Rara versão oficial de Super Mario Bros 3 para PC é resgatada por museu

1 curtida

Nossa… isso parece um fan game de tão mal feito.
Não me refiro à movimentação e sim aos sprites… hahahaha

Eu tenho certeza que joguei esta versão quando criança.

É porque é um fan game, de certa forma.
Essa é a versão que o pessoal da id Software fez quando ainda se chamavam IDF.
Eles fizeram essa demo e enviaram pra Nintendo pra tentar fechar um acordo pra produzir uma versão do SMB 3 pra PC.
No fim a Nintendo não aceitou e a IDF virou id Software e usaram parte do que aprenderam fazendo esse port quando fizeram Commander Keen.

Em tese eles nunca lançaram esse jogo oficialmente.
Não sei quão provável é que você tenha tido acesso a uma versão quando criança.

Me refiro tipo os rom hacks tipo Diagonal Mario ou aqueles feito em flash… hahaha

A Nintendo recusou pq eles detonaram a identidade visual do jogo…

Esse é só um demo que os caras fizeram provavelmente sem nem ter acesso a assets oficiais.
Pelo que eu me lembro, eles fizeram tudo do zero e, pra época, foi um feito técnico e tanto porque ninguém tinha feito um jogo pra PC com esse efeito de rolagem de fase que fosse tão fluido.
Esse efeito que a idSoftware reutilizou no Commander Keen depois.

E como é só uma demo, eles fizeram não implementaram tudo, como a barra de velocidade para poder voar (nessa versão você voa infinitamente, por exemplo), contador de moeda, etc, etc, etc. A ideia deles era só mantar um protótipo simples pra convencer a Nintendo de que eles tinham a capacidade de portar o jogo pra PC de maneira satisfatória. Caso a Nintendo aceitasse e fechasse um acordo, daí a idSoftware iria incrementar e polir o jogo com a ajuda da Nintendo.

A Nintendo provavelmente recusou porque ela não tinha (e parece que ainda nem tem) interesse em entrar no mercado de PCs. O interesse dela é focar na sua própria plataforma.

Não existia o jogo normal? Tipo SNES/NES? Era só ter olhado e copiado. hahaha

Sim, sim, mas tava feio. Os sprites tavam bem feios. Se eles queriam convencer a Nintendo, deviam ter feito um trabalho bem melhor. hahaha (Se bem que eu acho que a Nintendo da época não aceitaria de qualquer jeito)

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.