Receita Federal cria chatbot no Telegram para serviços de CPF

Originally published at: https://tecnoblog.net/357077/receita-federal-lanca-chatbot-servicos-cpf-telegram/

Chatbot da Receita Federal no Telegram permite consultar situação cadastral ou regularizar CPF, por exemplo

Alecrim… precisa arrumar a segunda opção do 3º parágrafo, ta vida invés de via:

  • Emitir segunda vida do CPF.

Obrigado, Alessandro!

1 curtida

Este é um bot que deveria ter um selo de perfil. Porque a quantidade de fakes que podem surgir…

4 curtidas

O link correto do chat bot da Receita Federal é @receitafederaloficialbot. Atenção, pois receitafederaloficial e receitafederalbot não são da Receita Federal.

Como informado no texto, o canal do chatbot é ReceitaFederalOficial. O próprio site da Receita diz isso:

1 curtida

Por isso mesmo estou comentando. A matéria está dando uma informação errada. Confiram vocês mesmos. Estou no Telegram há 5 anos.

O link informado é um canal, e canais não permitem interação de usuários. E tem mais. Todo bot do Telegram que não é do próprio Telegram tem a palavra Bot no final. O que estão informando não tem. É um canal falso.

2 curtidas

Você tem razão, é @receitafederaloficialbot mesmo. O erro foi a Receita ter usado o termo “canal” e eu ter ido na onda. De todo modo, ao buscar por ReceitaFederalOficial, o Telegram leva direto ao chatbot certo (pelo menos foi assim no teste que fizemos).

Atualizei o texto para deixar isso claro. Obrigado pelo toque!

2 curtidas

Pior que várias mídias que divulgaram isso divulgaram errado. Vi até matérias de TV divulgando errado e delegado da Receita Federal falando errado. Difícil, pois se o dono daquele canal divulgado pegar o link e colocar num grupo ou pior ainda, num usuário particular, as pessoas vão mandar seus cpfs e os mesmos vão cair em mãos erradas.

1 curtida

Parabéns, TecnoBlog. Vcs foram os únicos a saberem divulgar o @ correto do BOT. Nem a própria receita não soube. Uma vergonha e um risco!

Algumas mídias fizeram até tutorial dizendo que se colocar RECEITA FEDERAL OFICIAL na busca, o primeiro resultado é o certo. Só que o bot verdadeiro só aparece em primeiro na lista para quem já acionou o bot alguma vez. Para quem não acionou, os primeiros resultados estão todos errados. Um dos canais falsos está com quase 2600 enganados. Outro está com quase 900 enganados. É o resultado da desinformação.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.