Quero gerenciar Wi-Fi hotspot, sugestões?

Tenho um negócio de área de lazer, como fica afastado do meio urbano não tem sinal de celular e nem nenhum provedor atendente, então eu instalei uma Starlink e quero poder gerenciar o uso do Wi-Fi, mas, ao meu ver, só é possível de três formas:

  • Usar um serviço que faça isso, mas que requer um roteador caro;
  • Usar uma controladora com software privado, como Unifi, que é limitada no que pode fazer;
  • Usar uma controladora com software aberto, mas que requer um nível de conhecimento que um leigo como eu terá dificuldades.

Gostaria de sugestões, sejam projetos que conheçam que faça isso ou como uma dessas formas acima pode funcionar e etc.

Edit: como foi me apontado pelo @xavier, seria ilegal cobrar pela internet, quero então poder controlar, uma vez que várias pessoas podem se conectar, inclusive não clientes, e travarem meu aparelho.

Você sabe que precisa de autorização da Anatel pra revender internet?
Qualquer solução que te fornecerem aqui, será pirataria.

1 Like

Aliás, é contra até mesmo os termos de uso da própria Starlink.

2 Likes

Embute no preço do seu serviço.

4 Likes

Licença SCM não é muito difícil de conseguir, acho. Pelo tamanho da coisa capaz de ser possível pedir dispensa de autorização.

Mas sim, a parte legal da coisa é bom ficar de olho.

1 Like

Eu sei que está tentando ajudar, mas ao ajudar alguém nunca comece com “você sabe” rs

Tecnicamente o que estou querendo fazer é considerado revenda, mas o intuito aqui é montar uma empresa cuja finalidade seja a revenda de internet? Não.

Qualquer juiz que julgasse um caso assim veria a irrazoabilidade da aplicação da lei nesse caso. Aliás, acredito que seja uma normativa.

E aqui entramos num oooutro papo, que involve política, economia, justiça e social. Vou apenas brevemente fazer uns comentários:

Continuar

Cobrar indiretamente (embutir) também é ilegal, e nesse caso proibido pelas regras de serviço da Starlink, iriam descobrir? Nunca.

Se parar pra analisar, a maioria das pessoas quebram ou já quebraram termos dos serviços que usaram, inclusive você provavelmente. Devem ir todos presos ou serem multados?

Bom, atualmente não são, porque é irrazoável. As empresas colocam isso pra se protegerem em casos exacerbados ou mesmo de má fé em que prejudique a empresa.

Ah, e sobre pirataria, ela existe por dois motivos: “rebeldia” e, na maioria das vezes, acessibilidade. Você já viu as grandes corporações abaixando os preços para tornar o serviço ou produto mais acessível? Creio que não.

No mais, quebrar leis pode ser ilegal, mas não imoral. Nem toda lei é bem feita ou justa.

Independentemente do seu intuito, se você está cobrando de outras pessoas para usufruírem um serviço que você contratou para uso pessoal (que é o que diz os termos de uso do Starlink), está ocorrendo uma prática comercial.

Perante a Anatel não é. Agora para a Starlink é outra história, e como você mesmo disse, é bem improvável deles descobrirem.
É a mesma coisa que um hotel fornecer wifi para seus hóspedes, já está embutido no preço e não é ilegal, pois é uma comodidade das instalações. A partir do momento que você cobra especificamente de tal serviço (conforme sua mensagem inicial, até colocar pacotes de dados), você deixa de ofertar uma área de lazer com diferenciais e passa a ser um fornecedor de internet.

Não é porque todo mundo faz que automaticamente deixa de ser ilegal. :man_shrugging:

2 Likes

Editei o post original, não vou mais cobrar pela internet, mas ainda preciso controlar o acesso. Você pode me ajudar com alguma solução agora?