Recorde: pesquisadores fazem conexão à internet atingir 44,2 Tb/s

Originally published at: Recorde: pesquisadores fazem conexão à internet atingir 44,2 Tb/s – Telecomunicações – Tecnoblog

Taxa recorde de 44,2 terabits por segundo sobre fibra óptica foi alcançado por pesquisadores australianos

To mais interessado em saber qual CPU usado nesses equipamentos. hahaha

3 curtidas

Pelo que eu entendi eles usam um semi-condutor especial, não é nenhum processador de computador e eles o chamam de “ soliton crystal micro-comb”, por isso a tradução livre para micro-pente.

2 curtidas

Eu gostaria mesmo é de saber se estão usando algum tipo de OLT turbinada e como funciona o sincronismo de vários lasers mandando dados simultâneos. Isso é um sonho para um técnico em telecom como eu! Abraços!

2 curtidas

Sim, mas o que controla esses aparelhos? Alguma coisa controla e corre os softwares.

@Keaton
Putz, sem olhar de novo em detalhes no Paper eu diria que são códigos em C ou C++ com Libs específicas, não devem ter aplicações comerciais normais. Se tiver um sistema operacional vai ser algo bem “cru” pra ser RealTime e não consumir memória.

@Keaton
Achei no Paper que eles usam esse filtro ótico aqui chamado WaveShaper 4200S, eles geram os pulsos laser pra enviar as informações e conforme a informação é “convertida” tu pode falar quanto de dados poderiam ser transmitidos, mas não são necessariamente dados humanamente legíveis.

Esse é o esquemático geral do sistema de teste, ele tá nos anexos do Paper, ali você vê o WaveShaper.

Ah sim, tava meio perdido. No caso, aparentemente os dados são apenas retransmitidos para o WaveShaper.

Mas no caso, estava mais interessado em qual hardware é capaz de gerar/transmitir 44,2Tb/s de dados, mas provavelmente é algum mainframe/supercomputador usado na infraestrutura. (Mas queria ter uma idéia por cima do hardware. hahaha)

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.