Rastreio do Instagram

Pessoal, como parar o rastreio do instagram?

Seguinte, tenho uma conta no instagram que eu fiz para fins de uma palestra. Desde lá, mantive a conta.

Fiz o bloqueio de todas as permissões, mas, mesmo assim eu vejo ele cruzando informações:

1 - fiz umas buscas no Google e no YouTube sobre cursos de inglês online para minha namorada. Desde então ele me recomenda anúncios de curso de inglês. Isso já aconteceu com outras situações. Como ele consegue ter acesso a essa informação?

2 - Se tentar acessar o Instagram pelo navegador do Android, ele já dá automaticamente algo como “continuar com fulano?” mesmo apagando todos os dados do navegador.

3 - intromissão no microfone: isso eu até que resolvi no meu aparelho, no da minha namorada permanece e reativa sozinho. Uma vez o pessoal do tecnocast falou em não acreditar que aplicativos usam microfone. Mas tem situações que são impossíveis no instagram.

Isso anda incomodando. É olha que uso o Kiwi que preza mais ao anonimato.

Obs.: Mantive o Instagram só por causa de um ou dois perfis.

Olha…
1- O Instagram é do Facebook, ele obtem os dados do serviço de ads do Facebook. (Ou do Google, não lembro qual eles usam no Android)

2 - Isso me parece os dados do Google. Tenta deslogar a conta do Google do navegador ou trocar de navegador.

3 - tenta achar algum app de bloquear microfone/camera pro android. tem vários.

Você precisa deixar o app instalado no smartphone?
Não tem como usar só via PC? Daí é só usar num desktop sem webcam ou microfone e o ponto 3 se vai.

De qualquer forma:
1 - Você pode usar bloqueador de rastreador. No Android você pode usar alguns apps específicos para isso, mas precisa se atentar que os apps que funcionam sem root criam uma conexão VPN pra funcionar, portanto você não vai poder usar esses apps junto com um VPN ao mesmo tempo.
Minha sugestão de apicativo para aparelhos sem root é o TrackerControl. https://trackercontrol.org/
Minha sugestão de aplicativo para aparelhos com root é o Adaway. https://adaway.org/

Outra opção é usar alguma extensão de navegador.
uBlock origin também conta com bloqueio de rastreadores, mas se não quiser bloquear propagandas, pode usar algo como o Privacy Badger. https://privacybadger.org/

2- Como o Keaton falou, deve ser alguma integração entre o sistema e o navegador. Como você não falou qual navegador exatamente acontece isso, fica mais difícil apontar uma possível causa.

3- O jeito mais fácil de resolver é o que eu falei no começo do comentário. Desinstala o aplicativo do celular e usa só num desktop sem câmera ou microfone.
Se for continuar usando no celular, você pode instalar algo como o Vigilante

que é um aplicativo que monitora e mostra um aviso visual quando algum aplicativo tenta usar a câmera ou o microfone.
Ou você pode usar o PilferShush Jammer

que mantém o microfone em uso pra impedir que outros aplicativos usem sem você saber. Não sei quão bem funciona em versões mais atuais do Android. E diz que não usa CPU ou bateria de maneira perceptível, mas eu noto que o aparelho fica mais lento e a bateria acaba mais rápido se eu deixo o aplicativo ligado.

2 curtidas

Uso o Kiwi browser que já tem algumas funções de bloqueio. Acho que é cruzamento de informações mesmo. Quando entro no modo anônimo, o site do instagran não dá a opção de continuar com a conta.

Muito invasivo isso de ver a conta logada no site da Google já pra sugerir. Parece que ele consegue acessar todo o histórico de busca no Google, seja youtube, Gmail ou buscador.

Tendo isso em vista, acho que uma opção seria recriar uma conta do instagram com um e-mail aleatório só para seguir uns dois perfis.

Pode ser que seja alguma integração obscura do browser (que é baseado no Chromium) com o Android.

Isso é só especulação e precisa de mais testes, mas pode ser que o browser esteja pegando os dados da conta logada no seu Android de alguma forma.

Tem como mostrar qual é a janela que dá a opção de continuar com a conta? (Claro, risca o nome da conta)

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.