.
Acho o cartão virtual de uso único uma grande sacada. Pena q nem todos os bancos têm isso. O Nubank, por exemplo, tem o virtual, mas é o mesmo número sempre.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.