Quem precisa gastar dinheiro com rede própria no futuro da internet fixa?

O CEO da brisanet disse que se as redes neutras tivessem sido lançadas a 10 anos teriam sido um sucesso, mas agora ele não vê sentido algum.

1 curtida

E as redes neutras não foram lançadas a 10 anos pq as grandes operadoras estavam confortáveis vendendo internet no cobre.

E não entendo como a concorrente contratando a rede neutra vai ser mais barata que a própria dona da fibra, só faria sentido pra mim esse modelo se a dona da fibra não vendesse internet ao cliente final.

5 curtidas

Igual as mvnos né, nenhuma tem oferta melhor que as donas da rede.

Na prática, apostando em clientes que não usam para compensar os que usam.
Uma estratégia que eu vi que algumas operadoras usam é oferecer um roteador vagabundo pra poder vender mais velocidade pra quem não precisa.

1 curtida

Rede neutra só vai pra frente se o provedor da rede também for neutro, talvez a vantagem esteja na ultima milha. Aqui na rua deve ter uns 5 ou 6 provedores, Vivo, Tim e mais uns 4 pequenos, cada um com seu próprio cabeamento, CTO, caixa de emenda… também vejo cabeamento Claro Fibra mas não sei se realmente tem disponível.

Por aqui no geral, a vantagem dos pequenos em relação aos grandes é a disponibilidade de planos de entrada mais barato como 100Mb por R$ 70 ou a não consulta do cpf no Serasa.

Montar rede de fibra deve estar tão barato que passou o ponto mesmo.

Toda uma complicação para separar a conexão das empresas que alugam a rede da empresa dona da rede (ou mesmo ter de usar a conexão da Oi) enquanto o custo de implantação de rede própria tem caído cada vez mais.

Possivelmente a rede neutra é de alguma empresa que não fornece banda larga ao cliente final.

Esse monte de provedor local usa backbone da Embratel, por exemplo.

Outra que é muito mais caro montar a própria rede do que alugar parte de outra já montada. Não tem que arcar com infraestrutura que não irá usar.

Tipo qual? Pq agora as empresas que eu vi oferecendo foram a Oi, Vivo e Tim, e todas vendem internet pro cliente final.

Por aqui é raro eu ver uma conexão da internet passar pro algum roteador da embratel (a não ser que estejam fornecendo transito pros PTT sem oferecer conexão IP), pq aqui dos varios provedores que eu testei a maioria é level3. E a ultima milha é tudo propria, nada alugado.

Claro que em outras regiões do brasil a situação pode ser diferente.

1 curtida

A principal é a V.Tal que a Oi acabou de abrir mão do controle. Ela não vai atuar com consumidores finais.

Por aqui todos usam Embratel.

Sim, ultima milha é própria.

A Oi vai parar de vender internet por fibra então? pq no final das contas V.tal não deixa de ser a Oi, ela ainda tem ações suficientes pra influenciar nas decisões do rumo da empresa, e não vai vender internet mais barata para os concorrentes do que ela mesmo vende.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.