Quem precisa de internet via satélite?

2 curtidas

Essas franquias da Hughesnet são sem noção e isso não se discute. Aliás, franquias em planos de Internet 4G Residencial estão no mesmo bolo da falta de noção

5 curtidas

Internet satelital é uma besta bem diferente, e bem mais restrita em capacidade.
Os satélites mais novos (Ku HTS, Ka e agora as novas constelações) devem trazer melhorias, mas ainda assim.

2 curtidas

A internet via satélite possui grandes limitações e alto custo, sendo muitas vezes a única opção de internet em povoados e em sítios.
A franquia de dados é bem mais baixa do que em alguns planos móveis pré-pagos, porém não há o corte no acesso à internet após o consumo da franquia que ocorre nos planos de internet móvel e a velocidade de internet pós-franquia é de cerca de 1 Mbps, o que daria para ter um uso básico da internet hoje em dia, porém não seria uma internet recomendada para uso em múltiplos dispositivos.
Com a chegada do 5G e das constelações de satélites, o cenário da internet via satélite pode melhorar um pouco. Talvez com a diminuição dos preços.

1 curtida

Tem a questão do alto custo da internet via satélite, além das limitações.
Atualmente eu só recomendaria internet via satélite se vc mora em locais inóspitos ou bem afastados da zona urbana.

Engraçado que ao menor sinal de concorrência essas empresas saem da caverna e desenrolam até “especiais”. :thinking:

1 curtida

Internet via satélite antigas com ping terrível já era uma ótima opção para alguns projetos, agora com a possibilidade da Space X, acaba sendo uma ótima opção até mesmo para locais em cidade onde os grandes provedores não atendem e provedores locais só atendem via rádio por exemplo.

Tenho clientes em área industrial da cidade que paga 500 reais por um link rádio porco pois não tem muita opção, colocar o starlink como link principal e o rádio como backup, melhoraria muito o serviço da empresa.

6 curtidas

Tem um canal no Youtube que ensina a pegar internet de celular na zona rural, vc pode pegar aqueles planos de Watsapp ilimitado e 50 GB por 79 R$.

2 curtidas

Hoje em dia com o Vivo Easy / Claro Flex e tutoriais de como pegar internet 4G na roça. Dá pra dar uma boa economizada. Tudo que vc vai precisar saber é descobrir onde tá a torre de celular mais próxima e uma antena de Sky + lata de leite ninho e um Roteador 4G rural.

1 curtida

Bom dia, mas 99% da rede de internet do mundo não é com cabos? Em que local se fabrica satélite como o da primeira imagem ao redor da terra, outra pergunta, a imagem da terra com o satélite em volta é real? Se alguém puder responder, eu agradeço.

Sim a maior parte da internet do mundo é servida por cabos mas é algo que simplesmente não é viável para locais remotos e que não tem cobertura por operadoras como diz a matéria.

Sobre o satélite, o último da Hughes (até onde eu sei) foi Telstar 19 lançado em 2019 pela SpaceX, ele foi fabricado pela companhia canadense Telesat baseado na plataforma SSL-1300 da companhia SSL da Califórnia.

E não a imagem da matéria é só uma ilustração. Com uma pesquisa rápida uma imagem que eu achei do Telstar 19 foi essa:

telstar-19-vantage.jpg

2 curtidas

Caramba… é gigante! Achei que fossem menores. :hushed:

Na fazenda em que meus pais moram a internet é via rádio de 10mb (mas no speed teste geralmente passa de 20mb), eles pagam 400 reais por mês, mas o provedor cobre todos os danos com equipamento, então se cair um raio e queimar os equipamentos eles trocam e não precisamos pagar nada além dos 400 ao mês.
Antes disso usávamos 3G com uma antena, mas o 3G era muito sobrecarregado entre às 18 e 22 horas, além do limite de franquia.
Já fiz a reserva da Starlink, mas talvez vou acabar desistindo, pois 99 dólares por mês é um valor muito alto e essa via rádio tem funcionado bem nos últimos 2 meses. Valeria a pena se dividisse entre 2 ou 3 fazendas, jogando pra outra via rádio.

1 curtida

Bom dia,Grato pelos esclarecimentos

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.