Raspberry Pi 4 é anunciado em versão com 8 GB de RAM

Originally published at: Raspberry Pi 4 é anunciado em versão com 8 GB de RAM – Computador – Tecnoblog

Raspberry Pi 4 com 8 GB de RAM vai facilitar aplicações com sistema operacional Raspberry Pi OS de 64 bits

Poxa, agora sim dá pra usar como um mini desktop de pouco consumo.

Problema que no Brasil o Raspberry Pi 4 de 4GB já chega fácil 600 reais… imagina esse. Deve estar uns 1500 reais. :frowning:

2 curtidas

Acho que pra emulaçao de games, 8gb não tem necessidade né?

Tenho o 4Gb e não vejo necessidade de 8Gb. Abro várias abas no Chrome sem engasgos.
Eu preferiria um processador um pouco mais veloz e um sistema de resfriamento mais aprimorado. Mesmo usando cooler, dependendo da localidade ele sofre.

O lado bom é que o de 4GB ficou mais barato lá fora. Provavelmente ano que vem ele recebe mais um upgrade de processador.

1 curtida

Eu tenho o de 1gb (Pi 2).
Usava ele como um servidor de arquivos - raspbian no micro SD e arquivos num HD externo plugado. Era realmente uma solução caseira que funcionava, apesar da gambiarra que tive que fazer pra energizar o HD externo, já que o Pi (as portas USB) não forneciam energia suficiente. É, aliás, o que sinto falta - ter uma mini fonte pra poder plugar coisas nele como esses HDs.

Configura 4GiB como ramdisk e profit!

1 curtida

Usa um hub usb com alimentação externa (ele tem uma entrada pra uma fonte 5v), é uma gambiarra, mas funciona bem, não falta energia pra ligar nada.

Foi o que eu fiz, mas não deixa de ser gambiarra.

1 curtida

Alguém sabe se é possível rodar uma distro Linux e rodar Docker nisso? Eu sei que algumas distros têm versões pra ARM, mas será que o Docker roda? Minha intenção é ter um desses pra usar como servidor de mídia, emulação de consoles e desenvolvimento.

Sim, é possível, eu uso o Ubuntu nele.
Sobre o Docker, ele é um repositório de imagens, não é? Precisa ver se o que você vai usar já tenha o port para ARM. Mas o Docker em si tem suporte.
Servidor de mídia é tranquilo e emulação de consoles, até quando vi não estavam 100% portado corretamente, a melhor opção era o Lakka.

8GB seria legal para rodar um mini webserver. Processar imagens, documentos.

Oi xavier
Tenho um amigo que instalou Linux Mint em uma Raspberry, e estava tendo problemas para reproduzir filmes no Netflix. Como é o seu uso quanto ao consumo de mídia, utilizando ubuntu?
E qual versão é preciso instalar para rodar no processador ARM?
Estou afim de comprar uma de 4gb (ou 8gb) para usar como computador principal, mas me preocupo quanto a este quesito.

1 curtida

Então Luiz, Netflix em si eu nunca utilizei, o consumo de mídia no Kodi em 1080p é normal.
No entanto eu já tive problemas no YouTube: Chromium com 3 abas + YouTube em 720p em 1,5x engasga, dessincroniza o som, perde frames, é inusável.
Se ele estiver reproduzindo no navegador, pode ser este o problema. Apenas não faço teste, pois meu plano é o mais simples, com transmissão em 540p, então não seria um comparativo válido.

Não sei como é seu uso principal, mas se for intensivo/regular, não acho que seja uma escolha muito boa. Aqui eu precisava de algo pra conectar numa impressora laser, vez ou outra acessar um e-commerce (por causa do Meliuz) e cumpre perfeitamente. Dificilmente acharia um computador/notebook no mesmo preço.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.