Pessoal, decidi voltar a usar notebook depois de alguns anos utilizando desktop e queria uma recomendação de algum modelo em torno de R$ 5000.
Meu uso vai ser maioritariamente para consumo de conteúdo e, eventualmente, alguma tarefa de programação, ou seja, nada muito pesado como edição ou CAD.
Não descarto a possibilidade de gastar mais e comprar um Mac para experimentar o SO, mas ainda estou bem na dúvida quanto a isso.
se der, pegaria o macbook air, chip M vale muito a pena, tem potencia e um consumo muito baixo de energia, consequentemente bateria duradoura e mais tempo de uso
já outro notebook seria da dell, se der, pegaria a linha latitude, tem uma construção muito boa
outras marcas não pegaria, tem uma construção muito ruim, a exceção seria a vaio que ainda não peguei um e o acer vero por questão ambiental mesmo
e tem a linha thinkpad também muito boa, já outros produtos da lenovo, tem uns pontos fortes e uns pontos fracos, a bateria mesmo achei ruim
eu comprei recentemente e aguardando chegar, o Notebook Lenovo Thinkpad E14 R5-7530U 16gb 256gb W11 Pro 14; por R$ 4.380,00 comprando via CNPJ, eu daria uma olhada nos note da Acer, pois boa barte deles ja vem com DDR5, problema é que são soldadas e alguns não possuem slot de expansão. O Leon do canal coisa de nerd, fez um vídeo de recomendações, e segundo ele indicou notebook AMD a partir da série 7000, pois vc adquire esse aparelho hoje o mais atual, e em 3 ou 4 anos ele ainda terá relevância, perante os novos da época, agora se vc compra um intel 11ª geração ou Ryzen 5 de 4 geração, já estão bem defasados, e em 4 anos eles não vão ser relevantes.
Se for pegar Macbook, os mais baratos são com tela de 13", eu acho muito pequena.
Se quiser uma tela maior, uma opção seria dar uma olhada no site da Avell, vários modelos você consegue até customizar com as configurações de sua preferência.
Esse modelo B.On Lite vem com Core i7 de 12ª geração e custa a partir de 3,2k, colocando 16gb de ram e 512 de SSD fica 3,7k. Se comprar também o Windows fica 4,05k.
Se quiser um modelo com placa de vídeo dedicada tem o Storm BS por 5k, as especificações são:
Placa de Vídeo GeForce® RTX 3050 (4GB GDDR6)
Intel Core i7-12650H
16gb de ram, mas pode expandir futuramente até 64gb
SSD MVME 512gb
Vem sem Windows, mas por mais 400 reais já vem com Windows instalado.
Ele vem com várias portas e tem entrada para fone e microfone separadas.
E tem outras opções no site, eu nunca tive um Avell mas já ouvi falar bem, meu amigo que comprou ficou bem satisfeito e também já vi mais comentários positivos online.
Obrigado pelas indicações, pessoal. Até o momento, só decidi que não vou de Mac, porque é um investimento que não faz sentido agora (o modelo com tamanho de tela que eu gosto é muito caro). Talvez eu mantenha meu desktop por mais alguns anos e só compre um tablet, o que já me ajudaria bastante.