Recebendo notificações de login sem estar tentando logar

Olá Tecnobloggers. Possuo verificação de duas etapas ativadas em minha conta do Google e todos os dias recebo notificações de tentativas de login em minha conta(veja anexos). Essas tentativas geralmente vêm de locais diferentes.
Eu utilizo uma senha forte com todas as recomendações (mais de 16 caracteres com símbolos, maiúsculas, números, etc) e o único local em que a tenho “anotada” é no 1Password.
Também tenho a autenticação de duas etapas ativadas usando o Smart Lock ou autorizando através do Gmail e reviso constantemente a segurança da conta não encontrando nenhum app de terceiros conectado que eu realmente não uso.
Por mais que eu sempre troque a senha eu continuo recebendo as notificações de tentativa de login. No meu entendimento, para que eu as esteja recebendo, alguém está usando minha senha corretamente mas não consegue se logar justamente porque eu não autorizo através da autenticação de dois fatores.
Diante de tudo isso fico me perguntando na possibilidade de minha senha ser exposta ou se realmente isso é um bug do Google.
Alguém já tem/teve algum um problema parecido relacionado a isso?

1 curtida

Já tentou trocar a senha? É possível que tenha vazado. A pessoa não consegue logar por causa da autenticação de duas etapas, mas passa pela primeira etapa.

2 curtidas

Pra receber essa notificação, não é necessário passar pela primeira etapa da senha. Ao digitar a senha errada, o Google fornece algumas opções de recuperação de conta e uma delas é receber a notificação no celular (quando esta opção está ativa nas configurações de conta).

Eu passo por isso, existe um homônimo que acha que possui o meu endereço de e-mail (que é simples, por eu ter esta conta logo no lançamento do serviço). Então de tempos em tempos recebo este aviso, ou então a criação de uma conta na Netflix, ou recuperação de senha do Mercado Livre… Enfim, eu já desisti de tentar fazer alguma coisa a respeito, eu simplesmente ignoro todos os avisos, pois não existe nada a fazer.

6 curtidas

Sempre troco mas as notificações continuando chegando, por isso cheguei a pensar que talvez fosse algum tipo de bug.

Ah, boa Xavier! Não tinha me tocado que na redefinição de senha era possível receber essas notificações. Também tenho vários homônimos e recebo desde contas de celular e cobranças a cadastros em sites adultos ou de origem duvidosa.
Obrigado aí pelo insight! Eu tava quebrando a cabeça tentando entender como minha senha poderia estar vazando hehe

2 curtidas

Pois é, acabei não me tocando disso, também!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.