Rede Telecine tem futuro?

Vocês acham que a Rede Telecine, incluindo o app de streaming, além dos canais de TV, possuem futuro? Ou estão fadados ao fracasso a longo prazo?

Afinal, a rede Telecine foca em parceria com a Fox (atual 20th Century Studios), MGM, Universal, Lionsgate e Paramount; ao contrário da HBO, que tem parceria com Sony, mas exibe, além das séries próprias, filmes da Warner, dona do próprio canal.

E segundo os passos a seguir, quase todos terão suas plataformas de streaming próprias:

★A Disney migrou seus filmes pro Disney+ ;

★ A Lionsgate focará cada vez mais no STARZPLAY ;

20th Century Studios (antiga Fox), terá seu conteúdo dividido entre Disney+ e o vindouro Star+ ;

MGM lá fora já tem o Epix , e se for vendida mesmo (tem interessados, como a Apple ), seu conteúdo será absorvido pela nova dona (quem sabe o Apple TV+ );

Warner tem seu próprio HBOMAX ;

Universal já tem no exterior seu Peacock , que tem planos de expansão internacional;

★Por último, a Paramount já tem seu Paramount+ , além do serviço AVOD PlutoTV .

Ou seja, só sobraria a Sony sem um streaming pra chamar de seu, e só com a Sony, o Telecine , tanto na TV, quanto o serviço Telecine Play não se sustentará a longo prazo!!

E essa matéria aqui já mostra, que além da influência ruim da pandemia, ela também já começa a perder filmes em razão da predileção dos seus parceiros, em focar em suas próprias plataformas de streaming, o que na prática, tira o grande motivador em alguém assinar a rede Telecine, que são os grandes blockbusters recém saídos do cinema.

Telecine sofre com a pandemia e recorre à HBO para filmes blockbusters - NaTelinha

2 curtidas

Mas na sua análise vc prevê que o conteúdo de todos esses streamings fiquem com exclusividade nos serviços, o que não acontece na prática, até porque manter conteúdo exclusivo implica sangrar muito dinheiro pra compensar a perda de arrecadação do licenciamento de um conteúdo em várias plataformas e na TV por assinatura.
Basta ver que Modern Family está na TV paga linear, no Prime Vídeo, na Netflix e na Globoplay, cada um com alguma diferença sutil de disponibilidade.
Eu duvido que todos esse serviços tenham cacife de produzir conteúdo próprio e exclusivo pra manter o catálogo abastecido como faz Globo e Netflix (e mesmo assim seguem licenciando conteúdo alheio pq é impraticável só ter produções próprias). A TV por assinatura será só mais um dos licenciamentos.

5 curtidas

Eu acho que a Globo Play vai acabar se juntando com o Telecine e com o tempo o Telecine vai deixar de existir.

3 curtidas

A verdade é que são mercados diferentes, por isso o fim do Telecine e outros canais similares, assim como a própria TV à cabo não está tão perto de acontecer.

Apesar de vermos diversos movimentos das distribuidoras em tirar seus títulos da concorrência para focar em seus próprios serviços de streaming, isso não se aplica muito a canais lineares.

O licenciamento para TV à cabo ou aberta é uma das melhores fontes de receita para as distribuidoras, porque elas não dependem da venda de assinaturas, mas sim de fechar um acordo com pagamento generoso em troca de ceder seu conteúdo temporariamente.

Quanto as versões streamings desses canais, tecnicamente não estão competindo com os serviços das próprias distribuídoras, porque eles normalmente são oferecidos só para quem assina a TV à cabo ou o canal.

Em resumo, não é um mau negócio fazer licenciamento, mas é fato que essa modalidade está cada vez mais complicada entre serviços de streaming, fato já previsto pela Netflix muitos anos atrás quando resolveram criar seus “originais”.

1 curtida

Mas vc não acha @GustavoGuerra, que a partir do momento que o Telecine permitiu assinaturas diretas online, pelo app, ele não se posiciona como um rival direto das plataformas de streaming?
Mesmo que o modelo de negócios na TV paga não seja diretamente afetado, acho que a rede Telecine ou terá que ter um app voltado apenas a "TV-Anywhere (como o app Canais Globo), ou se manter a idéia do seu app ser um serviço SVOD (como o HBOMax), poderá perder algumas das suas parcerias.

Telecine hoje independe de ter TV a cabo - a Globo vende o pacote de streaming separadamente.
Não sei se o catálogo on demand é o mesmo do catálogo embutido no canal a cabo. Mas creio q vá ser afetado de alguma forma e pode ser que, no futuro, o Telecine Play seja anexado ao Globoplay.

1 curtida

O Telecine é uma marca forte na TV paga brasileira, que apesar de estar definhando, não morreu ainda. O VOD deles dá pra assinar avulso mas é mais util como um complemento dos canais lineares.

Sobre todo mundo ter plataforma de streaming, acho que só a Disney realmente tem cacife de colocar tudo na plataforma deles e tirar do resto. Não sei se Warner/Paramount e toda essa torcida do Flamengo vai tirar tudo no seco de parceiros. Power que é um carro chefe da Starz entrou no Globoplay esses dias.

Eu acho que a Globo devia socar tudo no Globoplay com um plano separado (hoje eles vendem junto, mas as plataformas ainda são separadas) ao invés de fazer uma plataforma totalmente avulsa, mas ai é uma opinião minha.

2 curtidas

Neste caso pode sim ser um concorrente, o que talvez motive a mudança no modelo de negócios da empresa num futuro próximo.

Caso ela siga com streaming sem depender da TV à cabo, podemos ver uma redução nos conteúdos, ainda assim haverá licenciamento no médio prazo graças a distribuidoras pequenas ou sem serviço próprio.

Como eu comentei no post anterior, a Netflix já tinha sacado que no futuro depender de terceiros não é uma boa idéia, e hoje sabemos que ela não só estava certa, como isso virou tendência.

1 curtida

Eu acho @Athosbr99 que a Warner até tem força suficiente pra isso sim, afinal a WarnerMedia é um dos maiores conglomerados de mídia do planeta em portfólio de conteúdos, então tlvz a Warner concentre sim seus conteúdos no HBOMAX; porém a ViacomCBS (dona da Paramount) eu acho que não tem força suficiente a nível internacional pra isso não, prova disso é que um dos filmes recém-lançados no Amazon Prime Video é um filme da Paramount, que é “Sem Remorso”, além de que a série carro-chefe da Paramount+, que é The Handmaid’s Tale, tbm faz parte do catálogo do Globoplay.

Nisso eu concordo totalmente, eu acho que a Globo deveria vender tudo como um serviço unificado, não o Telecine sendo uma plataforma com app separado da Globoplay; seria melhor acabar com o app Telecine, e colocar o acervo pra assinatura avulsa na Globoplay, enquanto que o serviço de TV-Anywhere ficaria dentro do app Canais Globo (antigo Globosat Play)!!!

Realmente amigo, concordo com vc! Porém acho que se o Grupo Globo apostar em produções originais para o Telecine, seria melhor seguir o que eu disse no comentário anterior…

…pois assim otimiza custos, e condiz com a proposta atual do Grupo Globo, que eles chamam de "Uma só globo (por unificar as operações).

quase todos os filmes brasileiros grandes são “originais telecine” (minha mãe é uma peça é um exemplo)

1 curtida

Para mim essa criação de 1001 serviços de streaming vai acabar da mesma forma que esta acontecendo no mundo dos jogos, onde varias desenvolvedoras tem sua própria loja, mas no fim não conseguem sair da Steam.

1 curtida

Eu acho que a marca Telecine é muito forte ainda para a Globo querer absorve-la pro seu streaming próprio, mas talvez este seja um movimento futuro da empresa.

1 curtida

Também acho amigo! Acho que será um caminho inevitável a longo prazo, pelo menos no streaming (os canais pagos tlvz continuem existindo em paralelo)!

1 curtida

Isso é verdade, mas eu não consigo imaginar alguém que assinaria um app de streaming só pra ver filmes nacionais; vide o Looke ou BoxBrazil Play, tem o seu público, porém é ínfimo comparado aos grandes players.

Muito provavelmente o “TheBigThree” do Brasil vai ser Disney+Star, HBOMax e Globoplay (com o conteúdo nacional).

As outras plataformas ainda vão existir mas também vão licenciar seu conteúdo pra essas três.

(E ainda tem a chance da Globo se unir de vez com a Disney e lançar o combo:
Globoplay+Disney+Star e monopolizar o mercado de vez).

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.