Recomendação de armazenamento

Kingston é uma marca confiável, o problema é ser de marketplace.
Kabum tem o mesmo item, no mesmo preço (no PIX), mas vendido diretamente por eles.

1 curtida

E os NVME são tão seguros quanto os SATA?

Sim, porém nenhum é a prova de erros/falhas.
Dados críticos devem ser mantidos em duplicidade, pelo menos.

Entendido.
Agradeço a recomendação.
Ficarei de olho em possíveis futuras promoções.

Lembrando que m.2 pode ser SATA… e colocar sata em m.2 é só queimar slot com SSD lixo. Nesse caso, muito melhor pegar SATA normal e deixar o slot pra algum NVMe com DRAM e SLC cache de verdade…

M.2 = Conector
Nvme = interface de conexão

1 curtida

image
No caso “queimar slot”, não quer dizer queimar no sentido de fazer parar de funcionar e sim de enfiar um SSD fraco nele, ocupando-o com algo que poderia estar na porta Sata normal…

Quanto ao M.2…
image

É errado pressupor que o usuário é leigo, quando não há nenhum indício disso.

Ele disse que guarda jogos (não o SO) e eu frizei sobre ter a porta disponível, então tudo leva a crer que a placa mãe possua pelo menos 2 entradas do tipo.

Com o preço de armazenamento atualmente, eu sempre escolheria o de maior velocidade possível dentro do meu orçamento, mas a realidade de todos não é assim.

Compra o mais barato. M2 é sim mais rápido, mas só na teoria. Na prática faz diferença nenhuma. PC com SSD “normal” é tão rápido quanto com M2.

Queria aproveitar a discursão e saber se tem alguma SSD (tipo NVME) barato (num precinho bom) com DRAM?

Como usuário de SSD há uns 13 anos e NVMe há 3-4 anos, não existe palavras para discordar mais desta afirmação.

Só é igual para usuário que abre 1 aba no Chrome e/ou Word/Excel. E ainda assim há diferenças ao ligar o equipamento.

3 curtidas

Grande diferença de meio segundo… :clown_face:

Penso que SSD com a entrada M.2 seja mais seguro por dano físico que aquele que possui entrada Sata pela razão de está conectado na placa mãe e não tem o intermédio do cabo de ficar mexendo e danificar a entrada do SSD

Nem sempre o mais barato é a melhor opção… Se tiver endurance ruim, e tu instalar o Windows com pouca RAM… tu mata o SSD rapidão. (Pro meu uso, 16GB não é suficiente e o swap detonou a escrita do SSD…)

Não é bem só na teoria, um SSD bem construido será sempre melhor que um SSD de entrada… geralmente os mais caros tem SLC cache e/ou DRAM e isso ajuda demais… se não a gravação é uma piada de mal gosto… já peguei 3 WD Green que gravavam à tipo 30MBps… o WD Green SATA que eu substitui faz uns dias, com o Windows nele, gravava à 40MBps depois que seu pequeno cache acabava… o XPG X8100 que substituiu ele continua gravando à 80-120MBps, mesmo com o Windows 11… mas esse comportamento não se repete quando ele está num case externo.

Edit: pequeno detalhe que eu esqueci de adicionar: tem de dar uma boa forçada no X8100 pra ele cair pra 80MBps… Já no WD Green qualquer porcaria de arquivo 4GB já consegue isso.

2 curtidas

Eu imagino que isso só seja importante pra quem fica mexendo muito no gabinete.
Ao menos aqui, nunca desconecto nada, nem quando abro pra limpeza a cada 3 meses.

Exatamente. Ele deve ter usado NVMe “genéricos”/simples e acha que o comportamento de todos serão iguais.

Quando saí de um SSD Sata para o MP510, o tempo de carregamento de tudo caiu pra 1/3 ou menos. Instalação de programas então é absurda a velocidade. E tudo isso se deve à DRAM, que faz ele entregar os 3.000 MB/s em leitura e escrita.

1 curtida

Tocando nesse ponto, seria indesejável guardar tudo no mesmo SSD?
Penso eu que não deve haver problema em manter jogos e SO juntos.

Não há problema nenhum, é só que se deve priorizar o dispositivo mais veloz para o SO e itens que usa mais.

Amigo, passei por isso esse mês com o disco secundário do meu notebook, um HD de 1TB! Tenho um notebook que apesar de Intel de 8ª geração não tem porta nvme, na hora de comprar, estava entre comprar um HD de 2TB SATA ou um SSD de 1TB SATA também, acabei escolhendo a segunda opção, mesmo com o armazenamento estando no talo e tendo que deletar muita coisa, acho que foi a melhor escolha.

No seu caso a escolha seria de ir entre SSD SATA ou NVMe, não tem nem o que se perguntar, por uma diferença infima do valor, vale MUITO mais a pena ir de NVMe que é no mínimo 2x mais rápido!

Porém vou lhe dar uma dica, cuidado com a marca que compra, SSDs e NVMes de marcas Chinesas genéricas é um barato que pode sair caro, tenho vários amigos comprando SSDs SATA e NVMe de marcas Chinesas para economizar uma micharia e acabou perdendo ele em 1 ano ou até menos!

Recomendo que compre NVMe da XPG, Kingston, Samsung, WD e na pior das hipóteses um AData da vida, com esses não terá problemas e se tiver, pelo menos tem como acionar a garantia de 3~5 anos.

1 curtida

XPG é a marca “gamer”/performance da ADATA, só pra constar.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.