Rede alternativa ao Twitter

Olá. Estive procurando uma rede social no estilo do Twitter desde quando foi anunciada a venda do site. São realmente pouquíssimas opções, e dentre elas encontrei a WT Social, Mastodon e Tally. Sinceramente, não tem nenhuma que seja suficientemente parecida. Usava o Twitter exatamente por conta do que é prometido no slogan “Não perca o que está acontecendo”, pois de fato, tudo o que acontece no mundo, importante ou não, é exibido primeiro no Twitter. Lá podemos seguir especialistas, jornalistas, fofoqueiros, perfis de empresas e jornais. Não há manchete de grande jornal que dê destaque à um acontecimento antes de um tweet, tanto é que se uma grande nave espacial alienígena pousasse agora na Terra os tweeteiros saberiam pelo menos 15 minutos antes de todo mundo.

É claro que não estou considerando os pontos negativos da plataforma, que são muitos. O identitarismo, extremismo de direita e conspiracionismo sugam completamente a energia vital da rede, e vem a tornando cada vez mais insalubre, no entanto, uma tentativa de fechar uma bolha ao bloquear os indesejados ou desafetos, silenciar termos ou palavras relacionadas a assuntos irrelevantes, e seguir aqueles que agregam um pouquinho de credibilidade e valor, ameniza o problema.

Enfim, dói um pouquinho desbloquear o celular e não ter o Twitter para abrir, por isso criei contas nos serviços que citei anteriormente. O que mais chega perto do Twitter disparado é o Tally, mas o problema? Neste momento ao que parece há apenas 36 pessoas cadastradas, é uma rede claramente em desenvolvimento. Eu fico imaginando, não há absolutamente nada falando sobre esse site, nenhuma notícia, nenhuma indicação, nada… Alguém teria alguma informação sobre ele? Porque me parece ser muito bom, apesar que extremamente duvidoso. Como alguém que está desenvolvendo um serviço desse não consegue que pelo menos um milhar se inscreva?

E caso saibam alguma alternativa de qualidade, poderiam indicar?

1 curtida

o twitter tem um substituto mesmo é o Mastodon.

WT social foi fundado por um dos fundadores da wikipedia com base em privacidade e sem venda de dados, mas o que eu vi é que tinha dificuldade de crescimento.

Agora, o Tally nunca ouvi falar, nem no índice de pesquisa do google ou duck aparece na lista, nem sei como você achou isso.

Mas uma olhada, ver que é registrado no domínio de Gabão, mas operação mesmo e sede é na florida, o domínio é desde 1995, e o dominio .com nem se quer leva a rede.

o motivo de não ter noticia, é que até para imprensa é desconhecido, e o número de usuarios é muito baixo não ajuda.

Parece que é uma rede “fechada” ou os desenvolvedores não se importar em expandir ou espalhar a existência da rede

3 curtidas

Não conhecia esse mastodon, mas achei interessante a proposta.

3 curtidas

shenanigans

Para uma rede que tem menos de 40 pessoas, parece rodar num 386…

Ps.: o .ga parece fazer parte do my.dot.tk… não sei se eu confiaria num site que usa dominio gratuito. hahaha

1 curtida

Nos termos de uso deles fala que não pode postar link pro site deles sem autorização prévia. :person_shrugging:


Por esses termos, eu entendo que nenhum buscador pode indexar o site sem autorização prévia e imagino que eles estejam usando um robot.txt pra impedir a indexação pelos principais motores de busca.

O site é novo pra caramba também.
Se for ver, a primeira mensagem foi postada no dia 27 de março e hoje, 2 de maio, parece ter um total de 21 mensagens só.
Segundo uma postagem do Igor (acho que ele é membro daqui também?) do dia 28 de abril, o site não tinha nem termos de uso ou política de privacidade naquele dia (supondo que é de 2022, isso quer dizer a 5 dias atrás).
O FAQ deles ainda é o lorem ipsum. Não está exatamente na fase de divulgar o site ainda.

2 curtidas

Olha, para você conseguir o que quer, precisa de ir pra algum lugar onde existam pessoas pra compartilhar o fato, além de o lugar facilitar a difusão desse fato. Embora o Mastodon e o Fediverso sejam as melhores alternativas para o Twitter, eles não se propõem a fazer nenhum dos dois.

A construção federada da rede estimula a criação de instâncias menores (para facilitar a moderação). Embora seja possível se comunicar com outros perfis em outras instâncias, não existe nada sobre “veja o que seus amigos estão curtindo” ou uma timeline global.

3 curtidas

kkkkkkk… faz sentido, eu também não confiaria, ainda mais neste momento,

@centauro faz sentido também o que você falou da rede ser social ser nova, o que acho estranho é os perfis ser tão aleatórios, postagem em línguas nativas, o bom que já existe uma conexão de uma parte da comunidade em um universo de 38 membros totais

2 curtidas

Dei uma fuçada a mais nesse Tally e eles estão usando o ColibriSM, que é um script vendido no codecanyon por US$70.
Se você procurar por ColibriSM API no seu motor de busca favorito, deve achar mais uns par de sites usando esse mesmo script. São praticamente a mesma coisa que o Tally.
Dos que eu chequei, acho que o buzzchat é o que tem mais usuários, com 3.807.

4 curtidas

Po… é pior ainda? Script de 70 dólares, 386 como servidor e dominio grátis (faz parte do freenom)? Agora to suspeitando que esse post seja spam para gerar interesse na rede…

3 curtidas

Suspeitei desde quando li a primeira vez kkkkkkkkkk…

1 curtida

Conheci agora, mas ainda tem pouca gente, mesmo já sendo um rede antiga, tem usuários lá de 2017

1 curtida

É possível ter um domínio .ga pago também, mas verificando um whois que suporta a TLD .ga, o site parece estar usando o serviço gratuito mesmo.
Pelo DNS record, o serviço de hospedagem que o site está usando também é de Istambul, por uma empresa fundada em 2018 e que tem algumas opções bem baratas de hospedagem (mas não tem como saber qual opção de hospedagem está sendo usada).

Enfim, características de um site criado e mantido por uma pessoa só que não parece ter expectativas do site crescer muito no futuro próximo.

4 curtidas

Fico imaginando se a pessoa tem capacidade pra resolver pepinos e escalar o server quando necessário… acho que é mais um projeto amador por enquanto…

1 curtida

Exatamente, eu entrei no site deles por um link que achei nos comentários de uma postagem sobre redes alternativas ao Twitter, mas infelizmente não lembro qual era. Quando cliquei para ver os termos de uso e política de privacidade tava tudo lorem ipsum, mas criei a conta mesmo assim só de curioso kkkk

Minha pergunta é: Por que parar de usar o Twitter agora que ele foi comprado por um bilionário se antes de ser comprado ele já era mantido por milionários?

2 curtidas

Exatamente por causa de quem comprou. O que já era tóxico pacas, tá para ficar ainda mais tóxico…

1 curtida

Porque antes eu não sabia quem eram os bilionários e também não eram só um. Muito provavelmente vou voltar a usar, porque infelizmente não haverá rede nesse estilo tão boa quanto o Twitter é…

Pode até ter redes estilo Twitter, mas vai demorar bastante para elas se popularizarem, agora no começo da “dabandada” do Twitter vão ser todas comunidades pequenas e quase sem conteúdo

Ficar mais tóxico do que o Twitter já é é difícil viu

1 curtida

Nem é tão dificil, tu é que não tem imaginação… hahaha