Reinstalar o windows 10

Quero saber algo, tenho um notebook, comprei mas veio com o Linux, comprei um SSD e eu mesmo instalei, a bios reconheu tudo beleza, entrei no Explorer não apareceu, vi no YouTube lá estava mostrando pra entrar no gerenciador de dispositivos e abilitar a unidade do do SSD e nomear e seguir os passos e beleza, mas só que ficou com duas boot, levei em um técnico ele disse que precisava desconectar o HD, formatar e instalar o windows 10, e depois conectar novamente e formatar o HD, só que ficou mais lento pra iniciar o windows 10. Se eu reinstalar o windows 10 desde o zero com a ferramenta do Windows não vai interferir no HD? O Windows 10 não vai instalar nenhum arquivo no HD? Pois eu vou comprar o registro do Windows 10, por que eu vi no próprio YouTube um notebook Lenovo S 145 celeron com a mesma configuração minha, o colega lá instalou o SSD e depois ele comparou ficou um foguete, eu só tenho o Windows 10 instalado, e o Word, Excel, Ccleaner, Zip, o Zoom e um programa pra gravar o Zoom,

se vc só tem isso no HDD, formata e instala de novo no SSD mesmo, antes de formatar cria um pendrive de instalação pela ferramenta do win10 e na hora da instalação só escolher o SSD, depois na BIOS coloca o SSD como primeira opção para o BOOT.

Esse HD que tem o Linux, não tem mais nada de importante? Se não tiver mais nada e tu não se importar com o Linux, formata ele.
Caso não resolva a demora, veja se não é a tela de seleção de sistema que atrasa um pouco. Se não for, reinstala o Windows no SSD.

Mas se tu for comprar o Windows, compra de uma autorizada… contrário tu vai estar só jogando dinheiro fora. (Ter um serial funcionando não quer dizer que ele é legal. Se for só para ativar o Windows, procura na internet como fazer e guarda pra comprar uma chave valida)

Peraí que está confusa a situação.
O seu notebook está com um SSD e um HD.
O que tem em cada dispositivo?
O Windows está instalado aonde? No HD ou no SSD?
O Linux ainda está instalado em algum lugar?
O SSD ou o HD foram formatados depois que o Windows 10 foi instalado?

Está instalado no HD

Certo, e suponho que o SSD esteja vazio.

Uma opção que você tem é clonar a instalação do Windows que está no HD pro SSD.
Fazendo isso você não perde nenhum arquivo ou programa instalado.

Outra opção é reinstalar o Windows 10 do zero. Daí você vai ter que reinstalar todos os programas de novo.

E suponho que o Linux já tenha sido descartado.

O Windows está instalado no HD? Tu tem de instalar ele no SSD, não no HD.

O instalador do windows nem sempre faz o que deveria, então retire o HD, instale o windows no SSD e coloque o HD de novo, fora esse procedimento não tem como garantir o que o instalador do windows vai fazer.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.