Recomendações de roteador bom e com bom custo-benefício

O roteador da Vivo é um lixo. O próprio técnico me recomendou a comprar um roteador e deixar o da Vivo em modo bridge, algo que eu queria fazer há um tempo. O alcance de sinal é péssimo, muito inferior ao roteador da Claro.

Além disso, sites específicos como YouTube demoram muitos segundos pra carregar, numa internet de 200MB e a Vivo não consegue detectar nenhum problema. Isso é inadmissível. Às vezes o vídeo nem abre.

1 curtida

Basicamente, com raras exceções (se é que há), os roteadores dos provedores servem só para o basicão.

Se não tens problemas com os equipamentos ligados pela rede cabeada, basta desativar o wi-fi dele e ligar uma (ou mais, dependendo da área de cobertura) torres de rede MESH (tem vários fabricantes - eu uso a torre M4 da TP-Link, mas um colega nosso aqui tem tido dificuldades com a conexão dele e o wi-fi também é pelos M4).

Com isso você mantêm as mesmas configurações da operadora e gerencia o seu wi-fi de modo bem mais eficiente.

Essa foi a única solução que que resolveu os problemas de wi-fi que tive, com o xingling da operadora.

Tem muitas dicas no Youtube, sobre o tema e equipamentos.

Esse é um problema bastante comum, nessa área.

1 curtida

Na testou se no cabo isso acontece tambem?

Estou em situação semelhante. Pelo que andei pesquisando a grande maioria recomenda um equipamento que suporte rede Mesh pela comodidade de manter as mesmas configurações de rede e de configuração.

Preciso conectar cerca de 5 dispositivos na rede, numa área de total de aproximadamente 85m². Quais equipamentos Mesh vocês recomendariam?

Desde já agradeço.

Precisa informar, para não jogar R$ fora:

  • Qual a sua velocidade contratada?

  • É fibra até o modem?

  • Qual o aparelho mais moderno que vai usar o wi-fi?

O porquê, disso (não é invasão de privacidade):

  • Não adiantará comprar rede mesh de alta velocidade, se o modem não entrega.

  • Precisa identificar se as saídas LAN do seu modem é de 100 ou de 1000gbits.

Contratar velocidade acima de 100 e a porta LAN travar em 100, é jogar R$ fora.

Por padrão, com um bom router convencional, vai precisar de mesh abaixo de 1000gbits.

A não ser em casos especiais de wi-fi 6 e aparelhos bem atualizados que irão conectar.

Essas informações ajudarão a definir sua possível rede mesh.

Tenho usado há mais de um ano o Huawei AX3 Pro Quad Core (versão brasileira).
Minha casa tem um terreno com mais de 35m da frente até o fundo e com 2 unidades deles, ligados sem fio, cobrem todo o terreno. Nas extremidades não passa a velocidade total da internet, mas dá pra assistir um streaming sem travamentos.

São AX3000 e Wi-Fi 6 em ambas frequências.

2 curtidas

Minhas respostas abaixo, em negrito:

Muito obrigado pela ajuda.

Você vai ver pelo modelo do modem se as portas cabeadas são 100 ou 1000.

Mas não tem lógica ter 250 de velocidade e travar 100 na LAN.

A maior parte dos usuários desconhece isso e compram rede mesh de 1000 gbits, desnecessariamente.

Vai ficar travada em 100.

Pela marca e modelo dele vai achar o manual na net.

Se tiver concorrência por aí, poderá pedir o cancelamento se não te derem um modem melhor.

Se não tiver:

  1. Partir para um modem novo e adequado à sua velocidade cobtratada. O problema é que vai perder o suporte da Claro, claro.

  2. Instalar uma ou duas torres mesh e ver se a velocidade de 100 será um gargalo.

Pela minha experiência de uso, mesmo travado no 100, não deverá ter problema no streaming pelo fator velocidade.

Deverá ter pela comunicação, ainda no coaxial.

Mas só testando, para saber.

1 curtida

Vou verificar a questão da velocidades das portas e, caso eu veja que existe a restrição, entrar em contato com a Claro pra descolar um modem mais adequado.

Se não tiver jogo, troco de operadora. Acho que é mais coerente eu começar dessa forma antes de partir pra investimento em equipamentos, uma vez que moro sozinho e meu apartamento não é tão grande assim.

Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.

Dificilmente a Claro te forneceu um modem sem porta gigabit em um plano de 250 Mbps.

Hoje eu só recomendo comprar um roteador 100 Mbps para quem tem internet até 25 Mbps, acima disso já é bem provável que em breve algum aumento do plano vá passar dos 100 Mbps e o roteador que comprou vai se tornar um limitador e vai ter de gastar de novo trocando ele, afinal, não compro roteador wifi pra usar menos de 4 anos.

A necessidade de se saber quanto a uma porta 100 ou 1000 não está ligado a comprar um equipamento de baixa capacidade.

Possivelmente será um no entorno dos 300/450, até para aproveitar possíveis up-grade na velocidade.

É que vai precisar estar consciente que, caso a porta seja 100, vai ficar limitado nela no wi-fi.

Para o uso apresentado, não vejo maiores problemas. A não ser a instabilidade da própria Claro, claro.

Se não tocar nesse assunto, poderia ficar correndo em círculos quando o wi-fi não corresponder quanto a velocidade nominal contratada.

O próximo passo é a fibra dentro de casa. A mesh já estará adequada, para esse uso.

Só isso.

Um pouco, mas eles não detectaram nada.

  1. Qual a sua velocidade contratada?
    200MB.

  2. É fibra até o modem?
    Sim.

  3. Qual o aparelho mais moderno que vai usar o wi-fi?
    Um Dell Inspiron 15 e um S20 FE.

Eu já não recomendo de forma alguma. Todo mundo que conheço fica no mínimo 2-3 anos com um roteador (só se ele der problema antes) então atualmente nem rola indicar um que tenha apenas 10/100.

1 curtida

Assíncrono, eis as questões a serem observadas:

  • No caso das portas LAN do modem da operadora serem gigabit (100/1000) e não tendo problemas de conexão nas partes cabeadas (atrasos, ping, interrupções do sinal, etc), bastaria comprar uma ou duas torres mesh (TP-LINK, D-LINK, INTELBRAS…).

No caso da TP-LINK (tenho uma boa experiência com a marca):

  • Deco M3 gigabit - 100 dispositivos conectados - 320 m2 de área de alcance.

  • Outra opção seria 2 torres Deco M4 - Gigabits.

Quanto mais torres, maior a área de cobertura do wi-fi.

Eu tenho uma única torre M4 que atende o 1 e 3 andares (moro no 2o) e tem uns 15 aparelhos conectados nesse wi-fi (200mb fibra).

O que precisa: ter acesso às configurações do modem da operadora para DESABILITAR (não ocultar) o wi-fi nativo do modem.

O Deco M4 passará a gerenciar toda a parte do wi-fi.

Tenho uma ótima experiência, do modo como descrevi.

Agora se tens problemas com a parte que está cabeada, melhor brigar com a operadora para eles resolverem.

Um novo modem não será garantia de boa conexão.

Quanto a porta do modem ser 10/100 e não 100/1000 vai interferir apenas na velocidade do wi-fi. Mas isso mostra que o modem, por si só, já tem suas limitações.

Sou favorável a troca do modem quando se tem uma boa conexão física cabeada e um bom domínio dessas configurações de rede.

Não é um terreno para amadorismo. Precisa estudar bastante. Trocar o modem pode levar a perda da assistência da operadora e poderá implicar em custos de visita.

Os técnicos instaladores, salvo raras exceções, estão acostumados com a receita de bolo dos modens deles.

Opções de outras redes mesh:

D-LINK

COVR 1102 _ 1200 MBPS - 2 PONTOS ATÉ 325
M2.
(Não tenho experiência com essa marca).

INTELBRAS

TWIBI 2 TORRES cobre até 360m2 de área. Gigabit.

Também não tenho experiência com a marca.

Preços é uma questão de pesquisa.

Fique à vontade para perguntar.

Muitos aqui tem conhecimento e experiências bem melhores que as minhas.

Mas, sinceramente, são as sugestões que posso dar no meu limite de conhecimento.

Estude, avalie, pergunte, questione e tome por fim a sua decisão.

E boa sorte!

1 curtida

Desculpe, mas você poderia resumir um pouco? Eu fiquei meio confuso.

É melhor um roteador gigabit? A porta do roteador original precisa suportar o outro roteador, que vai ser gigabit?

Ok!

Resumindo:

  • Sugiro que só troque o modem se tiver conhecimento para fazer isso, ou alguém que possa lhe ajudar. Trocando poderá perder o suporte da operadora, passarão a cobrar as visitas e os técnicos deles, são cegos, pouco ajudarão (via de regra só conhecem as configurações dos modens deles).

  • Tendo conhecimento: verifique se a parte da ligação modem/operadora está ok. Isso se dá pela qualidade e velocidade da conexão nas partes ligadas pelos cabos xe rede (PC, XBOX, LAPTOP plugado no modem por cabo).
    Estando OK, trocar o modem solucionará o problema. Se tiver problemas nessa parte cabeada, um novo modem pouco, ou nada, adiantará. Terá que trocar de provedor ou brigar com eles para resolver isso.

Não tendo problemas no que está plugado por cabo, entramos na questão do wi-fi.

Aí basta comprar uma ou duas torres mesh, que irá resolver o wi-fi. A porta LAN do modem ser 10/100 só limitará a velocidade do wi-fi. Dependendo do uso, isso não terá importância.

O assunto redes é extenso e bastante fracionado. Mexer numa ponta implica em várias consequências (boas e ruins).

É preciso estudar bastante, para se ter uma boa “noção” do tema.

Espero ter ajudado.

Obrigado!

Wi-Fi mesh é muito caro, precisa ser roteador, que é o que consigo pagar. :frowning:

Entao melhor seguir usando o roteador da vivo, pq se for comprar porcaria vai continuar ruim a tua internet e tu vai ter jogado dinheiro fora.

Eu comprei 2 huawei ax2 por 450 reais na bkackfriday, o preço de 1 roteador mais ou menos.