Reaprender programas atualizados dificulta o aprendizado de programas novos?

Percebi que eles ficar alterando o design, tema, configuração e posição. Essas novidades atrapalham quem esta aprendendo e dificulta o entendimento do programa.

Ao invés de criar algo clássico aonde o professor sabe de có aonde esta o botão para ajudar o aluno, eles mudam tudo para deixar kawaii.

o professor vai ter que ficar estudando o programa todo ano, ao invés de separar esse tempo para poder estudar outros programas, fica bitolado estudando uma área só.

Depende muito do programa que você está falando…

2 curtidas

por exemplo, eu amava o office 2003, mas eles estragaram o design mudando todo o design, posição dos botões, configurações, UI, UX, cores, etc.

realmente eles não tem amor ao que é velho que está funcionando e quer encantar o publico novo do smartphone, sendo que quem usa pc são usuarios de outro nicho e não do nicho de smartphone, aonde tudo tem que ser bonitinho UX, UI, etc. e no pc tudo tinha muitas opções, botões, configurações, posições, barras, paineis, etc.

podemos ver isso em varios programas, que “melhoraram” que só pioraram na visão que usava o pc nos anos 2000 no windows xp.

Nah, isso ai é só tu remando contra a maré. É aquela teimosia de gente velha de não querer mudar, eu sou assim. O design do novo Office, o cheio de frufrus que eu odeio, apesar de eu achar o design muito eyesore, ele é bem mais prático, clean e produtivo que o 2003. (Mas mesmo assim, eu gostava muito mais da interface à lá Windows 95 dos anteriores…)

No começo eu esperneava, agora eu sou mais rápido que era. (O Windows 11 não é o mesmo caso, o Windows 11 é um caos. Odeio ele. Não mudo de idéia de jeito nenhum.)

Não acho que um cara que domina o Office 2003 demoraria mais do que algumas horas para se acostumar com o layout de 2023, por exemplo. E não se iluda achando que os professores precisam se preocupar isso, porque instituições de ensino, principalmente as federais, ficam com os mesmos softwares por anos. Hoje isso muda um pouco por causa dos SaaS, mas ainda é muito restrito a empresas grandes e instituições privadas mais caras.

Eu também sou do tipo que prefere poucas alterações visuais, mas infelizmente se não parece que mudou, o usuário comum acha que não mudou.
Por exemplo mudanças em design dos smartphones, hora é tela reta, depois curva, depoius volta a ser reta, ai as cameras ficam num canto, depois mudam de lugar, tudo isso só pra diferenciar o novo do anterior.

No mundo do PC isso ficou um saco mesmo, antes pra dar alguma instrução agente dizia clica em INICIAR, clica em ARQUIVO, agora é clica no ícone no canto inferior direito que parece com o simbolo da Microsoft, clica no “menu harmburger”, clica nos tres pontinhos, e por ai vai.
Os designers de software de uns 10 anos pra cá pegaram bem essa moda de minimalismo, mas como você bem disse, uma coisa é precisar aproveitar espaço numa tela de 5-6", outra é numa tela de 24" ou mais, a anos atrás monitor padrão era de 14" e 17" era luxo, hoje o piso basicamente começa em 20" pra desktops, então o que menos precisamos é dessas interfaces minimalistas.

Mas apesar de odiar aprendi a parar de nadar contra a maré, demorei muitos anos pra migrar do Wiundows XP pro 7, depois muitos anos do 7 pro 10, no 10 eu consegui me convencer de vez que é mais fácil deixar a cabeça sempre pronta pra reaprender, hoje to no 11 e nem o papel de parede mudo mais, prefiro deixar tudo padrão que fica mais facil de acostumar do que ficar mudando cada centimetro do sistema pra ficar como eu estava acostumado, até o Windows 7 eu ainda ficava mechendo até em registro do Windows pra deixar tudo como era acostumado desde o WIndows 98.

kkkkkkkkkkkkkkkk seu velho

É… office é um carinha complicado, isso afeta muito em concursos por isso nunca é exigido a versão mais recente.

Mas não tem muito o que fazer, quanto mais você resiste, mais fica distante entre as versões e maior será o impacto quando de fato for obrigado a mudar :stuck_out_tongue:

Na área de engenharia e arquitetura o maior exemplo disso é o AutoCAD. Há alguns anos a Autodesk remodelou completamente a interface (babaquice de ribbons). Maioria dos meus conhecidos sempre opta pela interface “classic”, ainda disponível nas entranhas das configurações. Eu nunca tive muito interesse de voltar pois sempre usei mais os comandos via teclado. Mas não lido com esse software diariamente, felizmente. Todavia, com a recente migração de tecnologias para o BIM, isso deixou de ser um problema.

Fazem quase 17 anos que o Office mudou pra interface “Ribbon”. Se tem gente ainda reclamando, :man_shrugging:

Levando em conta que a pessoa está usando softwares de 21~22 anos atrás…

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.