Rede neutra da Oi Fibra já consegue levar internet a 15 milhões de casas

1 curtida

Ótima matéria.

Uma sugestão: adicionem o Disqus como opção para comentários nas matérias, reúne todos os comentários em um único lugar e ainda há os mesmos alertas e moderação.

Att.

4 curtidas

Vejo que você é novo por aqui. Até dezembro de 2019 o DisqUs era o sistema de comentários usados no TB, depois foi trocado por esse. Então muito dificilmente colocariam o DisqUs de volta no site.

15 curtidas

A Oi virou uma concorrente de peso no FTTH, fico imaginando se vai passar a Vivo em numero de residências disponíveis ou se a Vivo vai acelerar a sua cobertura FTTH.

5 curtidas

dinheiro a vivo tem, já vontade já é outra história

3 curtidas

Disqus é pesado e inconveniente na minha opinião. Aqui é basicamente um fórum integrado com o site de noticias, bem mais interessante e mais completo.

5 curtidas

Então, não sei se vale a discussão, mas a claro não tem FTTH (como deve ser). Tenho dúvidas até sem em algum lugar da infra ela de fato use fibra.
Se.lembro bem a vivo só tem essa malha pela GVT que ela comprou.
E como ex morador do rio de janeiro, antiga sede de quase todas dalista. posso dizer que, ainda existem muitas regiões sem nenhuma delas

5 minutos de google e vai ver varias instalações da Claro com fibra até o modem.

4 curtidas

se quiser ter uma discussão saudável, espero que sejas mais ponderado ao escrever, veja, as vezes as palavras simplesmente jogadas, podem ser mal interpretadas, mas voltando ao assunto o “FTTH” da claro só começou a sair do papel em 2021, em outra página tu mesmo comentou que que achava que esperaria mais 10 anos para ver a claro ter FTTH, eu já tinha fibra da TIM em casa em 2018, e fui um dos que mais demorei no meu círculo de amigos, no interior de SP meu primos ja tinham a muito mais tempo.

Tô aqui esperando ansiosamente alguém dar cobertura FTTH além da Vivo na região onde moro (interior de SP). Tô com a Claro coaxial (que me atende bem, não posso negar) mas queria muito fazer o upgrade principalmente pra utilizar os streamings da vida.

Tu cria uma conta, faz uma afirmação absurda e reclama quando te mandam usa o google por 5 minutos dizendo que isso não é uma discussão saudável?
Então traga fatos, mostre que o FTTH da Claro não é de verdade, que ele só saiu do papel em 2021 ( cof cof Serra Negra em São Paulo em 2018).
E eu devo ter comentado que a Claro vai levar 10 anos pra se livrar do HFC e ser tudo FTTH (já que tu não colocou o link para ele).

Algum problema com o FTTH da Vivo na tua região?

1 curtida

A Claro tem várias cidades com FTTH sim. Só onde é rede antiga (da época da Net) que ainda é HFC (cabo coaxial).

Não sei em outras cidades, mas onde eu moro, a Vivo só tem fibra em bairros de classe média alta/alta, o resto ainda é rede de cobre da época da GVT (na verdade, não sei se já não modernizaram e trocaram por fibra). Já a Net tem praticamente em todos os bairros, mesmo nos mais periféricos.

Disqus só tem bot, bugs e fakes… tá bem melhor com o forum aqui.

Por isso que disse que as palavras devem ser pensadas, e não jogadas, mas ainda acho que tentas não direcionar a discussão para um lado pouco saudável, O exemplo de Serra Negra me parece ser uma POC como tantas empresas fizeram, corriga-me se estiver equivocado,

Voltando ao que eu escrevi no comentário, disse “como deve ser” e peço desculpas por não ter sido totalmente claro nesse ponto, um dos maiores diferencias a meu ver é a possibilidade de simetria na velocidade de up\down que o ftth permite com facilidade , outras tecnologias tambem permitem, mas com certo custo principalmente no que diz respeito a velocidade de down.

e na POC de Serra Negra a Claro so entregava 50% de UP, saberia dizer se isso melhorou? usuários tendem a acreditar que somente a velocidade de down importa para uma boa internet.

a primeira implementação de FTTH que se tem noticia no BR não foi de grande operadora, datada de Dezembro de 2006, somente 1 ano depois em 2007, a Telefonica(vivo) ofertou no Bairro do Jardim em SP. isso são 11 anos antes da da POC NET\Claro.

Como disseste nesse comentário, eu acredito que ela não se mexeu e sim está muito atrás no segmento de FTTH.

imagino que por minha conta ser nova não posso colocar os links, mas acho que dá pra achar:

comunidade.tecnoblog net /t/claro-tem-receita-de-r-39-4-bilhoes-e-quer-crescer-na-fibra-optica-em-2022/54875/2

comunidade.tecnoblog net /t/chegou-o-dia-claro-comeca-a-fazer-sobreposicao-de-rede-e-ftth-chega-em-sao-paulo/32825/3

tecnoblog net /especiais/lucas-braga/claro-nao-diga-que-sua-internet-via-cabo-e-de-fibra-optica-porque-nao-e/

www.migalhas com br quentes/356577/claro-pagara-r-600-mil-por-propaganda-abusiva-de-fibra-otica

www.tecmundo com.br/mercado/144535-claro-net-notificada-propaganda-enganosa-internet-fibra-optica.htm

Pelo que li, essas cidades acompanham a mesma estratégia da antiga GVT, cidades pequenas, e satélites de grandes centros.
Mas quanto ao “rede antiga” que pega, em grandes centros ela continua a expansão com Coaxial(HFC) segundo o atendimento ao cliente, áreas que não tem o HFC receberão, e áreas que tem que estão na lista para ser sobrepostas por FTTH, o que soa estranho, por isso não dou crédito a essa informação, mas se tratando de Claro\NET, é possivel

Algum problema com o FTTH da Vivo na tua região?

Aqui no meu prédio o equipamento responsável por receber as conexões da Vivo (que pelo que entendi é de responsabilidade da própria Vivo) não suporta mais conexões, então não consigo contratar :expressionless:

Descobri isso quando o técnico veio aqui instalar e descobriu que faltava um “espaço” na infraestrutura. Até cheguei a pedir pra Vivo resolver mas não deram muita atenção. Fiquei meio que refém da Claro.

Gpon é assimetrico, o melhor aproveitamento da rede gpon é entregar internet assimétrica para o cliente, outras formas de FTTH são proibitivamente caras para se usar em internet domestica. Provedores que estregam de forma simétrica estão sub-utilizando o download da porta ou contando com a surte de nenhum cliente entupir o upload e prejudicar a internet de todo mundo, o que grandes provedores não se podem dar ao luxo.

De novo, antes de acusar alguem de ta fazendo algo errado estudo os aspectos técnicos do servico.

1 curtida

Entendi.

Não sabia que ja tinha utilizado Disqus antes. Eu acompanho o Tecnoblog via rss feeds e dsd q conheci ja era sistema de forum.

Achei q o pessoal do sie desconhecesse já q a tendencia tem sido retirar totalmente a seção de comentários ou implantar o Disqus.

Uma pena, pq estou consolidando minhas contas e reduzindo o numero de incrições em sites com sistemas próprios.

E esse sistema de forum nao funciona mais ora mim.

Disqus tem seus problemas, mas é mais pratico pra mim.

Obrigado, minha conta será excluída após esse comentário

Pelo contrário, o Disqus se tornou um modelo frequentado por spammers onde as discussões se perdiam no meio de tanto lixo.
Esse modelo de fórum é bem mais inclusivo e rico em troca de informações.

E eu acho muito mais fácil acompanhar as discussões nesse sistema daqui (se bem que tem de resolver aquelas mudanças recentes de quando tu clica pra ler a que resposta o comentário se refere)

1 curtida