Redução brusca (e sem aviso prévio) no limite do cartão de crédito

Pessoal, mais alguém sendo surpreendido com uma redução brusca no limite de cartões de crédito que são administrados pelo Itaú? Quando eu falo brusca, é brusca mesmo. Saí de um limite de R$ 3.000,00 para R$ 980,00!! Fazendo uma pesquisa rápida, vi que está se tornando uma prática comum. Isso me gerou tantos transtornos de curto prazo, mas tantos, que em um 1º momento pensei em entrar com ação nos órgãos de defesa do consumidor. Meu score está alto, pago sempre com antecedência… Mas como vi que são muitas pessoas nessa situação, creio que o Itaú deve ter respaldo jurídico, haja visto que em caso de condenação, eles teriam que indenizar muitas pessoas.
Eis a resposta que recebi da administradora do cartão:

Isso está no contrato.
Em época de inadimplência generalizada, muitos bancos fazem isso.
Hoje em dia também é normal muita gente ter 5, 10 ou mais cartões e os que ficam sem uso acabam sendo cancelados ou com limite diminuído.
Tem que ver também o seu risco de crédito. Isso influi também.

Inflação, inadimplência e acesso fácil, é suicídio financeiro usar o rotativo do cartão. Porém muitos usam.

1 curtida

Mas o que eu tenho a ver com isso, com pessoas que não conseguem honrar seus compromissos? Meu maior pecado foi sempre utilizar 60% do limite do cartão todos os meses. Com algumas pessoas aqui de casa o utilizando, as vezes usava quase 90%. Mas não entrava em rotativo… O Itau viu que eu tava gastando muito e resolveu brecar.

1 curtida

Banco diminuindo o risco de calote, numa postagem recente sobre o nubank eles mostraram que os indices subiram mais de 1 ponto percentual esse ano.

Diretamente, provavelmente nada.
Mas os bancos possuem um sistema de análise de risco pra calcular o risco de calote de cada cliente e ajustar o limite de crédito para um nível determinado de risco que eles acreditam ser o ótimo de acordo com algum parâmetro secreto deles.

Fazendo parte da equipe interna do banco já deve ser um pohe entender como funciona, quais os parâmetros que o algoritmo deles usa e o escambau, então sendo alguém de fora deve ser quase impossível conseguir entender a lógica por trás de decisões para clientes individuais.

1 curtida

Fizeram isso comigo também. Eu tinha 9.550 de Limite no Credicard Zero. (E do ITAU) baixaram pra 8.500. me mandaram um SMS dizendo que os meus últimos gastos não estavam usando todo o limite. E para minha segurança eles iram baixar. Mas antes eu tinha um limite bom. Aí eles aumentam o limite sem eu pedir. Se eu quisesse que isso não acontecesse eu tinha que falar com o chat.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.