RAM Virtual é recurso do futuro para smartphones?

A Xiaomi liberou RAM Virtual para 30 smartphones de linhas Redmi, Mi e POCO. Link: Xiaomi expande memória de 30 celulares Mi, Poco e Redmi com RAM virtual – Celular – Tecnoblog

Outras marcas, como Oppo e Vivo, adotam o mesmo recurso.

Pergunta: vai ajudar melhorar o desempenho de smartphones básicos, intermediários e premiuns?

pra mim é recurso do passado, usava isso quando tinha celular com 512mb de ram.

5 curtidas

Está ganhando destaque no momento! O recurso vai ser adotado massivamente?

Dificilmente, até por contarem com pouco armazenamento e as velocidades dos mesmos não serem altas.

Agora vai ajudar o pessoal do marketing a dizer que o aparelho tem mais RAM do que realmente tem, e dar uma falsa sensação de desempenho. O problema mesmo será sentido quando o aparelho estiver com o armazenamento cheio e começar a travar em dobro, já que o Android é mais permissivo com uso de RAM e naturalmente os apps terão o consumo aumentado pela oferta de mais RAM.

Acho que o recurso é válido quando se tem um projeto que tira proveito disto, sem virar uma bola de neve.

2 curtidas

Quando a gente descobre que ta ficando velho… nunca tinha ouvido o termo “Ram Virtual”, mas entendi que é basicamente swap. Então acho que faz sentido ter swap mas não deve mudar muita coisa na vida das pessoas não principalmente pelo que o @Douglas_Knevitz falou que smartphones acabam capando muitas vezes mais que a própria RAM. Como os aparelhos celulares vem com configurações pré-montadas, diferente de um PC que vc pode exagerar no armazenamento mas esquecer da RAM, ai sim o SWAP vai ser bastante útil, a hora que seu aparelho começar a gargalar na RAM ele vai estar provavelmente gargalando no armazenamento, processador, tudo junto.

De qualquer maneira, parece melhor ter que não ter o recurso.

1 curtida

com os celulares já tendo 18GB de ram? não há necessidade alguma.

Ué, Android sempre veio com SWAP ativado. O meu Poco M3 tem 2GB e os meus celulares anteriores tinham 512MB. Na minha opinião, SWAP é inútil nos dias de hoje, pois degrada a vida útil da memória flash e ocupa a capacidade de banda que deveria ser utilizada por outros programas que gravam no armazenamento.

1 curtida

Quando eu usava um cel de 6gb de ram eu achava mais q suficiente pra tarefas cotidianas. Com uso mais intenso acho que 8gb atende muito bem. Hoje tenho um celular com 12gb e acho absolutamente desnecessário, só serve pro android consumir ainda mais ram sem necessidade

Sobre mais que 8GB ser desnecessário, discordo em parte.

Hoje em dia realmente não precisa mais que isso, mas software e hardware sempre passam por ciclos: um que você aumenta o poder de fogo e outro que você usa o máximo de recursos disponíveis. Nesse segundo caso que a SWAP entra

KRL… como o pessoal come 16 GB de RAM (Black Shark 4 Pro) no Android para precisar de mais?!

E não, é um recurso bem idiota. Não faz o menor sentido atualmente. Por mais rápido que o flash seja, ele nunca será tão rápido quanto a RAM do sistema. (À menos que a empresa tenha colocado memória EDO/RAMBUS nos telefones…)

Essa desgraça vai aumentar a quantidade de memória disponível e cagar no desempenho, isso sim. hahaha

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.