Receita Federal e Banco do Brasil iniciam arrecadação com PIX

Não é “aquela notícia” que vai bombar mas pelo menos vai ser mais rápido o processamento dos tributos.

A Receita Federal passou a inserir um QR Code nos novos modelos de Darf para que os contribuintes possam pagar os tributos federais utilizando o PIX.

Banco do Brasil é o primeiro dos agentes arrecadadores a incorporar o PIX ao serviço de arrecadação prestado ao Governo Federal, serviço que está sob a gestão da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Com essa evolução, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), principal documento de arrecadação do Governo Federal, passará a ter um QR Code que permitirá o pagamento pelo PIX.

Nesta primeira fase, poderão pagar o Darf pelo PIX apenas as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). Ainda neste mês de dezembro/2020, a Receita Federal pretende incorporar o QR Code do PIX ao Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), utilizado por todos os empregadores domésticos, envolvendo cerca de um milhão de pagamentos todos os meses. No início de janeiro de 2021, o QR Code do PIX será incorporado também ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), facilitando os 9 milhões de pagamentos feitos mensalmente por Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais.

A expectativa da Receita Federal é permitir que ao longo do próximo ano, todos os documentos de arrecadação que estão sob sua gestão tenham o QR Code do PIX, o que corresponde a 320 milhões de pagamentos por ano.

EDIT: uma coisa que acabei de lembrar aqui é que com o PIX vai se facilitar pagar os tributos sobre compras no exterior em viagem. No caso o que exceder a US$ 500.
Como funciona HOJE: quando você declara que tem excedente (além de US$ 500), a RFB emite um DARF com o valor do imposto sobre o excedente. Você vai até um posto bancário do BB ou se for cliente do banco paga pelo celular, etc. Só que o tempo de compensação varia entre 40 e 120 minutos. Com o PIX, essa cobrança passa a compensar instantaneamente. Então você não vai ficar mais de “castigo” no aeroporto ou na fronteira enquanto espera pela compensação.

2 curtidas

Po… quando vi o post no fórum, achei que eles iriam começar a cobrar impostos já… hahaha mas ao menos ainda não é isso

1 curtida

DARF, quando cai em final de semana, vc tem que pagar antecipado, ao contrário de contas e boletos.

Se pode pagar com pix, quer dizer que poderemos pagar no vencimento, mesmo que seja num domingo?

1 curtida

Bom, essa é uma boa pergunta. MAS acredito que como o pix seja 24/7/365, então acredito que você possa pagar no vencimento de boas.

1 curtida

DARF, FGTS, INSS… Tudo antecipado. Espero que com “pics” consiga agendar para o dia certo.

Que bom que PIX está sendo incorporado com outras plataformas do governo. Mas vamos combinar que esse titulo ficou bem ambíguo né?

Guedes curtiu isso

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.